X
X

3 ideias para estimular a capacidade de resolver problemas do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Uma criança pequena é a definição de alguém que aprende rápido! Com apenas 12 meses, ela se dedica a absorver o máximo de informações possíveis sobre o mundo ao seu redor e sobre os objetos que estão nele.

Graças a todas as informações que as crianças registraram nos primeiros anos de vida, quando têm 3 ou 4 anos de idade já estão preparadas para entender que os objetos cumprem funções específicas e que existem maneiras de usá-los apropriadamente. Você testemunhou isso quando o seu filho começou a comer sozinho usando o garfo, ou quando ele começou a brincar com brinquedos mecânicos e entendeu para que servem os botões, alavancas e partes móveis. Quando ele usa objetos com uma intenção em mente, este é um indicador de que ele está preparando o terreno para uma futura compreensão de causas e efeitos.

Pesquisadores do Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram que, entre 3 e 5 anos de idade, as crianças adquirem a capacidade de entender o conceito abstrato de função, aprendem que cada objeto é definido pelo seu uso e que o mesmo objeto pode ser usado para diferentes propósitos. Essa idade marca um ponto importante para o desenvolvimento cognitivo da criança e para o aprendizado sobre o funcionamento do mundo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Use essas ideias como um guia para estimular o seu filho a usar intencionalmente alguns objetos e resolver problemas simples:

– Incentive-o a brincar com brinquedos mecânicos ou com os objetos móveis do parquinho.

– Montem quebra-cabeças simples ou quebra-cabeças de madeira.

– Aponte os botões e alavancas nos objetos do dia a dia. Por exemplo, vá até a porta de um armário acessível e pergunte: “Como eu abro a porta para pegar os biscoitos?”.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!