Estimular a criança é fundamental para o bom desenvolvimento infantil em diversos aspectos, como social, emocional e cognitivo, e as atividades Kinedu ajudam nessa missão.

Sabemos que para desenvolver todas as suas capacidades de forma plena, as crianças devem ser estimuladas desde cedo. Assim, diversas habilidades são refinadas conforme o próprio tempo delas. Para isso, podemos contar com aplicativos que nos dão dicas valiosas. Você já conhece as atividades do Kinedu?

O aplicativo traz tudo o que os cuidadores precisam saber para acompanhar o crescimento e promover um desenvolvimento saudável dos bebês e crianças. Entre as funções do Kinedu, está a criação de um plano de atividades diárias de acordo com a idade, as habilidades já adquiridas e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Atividades para incentivar o bebê a andar

Os primeiros passos são muito marcantes na vida dos pequenos e dos pais. Alguns bebês andam mais cedo, o que pode ocorrer por volta dos 9 meses, enquanto outros levam um pouquinho mais de tempo, em torno de 18 meses, o que é normal.

Cada bebê tem sua hora, e não tem problema algum demorar mais que o filho do vizinho, por exemplo. O importante é estimular o seu pequeno com exercícios que fortaleçam a musculatura dele. A seguir, confira alguns deles.

Andar com ajuda

Uma atividade bem simples, mas eficaz, é pegar seu bebê pelas mãozinhas de modo que ele fique em pé, apoiando-se em suas mãos. Delicadamente, puxe um braço para frente, depois o outro, e assim por diante. Ele seguirá o movimento com os pés, aprendendo, assim, como se faz para andar.

Atravessar de um lado para o outro

Aqui, precisaremos da ajuda do sofá. Ajude seu filho a segurar na beirada do móvel, pegando em uma das mãos dele, enquanto ele apoia a outra no sofá. Deixe que ele ande de um lado para o outro assim.

Uma forma de incentivá-lo é colocar o brinquedo favorito dele na outra extremidade, para que ele se interesse em andar para pegar o objeto.

Bolas e cesto

Espalhe algumas bolas e brinquedos pelo chão e peça para seu filho pegá-los e guardá-los dentro de um cesto do outro lado da sala. Dessa maneira, mesmo que engatinhando, os músculos das pernas serão fortalecidos, além de incentivar o seu filho a andar.

Atividades para a fala

A fala pode ser trabalhada desde cedo, inclusive a pronúncia. Embora a maneira mais eficaz seja conversar com seu filho de forma clara e lenta, existem outras atividades muito eficientes para ajudá-lo a desenvolver o vocabulário.

Trava-língua

Quem diria que a brincadeira da infância de muita gente ajudou a falar melhor? O trava-língua é uma ótima maneira, lúdica e fácil, de trabalhar a pronúncia e a dicção dos pequenos.

Para os mais novos, comece com frases curtas e menos complicadas. Conforme a idade e o desenvolvimento, aumente o nível de dificuldade. Além do aprendizado, essa atividade rende boas risadas e pode ser feita por toda a família.

Adivinhação

Já brincou de leitura labial? Pois esse é o exercício aqui. Peça para o seu filho adivinhar a palavra olhando apenas para sua boca enquanto você sussurra, sem que ele ouça. Assim, ele terá que se concentrar nos movimentos e no formato da boca para entender, e isso ajuda na compreensão da pronúncia.

Atividades cognitivas

As atividades cognitivas são aquelas relacionadas à aquisição de novos conhecimentos, como raciocínio, percepção e memória. Sendo assim, o ideal é estimular as crianças também nessa área para que o desenvolvimento seja completo.

Uma de cada vez

Para trabalhar a coordenação motora fina, como o movimento de pinça, pegue dois copos ou potes plásticos. Coloque sementes em um dos dois e mostre ao seu filho como pegá-las usando o polegar e o indicador. Uma de cada vez, coloque as sementinhas no copo vazio e peça para o seu filho repetir a atividade sozinho.

Isso sim, isso não

Essa atividade faz com que seu bebê entenda o que pode ou não pegar. Coloque dois objetos diante dele: um que seja permitido, como um brinquedo, e outro que seja proibido, como uma tesoura.

Quando seu filho for em direção ao permitido, elogie e diga que ele pode pegá-lo. No entanto, quando se dirigir ao item proibido, tire-o do alcance dele, diga “não” e balance a cabeça negativamente, ao mesmo tempo.

O diferencial do Kinedu

O Kinedu é um aplicativo que ajuda os cuidadores no desenvolvimento de seus pequenos. É feito para crianças de 0 a 48 meses e oferece atividades físicas, cognitivas, linguísticas, socioafetivas e de saúde. Cada atividade considera a idade, os marcos e o que ainda deverá ser trabalhado nas habilidades do seu filho.

Como o programa sabe em qual estágio o seu filho está? Existe uma seção onde o usuário assinala o que seu bebê já consegue fazer, como andar, imitar os sons dos bichos ou diferenciar o que é “dentro” e “fora”. Assim, ele personaliza a sugestão de atividades, para que você estimule as habilidades que o seu filho ainda não alcançou.

Além disso, o app oferece um catálogo de artigos feitos por especialistas em desenvolvimento infantil em parceria com universidades do mundo todo. Ou seja, tudo é feito com base em evidências científicas. O aplicativo é gratuito, porém, para ter acesso ilimitado ao conteúdo, é preciso ser assinante.

Assinantes também podem cadastrar até cinco bebês e convidar outras pessoas para acompanhar a sua conta. Dessa maneira, os avós, os tios, os padrinhos e todos os interessados no crescimento dos pequenos podem ter acesso às informações cadastradas ali. É uma ótima forma de estar presente no dia a dia deles, mesmo estando longe, não é mesmo?

As atividades do Kinedu são pensadas para impulsionar o desenvolvimento infantil e embasadas cientificamente. É uma ajuda e tanto para os cuidadores estimularem as crianças a desenvolver suas habilidades da melhor forma possível: leve, didática, lúdica e eficiente.

Se interessou pelas atividades do Kinedu? Que tal fazer o download e experimentar agora mesmo? Temos certeza de que você vai adorar!