Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça as atividades do Kinedu para bebês e crianças!

atividades kinedu

Estimular a criança é fundamental para o bom desenvolvimento infantil em diversos aspectos, como social, emocional e cognitivo, e as atividades do Kinedu ajudam nessa missão.

Sabemos que para desenvolver todas as suas capacidades de forma plena, as crianças devem ser estimuladas desde cedo. Assim, diversas habilidades são refinadas conforme o próprio tempo delas. Para isso, podemos contar com aplicativos que nos dão dicas valiosas. Você já conhece as atividades do Kinedu?

O aplicativo traz tudo o que os cuidadores precisam saber para acompanhar o crescimento e promover um desenvolvimento saudável dos bebês e das crianças. Entre as funções do Kinedu está a criação de um plano de atividades diárias de acordo com a idade, as habilidades já adquiridas e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Atividades para incentivar o bebê a andar

Os primeiros passos são muito marcantes na vida dos pequenos e dos pais. Alguns bebês andam mais cedo, o que pode ocorrer por volta dos 9 meses, enquanto outros levam um pouquinho mais de tempo, em torno de 18 meses, o que é normal.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Cada bebê tem sua hora, e não tem problema algum demorar mais que o filho do vizinho, por exemplo. O importante é estimular o seu pequeno com exercícios que fortaleçam a musculatura dele. A seguir, confira alguns deles.

Andar com ajuda

Uma atividade bem simples, mas eficaz, é pegar seu bebê pelas mãozinhas de modo que ele fique em pé, apoiando-se em suas mãos. Delicadamente, puxe um braço para frente, depois o outro, e assim por diante. Ele seguirá o movimento com os pés, aprendendo, assim, como se faz para andar.

Atravessar de um lado para o outro

Aqui, precisaremos da ajuda do sofá. Ajude seu filho a segurar na beirada do móvel, pegando em uma das mãos dele, enquanto ele apoia a outra no sofá. Deixe que ele ande de um lado para o outro assim.

Uma forma de incentivá-lo é colocar o brinquedo favorito dele na outra extremidade, para que ele se interesse em andar para pegar o objeto.

Bolas e cesto

Espalhe algumas bolas e brinquedos pelo chão e peça para seu filho pegá-los e guardá-los dentro de um cesto do outro lado da sala. Dessa maneira, mesmo que engatinhando, os músculos das pernas serão fortalecidos, além de incentivar o seu filho a andar.

Atividades para desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é o que ajuda seu filho ou filha a fazer todas as atividades físicas, desde as menores até as maiores. Para virar a cabecinha quando bebê, começar a engatinhar e depois caminhar, por exemplo, alguns marcos do desenvolvimento motor são cumpridos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Agora você verá atividades do Kinedu para o que vem após essa etapa de caminhar a primeira vez. Confira!

Caminhe pela trilha

Esta atividade do Kinedu propõe que os cuidadores façam um caminho estreito marcado no chão, além de usar duas caixas de brinquedos e alguns brinquedos da criança. A proposta é ajudar sua criança a caminhar por lugares pequenos, melhorando seu equilíbrio e capacidade de andar.

Para brincarem, encontre um lugar na casa que você pode grudar fita adesiva no chão para fazer o caminho estreito. Ao final de cada ponta desse caminho coloque as caixas de brinquedo, uma vazia e outra com os brinquedos dentro.

Depois, você deve dar um comando com no máximo duas ordens, como “vá até lá e traga um brinquedo”. Brinquem enquanto seu filho ou filha quiser brincar, também estimule a fazer a caminhada de um cesto até o outro.

Saltando para objetos I

Esta atividade do Kinedu ajuda a melhorar o equilíbrio e o salto da criança, mas também melhora a memória e estimula a fala. A ideia é que você encontre um lugar que você e sua criança possam pular. Use de 3 a 4 objetos do cotidiano para marcar “estações” no chão a uma distância que a criança consiga pular.

Depois, segure a mão do seu filho ou filha e pulem juntos para o primeiro objeto, que chamaremos de primeira estação. Ao chegar lá, peça que a criança diga o nome da estação e só saiam dali quando ele acertar. Para exemplo, pode-se usar uma colher, uma toalha e um tênis.

No aplicativo do Kinedu, temos o desenvolvimento de 3 fases nessa brincadeira, ajudando a estimular diferentes etapas do desenvolvimento motor do seu filho ou filha. A primeira “Saltando para objetos do cotidiano” é indicada para crianças que já atingiram o desenvolvimento de 18 meses.

