X
X

Tomando as rédeas

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Todos os dias você está um passo mais perto de receber uma grande responsabilidade: ter um filho. A ideia pode ser um pouco esmagadora. A Clínica Mayo fez uma lista das causas mais comuns de ansiedade nos pais durante a gravidez e como lidar com ela e manter o estresse sob controle.

• Encontre o equilíbrio entre trabalho e família. Muitos pais começam a se preocupar quando pensam em como vão se virar para atender às necessidades de seu recém-nascido, além de trabalhar, cuidar da casa e de seus outros filhos, se já os tiverem. Lide com essa preocupação conversando com seu parceiro, discorrendo longamente sobre como gostariam que fosse um dia normal, o que esperam que o outro faça e quais são as suas aspirações pessoais e profissionais. Estabeleça uma rede de confiança, peça conselhos de amigos ou familiares que passaram pela mesma situação e construa sua rede de apoio. Talvez seja necessário pedir ajuda a um cuidador ou a um membro da família. Quanto mais cedo você resolver todos esses detalhes, mais cedo poderá respirar mais tranquila.

X
banner kinedu prenatal pt

• Novas responsabilidades e pressão financeira. Um recém-nascido sempre implica em maiores responsabilidades e consome suas economias. No entanto, tudo é possível se você se planejar com antecedência. Ajuste seu orçamento antes que o novo bebê chegue em casa e gerencie suas despesas para que elas se atenham a um orçamento estabelecido que também lhe permita economizar (restrinja seus gastos em algumas áreas, mas permita-se algum luxo de vez em quando). O importante é que vocês monitorem o que gastam e ajustem isso sempre que puderem. Existem muitas ferramentas on-line para planejar orçamentos, ou você pode pedir a um consultor financeiro ou a um membro da família para ajudá-la a criar um orçamento familiar.

• Falta de sono ou passar menos tempo com o parceiro (incluindo o sexo). O bebê vai afetar, querendo ou não, a dinâmica do sono e, em alguns casos, a dinâmica que existia entre vocês. Caso você não tenha ouvido o suficiente, a comunicação será a chave. Estabeleçam, como um casal, que tipo de pais gostariam de ser, o que esperam da outra pessoa, o que cada um pode fazer para apoiar ao outro, quem cuidará de quais coisas e como planejam passar um tempo juntos no meio do novo caos. Alguém disse “encontro romântico”?

Ser pai ou mãe é um desafio, mas quanto mais vocês estiverem preparados para o que está por vir, mais confiantes se sentirão quando seu filho chegar!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!