Como é o desenvolvimento do bebê de 10 meses, que atividades fazer e quanto ele deve comer, crescer e brincar? Descubra neste artigo!

Aos 10 meses, seu bebê parece estar se desenvolvendo e crescendo mais rápido que nunca. Nesta fase, seu pequeno provavelmente está se movimentando, seja engatinhando, ficando de pé, ou, em alguns casos, tentando dar seus primeiros passos! Há tantas mudanças cognitivas acontecendo também!

É muito animador e satisfatório ver seu bebê expressando sua personalidade única, brincando interativamente e comunicando seus gostos, desgostos e necessidades. É um momento novo, divertido e importante no desenvolvimento do seu pequeno. Aos dez meses de idade, tudo que seu bebê quer fazer é explorar e se movimentar!

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, você provavelmente está se perguntando o que esperar e como ajudar seu bebê a crescer. Neste artigo, contamos tudo o que você precisa saber sobre o seu bebê de 10 meses, incluindo os marcos do desenvolvimento do bebê de 10 meses, peso, tamanho, sono, atividades e mais!

Tamanho e peso do bebê de 10 meses

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a média de peso e tamanho de um bebê de 10 meses. Ainda que cada bebê seja único e diferente, a média de peso para um bebê de 10 meses é de 9,2 kg, enquanto a média de tamanho é de 73,3 cm.

Seu pequeno não é mais tão pequeno! E, com suas novas habilidades motoras e desenvolvimento cognitivo, ele parece ver e experienciar o mundo de uma forma totalmente nova!

Desenvolvimento do bebê de 10 meses

Um dos marcos do desenvolvimento mais importantes que seu bebê alcançará por volta dos dez meses é a permanência do objeto. Esse marco é vital para a compreensão do mundo do seu filho, assim como para a interação dele com o ambiente.

A permanência do objeto se refere à habilidade do seu filho de entender que um objeto não deixa de existir só porque ele não o está vendo. À medida que a audição e visão do seu bebê se torna quase completamente desenvolvida, a compreensão da permanência do objeto se fortalece mais e mais.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento e o progresso do seu bebê!

Isso significa que o seu pequeno já é capaz de entender que quando os pais ou cuidadores saem de um cômodo não quer dizer que eles se foram para sempre. Ele fica mais confortável e confiante compartilhando e entregando objetos, porque entende que eles ainda estarão disponíveis.

Entender a permanência do objeto também significa que seu bebê é capaz de criar e reter imagens mentais e representações de objetos, o que é parte importante da construção da habilidade de entender objetos e pensamentos abstratos.

Além desse marco-chave, há outros marcos do desenvolvimento acontecendo neste momento. Confira outros marcos do desenvolvimento do bebê de 10 meses que você pode observar:

  • Subir e contornar obstáculos ao engatinhar
  • Colocar objetos em um recipiente
  • Imitar gestos simples (como acenar ou bater palmas)
  • Conseguir pegar objetos pequenos com o dedão e o indicador
  • Mudar de direção facilmente quando está engatinhando
  • “Andar” apoiando-se em móveis ou outros objetos
  • Procurar brinquedos escondidos
  • Interagir com outras crianças ao brincar
  • Explorar e brincar sozinho quando os pais ou cuidadores estão por perto

Alimentação do bebê de 10 meses

Aos 10 meses de idade, os bebês já consomem outros alimentos além do leite materno ou da fórmula. Você deve estar apresentando ao seu pequeno novos gostos e sabores e ele já deve ter alguns alimentos favoritos também!

O apetite do seu filho pode não ser o mesmo todos os dias, e é sempre melhor começar com pequenas porções e servir um pouco mais no almoço ou lanches conforme a necessidade.

banner kinedu desenvolvimento

Um bebê de dez meses precisará beber de 475 ml a  890 ml, aproximadamente, de fórmula ou leite materno, além dos alimentos sólidos. A comida para bebê de 10 meses deve incluir de ½ a 1 xícara de grãos, frutas e legumes por dia, bem como de  ¼ a ½ xícara de proteínas por dia.