Atividades para estimular a fala

A fala pode ser trabalhada desde cedo, inclusive a pronúncia. Embora a maneira mais eficaz seja conversar com seu filho de forma clara e lenta, existem outras atividades muito eficientes para ajudá-lo a desenvolver o vocabulário.

Trava-língua

Quem diria que a brincadeira da infância de muita gente ajudou a falar melhor? O trava-língua é uma ótima maneira, lúdica e fácil, de trabalhar a pronúncia e a dicção dos pequenos.

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Para os mais novos, comece com frases curtas e menos complicadas. Conforme a idade e o desenvolvimento, aumente o nível de dificuldade. Além do aprendizado, esta atividade rende boas risadas e pode ser feita por toda a família.

Adivinhação

Já brincou de leitura labial? Pois esse é o exercício aqui. Peça para o seu filho adivinhar a palavra olhando apenas para sua boca enquanto você sussurra, sem que ele ouça. Assim, ele terá que se concentrar nos movimentos e no formato da boca para entender, e isso ajuda na compreensão da pronúncia.

Atividades para desenvolver a cognição

As atividades cognitivas são aquelas relacionadas à aquisição de novos conhecimentos, como raciocínio, percepção e memória. Sendo assim, o ideal é estimular as crianças também nessa área para que o desenvolvimento seja completo.

Uma de cada vez

Para trabalhar a coordenação motora fina, como o movimento de pinça, pegue dois copos ou potes plásticos. Coloque sementes em um dos dois e mostre ao seu filho como pegá-las usando o polegar e o indicador. Uma de cada vez, coloque as sementinhas no copo vazio e peça para o seu filho repetir a atividade sozinho.

Isso sim, isso não

Esta atividade faz com que seu bebê entenda o que pode ou não pegar. Coloque dois objetos diante dele: um que seja permitido, como um brinquedo, e outro que seja proibido, como uma tesoura.

Quando seu filho for em direção ao permitido, elogie e diga que ele pode pegá-lo. No entanto, quando se dirigir ao item proibido, tire-o do alcance dele, diga “não” e balance a cabeça negativamente, ao mesmo tempo.

Atividades socioafetivas para bebês e crianças

O desenvolvimento socioafetivo engloba diferentes aspectos, como o cuidar de si mesmo e a autoconsciência de seu pequeno corpo. Há também o envolvimento de questões voltadas para o social e convívio com outras pessoas, como a inteligência emocional e as relações dentro e fora da família.

Abaixo mostraremos algumas atividades do Kinedu que podem ser desenvolvidas em casa para ajudar no desenvolvimento socioafetivo. Veja!

De longe

Esta atividade do app Kinedu ajuda seu bebê a identificar você, além de ajudar com o apego seguro. A brincadeira é ideal para aqueles bebês que já atingiram o desenvolvimento dos 6 meses. Coloque o bebê no chão na posição que ele ou ela sentir-se confortável.

Você deve se afastar alguns passos e sentar-se, estimulando que o bebê venha até você dizendo coisas como “vem para a mamãe” ou “vem com o papai”. Sempre que o bebê chegar até você seguindo seu comando, comemore. Depois mude de posição repetindo a brincadeira de outra distância.

As emoções

Nesta atividade do Kinedu a ideia é ajudar seu pequeno ou pequena a identificar e expressar diferentes emoções. Você deve ler uma história para ele ou ela, enfatizando sempre que possível as emoções que o personagem tem. Tenha em mãos figuras ou imagens que representem essas emoções e mostre-as.

Quando falar o nome da emoção ou sentimento, mostre a figura correspondente e ajude seu filho ou filha a associar o que disse sobre a imagem. Ao final da história, pergunte sobre os personagens que apareceram e tente identificar como ele ou ela relaciona as emoções que surgiram na história.

Esta brincadeira é indicada no aplicativo Kinedu como ideal para crianças que já atingiram o desenvolvimento de 24 meses.

Diferencial de usar as atividades do Kinedu

O Kinedu é um aplicativo que ajuda os cuidadores no desenvolvimento de seus pequenos. É feito para crianças de 0 a 48 meses e oferece atividades físicas, cognitivas, linguísticas, socioafetivas e de saúde. Cada atividade considera a idade, os marcos e o que ainda deverá ser trabalhado nas habilidades do seu filho.

