Preocupar-se com a rotina do bebê é importante para o desenvolvimento saudável do pequeno, pois o ajuda a entender o que acontece ao seu redor.

A rotina do bebê é mais importante do que se possa imaginar. Muito mais do que apenas definir os horários em que o seu pequeno deve dormir ou acordar, ela ajuda no desenvolvimento global da criança, como no cognitivo, no socioafetivo e até mesmo na saúde.

Muitos cuidadores têm dúvidas de como elaborar a rotina do bebê, e isso é absolutamente normal. Afinal, cada criança é única e, muitas vezes, o que é bom para uma pode não ser para outra.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois vamos contar tudo o que você precisa saber e mais: uma ferramenta que vai o ajudar nessa missão. Vamos lá?

Por que a rotina do bebê é importante?

Imagine ficar um dia inteiro sem relógio. Seria bem confuso, não é mesmo? Como saber se já é a hora de almoçar? Ou se logo estará anoitecendo? Está cedo ou tarde para ir dormir? Tudo isso é bem importante para sabermos em qual parte do dia ou da noite estamos.

Agora pense que você ainda não consegue ver as horas, mas tem alguém para falar que está no horário de almoçar, de tomar banho ou de ir se aprontar para dormir. Fica bem mais fácil se situar, certo? É mais ou menos assim que funciona a rotina do bebê.

Quando a criança nasce, não sabe o que é dia ou noite. O relógio biológico precisa de ajustes para, então, começar a perceber o conceito de tempo — e uma rotina regrada pode ajudar com isso. Ao ter uma sucessão de eventos acontecendo na mesma sequência, todos os dias, seu bebê consegue compreender melhor o que acontece ao seu redor.

Além disso, os bebês vivem em constante aprendizado e novas experiências, e isso pode causar certa agitação. É bem chato quando não sabemos como será o nosso dia, e o mesmo acontece com eles. Por isso, um ambiente previsível faz com que os bebês se sintam mais seguros e confortáveis.

Por que devemos estabelecer uma rotina para o bebê?

Estabelecer uma rotina para o bebê é muito benéfico, não só para ele, mas para os cuidadores também. Por exemplo, uma criança que troca o dia pela noite e deixa todo o pessoal da casa acordado torna o dia a dia cansativo. Já aquela que sabe o horário de dormir permite que os pais descansem.

Um planejamento bem estabelecido auxilia nas conciliações, pois a criança estará ciente das atividades que deve fazer no dia, como brincar após fazer a lição de casa. Assim, ela fica mais segura de que pode fazer a tarefa tranquila, pois terá o seu momento de diversão. Ou seja, a chance de haver birras é menor.

Powered by Rock Convert

Essa autoconfiança que as crianças ganham ao ter uma rotina se estende às mais diversas áreas, auxiliando no desenvolvimento das habilidades sociais e do autocontrole. Além do mais, reforça comportamentos positivos e promove oportunidades de aprendizado. Viu como não é apenas ter horários?

Como aplicar a rotina do bebê?

Essa é uma dúvida de muita gente. Entendemos que devemos ter uma rotina do bebê, mas não sabemos como e quando iniciá-la. Por volta dos 2 a 4 meses é que seu pequeno começa a entender as atividades que são feitas diariamente, no mesmo horário.

Você pode começar antes disso, mas saiba que é nessa idade que eles compreendem mais. Uma das maneiras de aplicar um plano de atividades é pela rotina do sono, até porque é interessante para regular o relógio biológico do bebê. Como fazer isso?

Comece fazendo coisas que deixem o bebê mais relaxado para dormir, como dar um banho, fazer uma massagem e colocar uma música calma. Assim, com o tempo, ele condicionará esse ritual ao sono. É claro que se ele quiser dormir antes, está tudo bem.

Não dá para negar sono, não é? No entanto, se der a hora de ir para o berço e ele estiver agitado, o melhor é acalmá-lo para, então, aplicar a rotina. A constância é um dos segredos para o sucesso dessa prática.

Como o Kinedu pode ajudar?

O Kinedu é um aplicativo que ajuda os pais a acompanhar e estimular o desenvolvimento dos seus filhos. Além de acompanhar os marcos do desenvolvimento, é possível ter acesso a mais de 1.800 atividades e artigos personalizados de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento da criança. Tudo isso baseado em estudos científicos.

Com o aplicativo, você consegue montar um plano de atividades a partir das habilidades do seu pequeno. Assim, você tem as informações necessárias para superar os desafios, inclusive os de montar a rotina do bebê, e estimular seu filho da forma adequada.

Por falar em rotina, o aplicativo ajuda também a entender as fases da criança e serve como guia do que pode ser feito para atravessá-las da melhor maneira. Por exemplo, um pico de crescimento pode ser a razão pela qual o bebê não consegue dormir direito e não está mais seguindo os horários.

Se antigamente as mamães e os papais ficavam perdidos nessas horas ou recorriam às orientações não muito confiáveis de leigos, hoje, podem contar com a tecnologia para ajudá-los. Além disso, é uma ótima forma de guardar toda essa fase tão gostosa dos pequenos, pois tudo fica registrado no aplicativo.

A rotina do bebê é tão ou mais importante do que podemos imaginar. Por meio dela, auxiliamos os pequenos a ajustar o relógio biológico, tornando o dia a dia bem mais fácil. E tem mais: é uma forma de ensinarmos autocontrole e transmitirmos segurança e confiança.

Para nos ajudar nessa missão, podemos contar com o aplicativo de acompanhamento do desenvolvimento infantil, que nos ensina a lidar com as mais diversas situações do mundo infantil. Quer saber mais sobre o Kinedu? Então, baixe o aplicativo gratuitamente e teste agora mesmo!

Powered by Rock Convert