Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso ajudar meu filho a aprender a resolver problemas?

Pontos chave:
1. Bebês absorvem muita informação até os 12 meses de idade.
2. Aos 3-4 anos, começam a entender funções específicas dos objetos e seu uso.
3. Entre 3 e 5 anos, compreendem o conceito abstrato de “função” dos objetos e seus propósitos.
4. Incentive o uso intencional de objetos e a resolução de problemas com brinquedos mecânicos e quebra-cabeças.

Uma criança pequena é a definição de alguém que aprende rápido! Com apenas 12 meses, ela se dedica a absorver o máximo de informações possíveis sobre o mundo ao seu redor e sobre os objetos que estão nele.

Graças a todas as informações que as crianças registraram nos primeiros anos de vida, quando têm 3 ou 4 anos de idade já estão preparadas para entender que os objetos cumprem funções específicas e que existem maneiras de usá-los apropriadamente. Você testemunhou isso quando o seu filho começou a comer sozinho usando o garfo, ou quando ele começou a brincar com brinquedos mecânicos e entendeu para que servem os botões, alavancas e partes móveis. Quando ele usa objetos com uma intenção em mente, este é um indicador de que ele está preparando o terreno para uma futura compreensão de causas e efeitos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Pesquisadores do Laboratório de Desenvolvimento Cognitivo da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram que, entre 3 e 5 anos de idade, as crianças adquirem a capacidade de entender o conceito abstrato de função, aprendem que cada objeto é definido pelo seu uso e que o mesmo objeto pode ser usado para diferentes propósitos. Essa idade marca um ponto importante para o desenvolvimento cognitivo da criança e para o aprendizado sobre o funcionamento do mundo.

Use essas ideias como um guia para estimular o seu filho a usar intencionalmente alguns objetos e resolver problemas simples:

– Incentive-o a brincar com brinquedos mecânicos ou com os objetos móveis do parquinho.

– Montem quebra-cabeças simples ou quebra-cabeças de madeira.

– Aponte os botões e alavancas nos objetos do dia a dia. Por exemplo, vá até a porta de um armário acessível e pergunte: “Como eu abro a porta para pegar os biscoitos?”.

Artigos Relacionados