Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ritual do sono do bebê: 6 perguntas e respostas

ritual do sono do bebê

Fazer o seu bebê adormecer pode ficar mais fácil se você passar a adotar um ritual do sono diariamente. Descubra como criar uma rotina previsível!

Logo que o bebê nasce, é comum que as noites da família sejam bem conturbadas, porque ele chora bastante por estar com fome, com cólica ou com algum outro incômodo. Aos poucos, a rotina vai se ajustando e todo mundo na casa consegue dormir melhor. Para chegar a esse ponto, o recomendado é criar um ritual do sono.

A ideia é que o seu bebê fique acostumado a adormecer no mesmo horário e, com isso, tenha um sono de qualidade. Assim, mesmo que ele acorde no meio da noite, estará tranquilo e voltará a dormir mais facilmente.

Mas como deve ser esse ritual de sono? Confira as dicas que reunimos a seguir e tenha uma noite tranquila com o seu pequeno!

Como deixar o ambiente?

É importante fazer uma higiene do sono, o que inclui preparar o ambiente. O quartinho do seu bebê precisa oferecer conforto e segurança na cama ou no berço, ter uma temperatura agradável e baixa luminosidade. Pode estar em silêncio ou ter uma música bem suave.

Quando começar o ritual do sono?

O indicado é começar o ritual do sono de 20 a 30 minutos antes de colocar o seu pequeno para deitar, geralmente 12 horas após ele despertar na manhã. A dica é não esperar que ele durma para levá-lo ao berço: é importante colocá-lo ainda acordado, mas quando ele já estiver com sono, pois o objetivo é que ele adormeça sozinho.

O bebê pode dormir durante o dia?

A necessidade de horas de sono do seu bebê durante o dia diminui conforme ele cresce. Até os três meses, ele precisa de 3 a 5 horas de sono diurno. Já entre 1 e 2 anos, precisa de 2 horas e 15 minutos a 2 horas e meia.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

X
banner kinedu sono

O recomendado é evitar que esse soninho do dia ocorra próximo da hora de dormir à noite, para não bagunçar o ritual do sono do bebê.

Tudo bem dar banho antes?

Você pode adotar diferentes hábitos saudáveis de sono para o seu pequeno, o que pode incluir um banho, massagem, contação de história e canção de ninar. São rotinas que vão ajudar a acalmá-lo e, assim, ele adormecerá sozinho.

O bebê pode dormir com você?

Cada família estabelece o que é melhor para esse momento da noite. Muitos pais adotam a cama compartilhada. Não há nada de mal nisso, porém a ideia do ritual do sono é o seu bebê adormecer e continuar a dormir sozinho com tranquilidade.

É para balançar e dar a chupeta?

Não é recomendado balançar o bebê e dar chupeta para ele dormir, já que a rotina do sono consiste em criar hábitos para que ele fique calmo e consiga adormecer sozinho. Porém, caso tenha esse costume, tente fazer a transição aos poucos, começando, por exemplo, a tirar a chupeta logo que ele pega no sono.

Abaixo colocamos uma tabelinha com algumas dicas para proporcionar um sono seguro e tranquilo para o seu bebê:

dicas para um sono seguro e tranquilo

O ritual do sono vai oferecer uma rotina diária previsível para o seu pequeno, reduzindo a agitação e a resistência na hora de dormir. Um sono de qualidade é importante para o seu bebê uma atenção maior para as atividades e ficar com o sistema imunológico fortalecido, bem como para evitar que ele passe o dia irritado.

Quer acompanhar mais dicas para entender cada fase do desenvolvimento do seu bebê, melhorando assim a rotina do sono? Baixe grátis o Kinedu!

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.