Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ter um animal de estimação pode ter um efeito positivo na saúde das crianças?

Pontos chave:

  1. Um estudo conduzido pelo Departamento de Pediatria da Universidade de Washington descobriu que ter contato com cães desde cedo pode ajudar no desenvolvimento imunológico da criança e reduzir a probabilidade de certas doenças alérgicas.
  2. Um estudo recente da Universidade de Alberta mostrou que bebês de famílias com animais de estimação, especialmente cães, apresentavam níveis mais elevados de micróbios associados a riscos mais baixos de doenças alérgicas e obesidade.
  3. A exposição benéfica aos animais de estimação pode até ser transferida para os fetos no útero através da presença de um animal de estimação na casa durante a gravidez da mãe.
  4. A exposição precoce, desde a gravidez até aos primeiros 3 meses do bebé, é fundamental para proporcionar vantagens microbianas ao microbioma intestinal da criança e ao rápido desenvolvimento do sistema imunitário.

Seja pela brincadeira ou companhia, os animais de estimação trazem muita alegria aos seus donos. Mas você sabia que os benefícios vão além do carinho e da diversão? Um novo estudo mostrou que ter animais de estimação em casa pode proteger os bebês das alergias e da obesidade!

No início, pode parecer difícil ter argumentos a favor, já que a maioria dos pais prefere manter seus filhos longe de animais de estimação peludos, como cães e gatos, para evitar alergias e espirros. No entanto, uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Pediatria da Universidade de Washington descobriu que o oposto é verdadeiro.

X
banner kinedu saúde
X
banner kinedu desenvolvimento

O contato com os cães desde cedo, especialmente na época do nascimento, pode ajudar o desenvolvimento imunológico das crianças e reduzir a probabilidade do aparecimento de certas alergias. Além disso, um estudo recente da Universidade de Alberta mostrou que bebês de famílias com animais de estimação – 70% dos quais eram cães – apresentaram níveis mais altos de dois tipos de bactérias (“Ruminococcus” e “Oscillospira”) associadas a menores riscos de doenças alérgicas e obesidade.

De fato, a exposição benéfica pode ser transferida para bebês que ainda estão no útero. Sim, você leu corretamente – as mães podem se beneficiar durante a gravidez! A presença de um animal de estimação em casa durante a gravidez pode conferir vantagens à microbiota intestinal do feto.

É importante notar que a exposição precoce, desde a gravidez até os primeiros 3 meses do bebê, é fundamental.

“Definitivamente, há um período crítico em que a imunidade intestinal e as bactérias se co-desenvolvem, e quando esse processo é interrompido, resulta em mudanças na imunidade intestinal “, disse Anita Kozyrskyj, epidemiologista pediátrica e uma das principais pesquisadoras sobre microbiota intestinal.

Pesquisadores acreditam que a exposição a cães pode contribuir para o rápido desenvolvimento do sistema imunológico das crianças – e que ela deve acontecer logo após seu nascimento.

Artigos Relacionados