X
X

Ter um animal de estimação pode proteger seu bebê da obesidade e das alergias

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Seja pela brincadeira ou companhia, os animais de estimação trazem muita alegria aos seus donos. Mas você sabia que os benefícios vão além do carinho e da diversão? Um novo estudo mostrou que ter animais de estimação em casa pode proteger os bebês das alergias e da obesidade!

No início, pode parecer difícil ter argumentos a favor, já que a maioria dos pais prefere manter seus filhos longe de animais de estimação peludos, como cães e gatos, para evitar alergias e espirros. No entanto, uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Pediatria da Universidade de Washington descobriu que o oposto é verdadeiro.

O contato com os cães desde cedo, especialmente na época do nascimento, pode ajudar o desenvolvimento imunológico das crianças e reduzir a probabilidade do aparecimento de certas alergias. Além disso, um estudo recente da Universidade de Alberta mostrou que bebês de famílias com animais de estimação – 70% dos quais eram cães – apresentaram níveis mais altos de dois tipos de bactérias (“Ruminococcus” e “Oscillospira”) associadas a menores riscos de doenças alérgicas e obesidade.

De fato, a exposição benéfica pode ser transferida para bebês que ainda estão no útero. Sim, você leu corretamente – as mães podem se beneficiar durante a gravidez! A presença de um animal de estimação em casa durante a gravidez pode conferir vantagens à microbiota intestinal do feto.

É importante notar que a exposição precoce, desde a gravidez até os primeiros 3 meses do bebê, é fundamental.

X
banner kinedu saúde
X
banner kinedu desenvolvimento

“Definitivamente, há um período crítico em que a imunidade intestinal e as bactérias se co-desenvolvem, e quando esse processo é interrompido, resulta em mudanças na imunidade intestinal “, disse Anita Kozyrskyj, epidemiologista pediátrica e uma das principais pesquisadoras sobre microbiota intestinal.

Pesquisadores acreditam que a exposição a cães pode contribuir para o rápido desenvolvimento do sistema imunológico das crianças – e que ela deve acontecer logo após seu nascimento.

Se você quiser saber mais, visite os seguintes sites:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!