O cronograma de alimentação do seu bebê de 10 meses deve consistir em três refeições ao dia, além de dois ou três lanchinhos.

Sono do bebê de 10 meses

É recomendado que um bebê de 10 meses tenha de 12 a 16 horas de sono por dia, geralmente compostas de duas sonecas durante o dia, durando por volta de 1 a 2 horas cada, e 10 a 12 horas de sono à noite. Não se preocupe caso seu bebê ainda não durma a noite toda, pois cada bebê tem um padrão de sono, e regressões do sono são comuns nesse estágio do desenvolvimento.

O mais provável é que seu filho tenha se adaptado a uma rotina de sono que inclui cochilar, comer, brincar e dormir, algo que é previsível e relativamente fácil de controlar.

Atividades para bebê de 10 meses

Seu bebê de 10 meses está se movimentando bastante! À medida que ele se torna mais independente e continua explorando e aprendendo sobre o mundo ao redor, envolvê-lo em atividades adequadas ao desenvolvimento dele o ajudará a crescer durante esse período tão emocionante!

Confira algumas atividades para bebê de 10 meses que são simples e apropriadas para o seu pequeno:

Esconderijo

  • Área do desenvolvimento: Cognitiva
  • Objetivo: Desenvolver a compreensão sobre a permanência do objeto e ajudar com a ansiedade da separação
  • Habilidades praticadas: Pensamento abstrato e Curiosidade
  • Materiais necessários: Brinquedos

Como fazer:

Sente-se de frente para o seu bebê e esconda atrás de você um objeto com o qual ele goste de brincar. Pergunte onde está o objeto, e observe sua reação. Seu bebê procura o objeto? Essa atividade ajudará seu bebê de 10 meses a perceber que os objetos continuam existindo, mesmo que eles não estejam à vista. Esse conceito é chamado de permanência do objeto.

Solicitações

  • Área do desenvolvimento: Linguístico
  • Objetivo: Estimular a resposta a solicitações verbais
  • Habilidades praticadas: Comunicação através de gestos
  • Materiais necessários: Nenhum

Como fazer:

Treine o seu bebê em diferentes brincadeiras e movimentos como resposta a solicitações verbais. Por exemplo: bater palmas, dar tchau e mandar um beijo. Repita essas ações, assim seu bebê conseguirá aprender através do seu exemplo. Quando associar essas solicitações com a resposta apropriada, ele começará a fazê-las quando você pedir. Lembre-se de elogiar seu bebê sempre que ele fizer isto. Esta atividade irá estimular seu bebê a responder a solicitações verbais.

Tampas e tampinhas

  • Área do desenvolvimento: Físico
  • Objetivo: Estimular a coordenação motora fina
  • Habilidades praticadas: Desenvolvendo a destreza dos dedos
  • Materiais necessários: Garrafa com tampa de rosca, caixa com tampa

Como fazer:

Para começar, entregue uma caixa de papelão ao seu bebê e mostre a ele como abrir e fechar sua tampa. Dê a ele também uma garrafa plástica, e mostre como colocar a tampinha e como tirá-la. A princípio, pode ser que você precise segurar a garrafa para que ele possa se concentrar nos movimentos da mão enquanto manipula a tampinha. Isso estimulará a coordenação motora fina do seu bebê, utilizadas em tarefas cotidianas como se vestir!

Para acessar mais de 1.800 atividades para seu bebê e receber a orientação de especialistas e auxílio durante cada estágio de desenvolvimento do seu bebê, baixe o app do Kinedu agora mesmo! 

Não há dúvidas de que seu bebê de 10 meses te mantém alerta e te surpreende todos os dias, afinal, ele está crescendo e mudando muito. Brincar é uma das formas mais impactantes de o seu bebê praticar habilidades e desenvolver funções cognitivas, linguísticas e motoras essenciais.

Agora que você já sabe como é o desenvolvimento do bebê de 10 meses, baixe o app do Kinedu para participar de aulas com especialistas e sessões de brincadeiras interativas que irão incentivar o desenvolvimento do seu bebê!