Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que é permanência do objeto?

permanência do objeto

Pontos chave:

  1. O desenvolvimento da permanência do objeto ajuda o bebê a compreender o mundo e lidar com a separação.
  2. O ensino da permanência do objeto ocorre por meio de interações e jogos lúdicos.
  3. Jogos como “Onde você está?”, esconder brinquedos e o esconde-esconde podem auxiliar no ensino da permanência do objeto para os bebês.
  4. Rotinas diárias e um ambiente amoroso proporcionam estabilidade, estrutura e confiança para o desenvolvimento do seu bebê, incluindo sua compreensão da permanência do objeto.

Por volta dos 4 a 7 meses, seu bebê começará a entender o conceito de permanência do objeto. Aprenda mais sobre a importância deste marco do desenvolvimento!

Você já ouviu a expressão “quem não é visto, não é lembrado”? Nós, adultos, quando vemos um objeto ser retirado do nosso campo de visão, sabemos que aquele objeto ainda existe, embora não possamos vê-lo, tocá-lo ou ouvi-lo. No entanto, este não é o caso dos bebês. Durante os primeiros meses de vida, quando um objeto é retirado do seu campo de visão, o objeto deixa de existir para eles!

Entretanto, entre os 4 e os 7 meses, seu bebê começará a entender o conceito de permanência do objeto, ou seja, ele começará a compreender que, quando os objetos estão fora do seu campo de visão, eles ainda existem. Isso ocorre porque sua audição e sua visão já estão praticamente desenvolvidas!

Por que a permanência do objeto é um marco tão importante?

Compreender o conceito de permanência do objeto é um grande marco do desenvolvimento para seu bebê, porque o ajudará a entender o mundo e a saber o que esperar em seguida. Isso significa que seu bebê irá deixar de se assustar quando der alguma coisa a alguém – como, por exemplo, um brinquedo – pois ele saberá que é possível recuperá-lo.

Ele também perceberá que as pessoas existem, mesmo quando forem embora. Até pouco tempo atrás, seu bebê não tinha a capacidade de entender isso – quando você saía, ele pensava que você tinha desaparecido. No entanto, ao atingir esse marco, mesmo que ele não fique feliz com sua saída, ele poderá perceber que você voltará. Com o tempo, quando você sair, já não causará tanto sofrimento ao seu filho.

Como ensinar o bebê sobre a permanência do objeto?

Os bebês aprendem por meio de brincadeiras, então você não precisa se preocupar muito em tentar ensinar seu pequeno sobre permanência do objeto. A parte mais importante da experiência de aprendizagem dele é passar tempo de qualidade com você! É por meio de interações e de experiências significativas com aqueles que amam e em quem confiam que os bebês começam a entender o mundo.

Então, dado que a melhor maneira de “ensinar” seu pequeno sobre a permanência do objeto é por meio de brincadeiras, separamos algumas ideias para te ajudar a começar!

Dicas de brincadeiras

Bebês aprendem por meio de brincadeiras, então você não precisa se preocupar muito em tentar ensinar ao seu filho esse conceito. A parte mais importante na experiência de aprendizagem do seu bebê é passar tempo de qualidade com você! É através de interações e experiências com aqueles que ama e em quem confia que os bebês começam a entender o mundo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Considerando que a melhor maneira de “ensinar” o seu pequeno sobre a permanência do objeto é usando brincadeiras, separamos algumas ideias para te ajudar a começar!

1. Brinque de “Cadê? Achou!”

Você provavelmente já ouviu falar dessa brincadeira – é uma das favoritas das famílias de todos os tempos! O “Cadê? Achou!” é um sucesso natural porque, nele, o bebê pode observar sua coisa favorita: o seu rosto! Antes que seu filho tenha alcançado esse marco, ver como você desaparece e reaparece instantaneamente será divertido!

Você também pode brincar de “Cadê? Achou!” se escondendo atrás de um cobertor ou toalha. Segure o cobertor na frente do seu rosto e chame o nome do seu bebê. Assim que ele encostar no cobertor, deixe o tecido cair e diga “Você me achou!”.

2. Esconda um brinquedo chamativo

Primeiro, escolha um brinquedo do qual seu bebê goste e que sempre chame sua atenção. Assim que seu filho fixar a atenção em você, esconda devagar o brinquedo debaixo de um cobertor pequeno ou de uma toalha. Certifique-se de que uma pequena parte permaneça descoberta para ajudar seu bebê a encontrar o brinquedo. Com o passar do tempo, torne a brincadeira mais desafiadora escondendo melhor o brinquedo.

3. Brinque de “esconde-esconde”

Os bebês reconhecem as vozes dos pais desde cedo, então os pais podem usar a voz para ajudar os bebês a perceberem que eles ainda estão ali, mesmo que não possam ser vistos.

A parte desafiadora em desenvolver o conhecimento da permanência do objeto é quando o bebê entende que seus pais ainda existem mesmo quando ele não pode vê-los. Seu pequeno pode ficar chateado entendendo que seus pais escolheram não estar ali. É isso que acontece na ansiedade de separação. 

Fazer essas brincadeiras pode ajudar seu bebê durante o processo de atingir esse marco. Brincar ajudará seu bebê a entender que, embora ele não possa ver o papai ou a mamãe, eles voltarão!

  • Dica: Quando seu bebê tiver por volta de 8 a 9 meses, brinque com jogos de permanência do objeto para ajudar a reduzir a ansiedade de separação! Brincar dessa forma e fazer despedidas curtas e afetuosas ao deixá-lo na creche ou na casa dos avós poderá ajudá-lo a entender que você voltará.
  • As características importantes nas brincadeiras de permanência do objeto são “aparecer e desaparecer”, “procurar e revelar”. Se quiser aprender mais sobre como superar a ansiedade da separação de uma maneira divertida, confira este artigo!

Criar rotinas diárias e um ambiente estimulante permite que seu filho desenvolva um senso de estabilidade, estrutura e confiança em seus cuidadores. Com o tempo, seu bebê conseguirá lidar melhor com separações de curto prazo. Então, experimente essas brincadeiras de permanência do objeto e ajude seu pequeno!

Se você deseja encontrar mais ideias para ajudar seu filho com o conceito de permanência do objeto, confira esta atividade do Kinedu:

Artigos Relacionados