Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais fatores afetam o sucesso acadêmico de uma criança?

cuidado sensível

Pontos chave:

  1. Os primeiros 3 anos de vida moldam a arquitetura cerebral de uma criança e seu aprendizado futuro.
  2. Cuidados sensíveis, incluindo a capacidade de resposta dos pais nos primeiros anos, têm um profundo impacto no sucesso a longo prazo e no bem-estar de uma criança.
  3. Crianças que recebem cuidados atenciosos e sensíveis têm um desempenho melhor academicamente, socialmente e em relacionamentos quando adultos.
  4. Cuidados sensíveis envolvem responder prontamente aos sinais da criança e fornecer um ambiente seguro e amoroso para sua exploração e desenvolvimento.

Os primeiros três anos de vida são um período de notável transformação no desenvolvimento de uma criança. Durante esse período, os bebês mudam de recém-nascidos dependentes para crianças capazes de explorar seus arredores por conta própria e expressar com palavras seus desejos e necessidades. Tudo isso é promovido por meio de cuidados sensíveis.

É durante esses primeiros anos que as bases da arquitetura cerebral de uma criança são estabelecidas. As primeiras experiências, especialmente a relação entre a criança e um dos pais, influenciam o desenvolvimento da arquitetura do cérebro, fornecendo a base para toda a aprendizagem futura, o comportamento e a saúde.

Conforme explicado pelo Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, “os bebês naturalmente buscam interação por meio do balbucio, das expressões faciais e dos gestos, e os adultos respondem com o mesmo tipo de vocalização e gesticulando de volta para eles. Esse jogo de ação e reação é fundamental para as conexões cerebrais, especialmente nos primeiros anos de vida”.

Isso significa que a arquitetura do cérebro depende do relacionamento do bebê com seus cuidadores. Se as respostas dos adultos forem inapropriadas ou não confiáveis para o bebê, o desenvolvimento da arquitetura do cérebro pode sofrer perturbações.

X
banner kinedu desenvolvimento

Mas até que ponto suas interações podem afetar o desenvolvimento do seu bebê?

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, da Universidade de Delaware e da Universidade de Illinois fizeram a mesma pergunta e decidiram trabalhar juntos em um estudo para verificar se o cuidado sensível (mais especificamente, a sensibilidade materna) durante os primeiros três anos de vida poderia impactar a vida adulta destas pessoas.

Eles observaram 243 participantes desde o nascimento até os 32 anos de idade, acompanhando sua educação, seu emprego, seu casamento e outros indicadores de sucesso. Neste estudo longitudinal, eles descobriram que havia um grande fator no início da vida dos participantes que poderia ter um impacto duradouro. 

Os resultados mostraram que o principal influenciador na obtenção de realizações acadêmicas e competência social, mesmo após os trinta anos, foi o cuidado sensível. As crianças que receberam atenção e cuidados de forma sensível também receberam pontuações mais altas nos testes durante a adolescência e, quando adultos, alcançaram níveis mais altos de educação. Eles tiveram melhores taxas de sucesso associadas a relacionamentos íntimos – relacionamentos mais comprometidos e leais – em comparação com o grupo que não recebeu a mesma atenção no início da vida. Os pesquisadores concluíram que as experiências iniciais de relacionamento com os cuidadores primários deixam marcas na adaptação social e acadêmica na vida adulta das pessoas.

Mas o que seria exatamente esse cuidado sensível?

De acordo com os pesquisadores, o cuidado sensível é “o grau em que o pai ou a mãe responde aos sinais de uma criança de forma apropriada e rápida, é envolvido positivamente durante as interações com a criança, e fornece uma base segura para que ela explore o ambiente”. Em outras palavras, é a habilidade de um pai ou uma mãe ler as dicas do seu bebê e responder de acordo. É a capacidade de distinguir se um bebê está com fome, doente ou precisa trocar a fralda, e atender às suas necessidades de forma adequada e amorosa.

Como verificamos neste estudo, o cuidado sensível, se praticado desde o início da vida, pode gerar retornos a longo prazo, que ampliam as possibilidades na vida da criança. Nessas interações, tanto o pai quanto o filho são parceiros ativos no jogo de ação e reação.

Lembre-se de continuar nutrindo seu filho e de perceber suas necessidades ao longo do tempo. As interações positivas que você tem com ele fornecerão um ambiente seguro, reconfortante e previsível, formando a base de um relacionamento saudável, estimulante e recíproco!

Artigos Relacionados