Fazer o seu bebê adormecer pode ficar mais fácil se você passar a adotar um ritual do sono diariamente. Descubra como criar uma rotina previsível!

Logo que o bebê nasce, é comum que as noites da família sejam bem conturbadas, porque ele chora bastante por estar com fome, com cólica ou com algum outro incômodo. Aos poucos, a rotina vai se ajustando e todo mundo na casa consegue dormir melhor. Para chegar a esse ponto, o recomendado é criar um ritual do sono.

A ideia é que o seu bebê fique acostumado a adormecer no mesmo horário e, com isso, tenha um sono de qualidade. Assim, mesmo que ele acorde no meio da noite, estará tranquilo e voltará a dormir mais facilmente.

Mas como deve ser esse ritual de sono? Confira as dicas que reunimos a seguir e tenha uma noite tranquila com o seu pequeno!

Como deixar o ambiente?

É importante fazer uma higiene do sono, o que inclui preparar o ambiente. O quartinho do seu bebê precisa oferecer conforto e segurança na cama ou no berço, ter uma temperatura agradável e baixa luminosidade. Pode estar em silêncio ou ter uma música bem suave.

Quando começar o ritual do sono?

O indicado é começar o ritual do sono de 20 a 30 minutos antes de colocar o seu pequeno para deitar, geralmente 12 horas após ele despertar na manhã. A dica é não esperar que ele durma para levá-lo ao berço: é importante colocá-lo ainda acordado, mas quando ele já estiver com sono, pois o objetivo é que ele adormeça sozinho.

O bebê pode dormir durante o dia?

A necessidade de horas de sono do seu bebê durante o dia diminui conforme ele cresce. Até os três meses, ele precisa de 3 a 5 horas de sono diurno. Já entre 1 e 2 anos, precisa de 2 horas e 15 minutos a 2 horas e meia.

banner kinedu sono

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

O recomendado é evitar que esse soninho do dia ocorra próximo da hora de dormir à noite, para não bagunçar o ritual do sono do bebê.

Tudo bem dar banho antes?

Você pode adotar diferentes hábitos saudáveis de sono para o seu pequeno, o que pode incluir um banho, massagem, contação de história e canção de ninar. São rotinas que vão ajudar a acalmá-lo e, assim, ele adormecerá sozinho.

O bebê pode dormir com você?

Cada família estabelece o que é melhor para esse momento da noite. Muitos pais adotam a cama compartilhada. Não há nada de mal nisso, porém a ideia do ritual do sono é o seu bebê adormecer e continuar a dormir sozinho com tranquilidade.

É para balançar e dar a chupeta?

Não é recomendado balançar o bebê e dar chupeta para ele dormir, já que a rotina do sono consiste em criar hábitos para que ele fique calmo e consiga adormecer sozinho. Porém, caso tenha esse costume, tente fazer a transição aos poucos, começando, por exemplo, a tirar a chupeta logo que ele pega no sono.

O ritual do sono vai oferecer uma rotina diária previsível para o seu pequeno, reduzindo a agitação e a resistência na hora de dormir. Um sono de qualidade é importante para o seu bebê uma atenção maior para as atividades e ficar com o sistema imunológico fortalecido, bem como para evitar que ele passe o dia irritado.

Quer acompanhar mais dicas para entender cada fase do desenvolvimento do seu bebê, melhorando assim a rotina do sono? Baixe grátis o Kinedu!