Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como prevenir ou reduzir varizes?

As varizes são dilatações das veias que geralmente aparecem especialmente nas pernas. E sim, é verdade que cerca de 70% das mulheres experimentam isso em algum momento de suas vidas, principalmente durante a gravidez. Mas não se preocupe, é completamente normal.

O crescimento do seu bebê e a pressão que seu útero exerce sobre a veia cava inferior e as veias das pernas podem ser os principais culpados dessas varizes. Além disso, há certas atividades que podem promover o seu aparecimento, como ficar na mesma posição por longos períodos de tempo, seja sentada ou em pé.

Mas aqui vem a boa notícia! O exercício pode fazer uma grande diferença quando se trata de prevenir e reduzir as varizes. Como? Bem, o exercício melhora a circulação sanguínea, o que é fundamental. Então, uma ótima ideia é fazer pequenas rotinas de 5 minutos várias vezes ao dia. Você não precisa de muito tempo para cuidar das suas pernas!

X
banner kinedu prenatal pt

Aqui estão algumas dicas gerais que podem ajudar a evitar ou reduzir as varizes durante a gravidez. São bastante simples, então não há desculpas!

* Eleve as pernas depois de ficar sentada por um tempo ou antes de ir dormir. Um pequeno descanso para as pernas é sempre bem-vindo.
* Tente manter um peso saudável. O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as veias, então uma alimentação equilibrada e exercícios regulares podem fazer maravilhas.
* Aproveite o poder da água. Tomar banhos diários com água fria ou alternar entre água fria e quente pode melhorar a circulação sanguínea nas pernas.
* Use roupas soltas nas regiões das pernas e cintura. Isso ajudará a melhorar a circulação sanguínea e evitará uma pressão excessiva nas veias.
* Evite a exposição direta ao sol, pois o calor pode piorar as varizes. Não se esqueça de aplicar protetor solar se estiver ao ar livre.
* Caminhe todos os dias por pelo menos 15 ou 20 minutos. Além de ser um exercício de baixo impacto, caminhar também estimula a circulação nas pernas. Uma caminhada diária sempre é benéfica!
* Considere usar meias especiais para varizes. Essas meias são projetadas para melhorar a circulação e aliviar o desconforto. Elas são grandes aliadas!
Lembre-se de que, embora as varizes possam ser visualmente incômodas, geralmente não representam um perigo. No entanto, se você notar uma veia espessa, vermelha ou sensível, é importante consultar o seu médico. É melhor estar segura e receber recomendações adequadas.

Espero que essas dicas sejam úteis e que você possa desfrutar de uma gravidez tranquila. Cuide-se muito e não hesite em perguntar se tiver mais dúvidas!

Artigos Relacionados