Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cadê? Achou!: Como essa brincadeira ajuda no desenvolvimento infantil?

cadê? achou!

“Cadê? Achou!”, o esconde-esconde dos bebês, é uma brincadeira clássica apreciada por bebês e pais há gerações. É uma brincadeira simples que consiste em esconder seu rosto e depois revelá-lo, geralmente dizendo as palavras “Cadê? Achou!”. Mas esta simples brincadeira está repleta de oportunidades de aprendizagem para os bebês.

Neste artigo, responderemos a algumas perguntas sobre este tema, como com quantos meses o bebê brinca de “Cadê? Achou!”, por que o bebê gosta tanto dessa brincadeira, e como brincar disso com seu filho pequeno de diversas maneiras.

Com quantos meses o bebê brinca de “Cadê? Achou!”?

Os bebês normalmente começam a gostar desse tipo de esconde-esconde por volta dos 4 meses de idade. Isso ocorre porque eles estão começando a desenvolver a permanência do objeto, que é a compreensão de que os objetos ainda existem mesmo quando estão fora de vista. Brincar de “Cadê? Achou!” ajuda os bebês a aprenderem sobre a permanência do objeto ao mostrar  que algo que desaparece pode reaparecer, o que ajuda a trabalhar a ansiedade de separação.

A brincadeira “Cadê? Achou!” ajuda a desenvolver o que na criança?

Além de desenvolver a permanência do objeto e trabalhar a ansiedade de separação, esse tipo de esconde-esconde estimula o desenvolvimento do bebê de outras formas:

  • Ajuda os bebês a desenvolver suas habilidades sociais. Com essa brincadeira, o bebê aprende a se revezar, a antecipar o que vai acontecer e a responder às emoções dos outros.
  • Promove habilidades linguísticas. As palavras “Cadê? Achou!” são uma maneira simples de introduzir o conceito de ausência e presença, que são conceitos importantes para o desenvolvimento da linguagem.
  • Auxilia na compreensão de causa e efeito. Quando você cobre o rosto e depois o revela, está ensinando ao seu bebê que suas ações (cobrindo seu rosto) podem causar uma reação (você revelando seu rosto). Isso o ajuda a aprender sobre o mundo ao seu redor e como as coisas funcionam.
  • Estimula o desenvolvimento cognitivo dos bebês. “Cadê? Achou!” é uma brincadeira estimulante que ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas dos bebês. Essas habilidades incluem atenção, memória, resolução de problemas e raciocínio.

Como brincar de “Cadê? Achou!” com seu bebê

Há muitas maneiras de fazer essa brincadeira com o seu bebê. Confira algumas ideias:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Cubra o rosto com as mãos e diga “Cadê? Achou!”.
  • Esconda seu rosto atrás de um pano ou brinquedo.
  • Esconda o brinquedo do seu bebê e depois o revele.
  • Esconda as partes do corpo do seu bebê, como suas mãos ou pés.
  • Faça do “Cadê? Achou!” parte da sua rotina diária, brinque quando estiver trocando a fralda do seu bebê ou colocando-o para dormir.

O mais importante é deixar a brincadeira divertida e emocionante para o seu bebê. Use uma voz boba, faça expressões faciais exageradas e lembre-se de sorrir e rir muito. 

Para mais ideias sobre como brincar com seu bebê, baixe o aplicativo Kinedu para acessar mais de 3.000 atividades lúdicas e participar de aulas interativas de brincadeiras!

Outros benefícios

Brincar de “Cadê? Achou!” tem ainda mais benefícios além dos mencionados acima, incluindo:

  • Redução do estresse e da ansiedade. “Cadê? Achou!” pode ser uma brincadeira calmante e tranquilizador para os bebês. A surpresa e a expectativa da brincadeira podem ajudar a liberar endorfinas, que têm efeitos de elevação do humor. Isso pode ser especialmente útil para bebês que estão se sentindo estressados ou ansiosos.
  • Fortalecimento do vínculo entre bebês e cuidadores. Brincar de “Cadê? Achou!” é uma ótima maneira de se relacionar com seu bebê e fortalecer seu relacionamento, pois esta é uma atividade divertida e lúdica que vocês podem desfrutar juntos. Também ajuda a dar ao seu bebê uma sensação de segurança e pertencimento.
  • Experimentação segura e controlada. Os bebês adoram ser surpreendidos, e o “Cadê? Achou!” proporciona a eles uma maneira segura e controlada de experimentar a surpresa.

“Cadê? Achou!” é uma brincadeira simples que tem muitos benefícios para os bebês. É uma maneira divertida e fácil de ajudar seu bebê a aprender e crescer. Portanto, da próxima vez que você estiver procurando uma maneira de brincar com seu bebê, pegue um brinquedo ou use suas mãos para brincar de “”Cadê? Achou!”!

E, para mais ideias de como interagir e brincar com o seu bebê em cada fase do desenvolvimento, não deixe de baixar o app do Kinedu!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.