Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Disciplina para crianças: Uma nova abordagem

Pontos chave:

  1. Mudar da disciplina baseada no poder para a colaboração pode ser uma maneira mais eficaz para os pais influenciarem positivamente o comportamento de seus filhos.
  2. O método de três passos do Dr. Ross W. Greene para lidar com o mau comportamento envolve empatia, definição das preocupações dos adultos e convite às crianças para brainstorm soluções de forma colaborativa.
  3. Essa abordagem ajuda os pais e as crianças a lidar com problemas recorrentes de forma proativa, desenvolver habilidades vitais e construir relacionamentos mais fortes.
  4. Em vez de tentar moldar as crianças em um molde específico, os pais devem aspirar a entender e apoiar as qualidades únicas de seu filho em sua jornada para a idade adulta, promovendo uma parceria duradoura.

Muitas das práticas educacionais são baseadas em incentivos e consequências que estão ligadas a um comportamento desejado. Por que meu filho está se comportando mal? Ele não está sendo incentivado o suficiente a seguir as regras. Estratégias como contar até três, ter um quadros de regras e dar ou tirar privilégios enfatizam a obediência aos comandos dos adultos e se apoiam no poder para alcançar os objetivos.

Mas será que existe uma opção melhor para diminuir o mau comportamento? Que tal deixar o autoritarismo de lado e se aproximar mais da colaboração como a principal forma de influenciar seu filho? Dar às crianças escolhas sobre suas próprias questões e as ferramentas necessárias para que resolvam os problemas que afetam suas vidas é uma maneira muito melhor de prepará-las para o mundo real.

X
banner kinedu desenvolvimento

Os pais se preocupam em perder a autoridade e a sensação de controle ao trocarem o poder pela colaboração, pois falham em reconhecer que o controle é simplesmente uma ilusão. Nenhum pai ou mãe tem controle total sobre o êxito do filho. O melhor que você pode fazer é influenciar – os pais têm muita influência sobre seus filhos, e têm maior probabilidade de serem ouvidos quando aprendem a ouvi-los e envolvê-los na busca por soluções para os problemas que afetam suas vidas. E as expectativas? Sim, é impossível ser mãe ou pai e não ter expectativas. O problema é quando o seu filho tem dificuldades para atender uma expectativa específica. Como resolver um problema de forma cooperativa? Dr. Ross W. Greene , autor de “Raising Human Beings” descreve seu método focado no ambiente para melhorar comportamentos:

  • Na etapa da Empatia, os cuidadores coletam informações da criança, com o objetivo de compreenderem a preocupação, a perspectiva ou o ponto de vista dela diante de uma determinada expectativa não atendida.
  • Na etapa Definir as Preocupações do Adulto, o cuidador compartilha sua preocupação sobre o problema.
  • Na etapa O convite, a criança e o adulto discutem soluções que poderiam funcionar, e escolhem uma para experimentar.

Há vários fatores importantes sobre esse modelo a serem ressaltados:

  1. As expectativas não atendidas são previsíveis: todos os dias, as crianças e os cuidadores discutem sobre as mesmas questões sem resolver o problema. Cada expectativa não atendida na lista é previsível, o que permite discuti-las e resolvê-las proativamente.
  2. Você não está cedendo, está resolvendo um problema: essa é uma abordagem colaborativa, o que não significa que o cuidador esteja perdendo qualquer tipo de autoridade durante o processo – na verdade, ele ganha um parceiro de solução de problemas.
  3. Você não está resolvendo um problema, está criando um ser humano: há mais do que apenas a solução de problemas nessas três etapas. A etapa da empatia ajuda a criança a identificar e expressar suas preocupações – uma habilidade que será essencial para sua vida – e o cuidador a praticar a escuta da criança. Na etapa Definir as Preocupações do Adulto, a criança exercita a empatia, assumindo a perspectiva de outra pessoa, e reconhece como seu comportamento está afetando outra pessoa (habilidades essenciais), e o cuidador se concentra nas suas preocupações, e não nas soluções. Na etapa O Convite, o cuidador e a criança podem, em conjunto, pensar em soluções alternativas e garantir que essas soluções sejam satisfatórias para ambos, resolvendo, enfim, as divergências.

Muitos dos problemas entre adultos e crianças estão relacionados à disputa pelo poder. Ao trocar o poder pela colaboração, surge um novo mundo repleto de possibilidades. Que alívio admitir que você nem sempre está no comando e não ter mais a sensação de que deveria estar!

De acordo com Greene, “O trabalho dos pais é descobrir quem é seu filho, se sentir confortável com isto e, depois, ajudá-lo a viver uma vida que seja congruente com ele”. Muitos pais não concordam com essa afirmação e estão determinados a mudar seus filhos. No entanto, não se trata apenas de resolver um comportamento problemático, mas também de construir um relacionamento com seu filho que durará a vida inteira. Segundo a escritora Katherine Reynolds, “O trabalho de um pai ou de uma mãe não é moldar uma criança utilizando um modelo específico, e sim perceber a criança que tem – com suas forças e desafios – e ser seu parceiro ao longo da caminhada para a vida adulta”.

Artigos Relacionados