Como o programa sabe em qual estágio o seu filho está? Existe uma seção em que o usuário assinala o que seu bebê já consegue fazer, como andar, imitar os sons dos bichos ou diferenciar o que é “dentro” e “fora”. Assim, ele personaliza a sugestão de atividades, para que você estimule as habilidades que o seu filho ainda não alcançou.

Além disso, o app oferece um catálogo de artigos feitos por especialistas em desenvolvimento infantil em parceria com universidades do mundo todo. Ou seja, tudo é feito com base em evidências científicas. O aplicativo é gratuito, porém, para ter acesso ilimitado ao conteúdo, é preciso ser assinante.

Assinantes também podem cadastrar até cinco bebês e convidar outras pessoas para acompanhar a sua conta. Dessa maneira, os avós, os tios, os padrinhos e todos os interessados no crescimento dos pequenos podem ter acesso às informações cadastradas ali. É uma ótima forma de estar presente no dia a dia deles, mesmo estando longe, não é mesmo?

As atividades do Kinedu são pensadas para impulsionar o desenvolvimento infantil e embasadas cientificamente. É uma ajuda e tanto para os cuidadores estimularem as crianças a desenvolver suas habilidades da melhor forma possível: leve, didática, lúdica e eficiente.

Se interessou pelas atividades do Kinedu? Que tal baixar o app GRÁTIS e experimentar agora mesmo? Temos certeza de que você vai adorar!

Artigos Relacionados

36 respostas

  1. Olá, Keyla! Esperamos que você e sua neta passem um tempo de qualidade com as atividades do kinedu! 🥰💖

    1. Que legal, Suzilene! 😍 Ficamos felizes em saber que você acompanha artigos do Kinedu para ajudar no desenvolvimento do seu bebê! 👶✨

    1. Olá, Adriana! Por enquanto, as atividades do Kinedu são para pais de crianças de 0 a 48 meses. 🥰✨

    2. Olá sou Poliana tenho uma filha de 1 ano e 1 mês, e não mostra enterecer nenhum em andar faço esses exercícios todos os dias com ela, ela chora ignora , queria algo que realmente funcionace,não sei o que fazer, parece ser da cabecinha dela só quer engatinhar,meu marido chega todos os dias do trabalho me cobrando ,como se eu fosse culpada pela criança aí da não está andando , me ajude por favor.

      1. Olá, Poliana! Em primeiro lugar, é importante ter em mente que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Enquanto há crianças que dão os primeiros passos aos 9 meses, tem outras que só vão fazer isso por volta dos 18 meses. Pode ficar tranquila! Separamos abaixo alguns artigos que podem te ajudar a estimular sua pequena andar:
        Aprendendo a andar: perguntas e respostas
        O que faz o seu filho andar
        O que estimula o bebê a andar
        5 dicas práticas para ajudar o bebê a andar
        Como ajudar o bebê a andar sozinho
        Esperamos que nossas dicas sejam úteis! 🥰❤️

  2. Bom dia, sou assinante do kinedu, minha filha tem 2 meses, gostaria de saber se posso utilizar a minha conta no celular da minha esposa, eh ela que fica mais tempo com a nossa filha.

    1. Olá, Marcos Paulo! Sim, você pode adicionar a sua esposa na aba Família do seu app. Para isso, toque no ícone Família, Acesse “Minhas famílias” e, em seguida, “Adicionar membro”. Qualquer dúvida, fique à vontade para falar com nossa equipe no ola@kinedu.com 😊✨

      1. Olá, fiz a assinatura do plano do Kinedu e adicionei minha esposa na familia, gostaria de saber porque ela não tem todos os conteúdos disponiveis como está na minha conta.

  3. Comprei uma assinatura esses tempos atrás quando teve promoção do dia das crianças, paguei 79.90 e só consegui ter acesso na primeira semana depois ele pede pra assinar novamente, pq?

    1. Olá, Daniele! Mil desculpas pelo inconveniente! Passei o seu caso para nossa equipe técnica, e eles irão verificar seu problema. Entrarei em contato com você por e-mail, para te dar uma resposta melhor assim que analisarem o que está acontecendo, ok? 🧐✨

    1. Oi, Samille! Sim, você pode criar um perfil e registrar seus dois bebês. Assim, cada um deles terá um plano de atividades personalizado de acordo com sua fase de desenvolvimento 🌷☺️

      1. Mais pra registrar 2 crianças no perfil tenho que comprar o plano né? Ou gratuitamente também consigo?

        1. Olá, Fabiana!
          No nosso plano gratuito, você pode registrar um bebê; mas, no plano premium, você pode acrescentar até cinco crianças. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.