A criança hiperativa passa por uma condição que dificulta o controle do comportamento. Uma boa ajuda para as famílias são as atividades desenvolvidas para elas.

É comum que a criança hiperativa seja bastante ativa, e isso pode tornar difícil a rotina da família. O diagnóstico de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — se divide em três categorias: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade. Neste artigo, vamos mostrar para você como desenvolver em casa atividades para criança hiperativa e, assim, redirecionar toda a energia extra.

Confira nosso post e boa leitura!

10 atividades para criança hiperativa

Compartilhamos abaixo 10 dicas de atividades para criança hiperativa do aplicativo Kinedu. Baixe GRÁTIS o app e acesse +1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Atividades para criança hiperativa desenvolver foco

1. O que vou vestir hoje?

Tudo o que você precisa são as roupas que serão vestidas pelo seu filho ou filha. Então, pergunte os nomes das peças e quais as cores presentes nas roupas. Nessa atividade do Kinedu, o importante é a consistência, então faça esse exercício diariamente. Ela ajudará seu filho com a atenção e a memória.

2. Lembranças do parque

Lembre o seu filho dos momentos em que vocês estiveram no parque ou na pracinha perto de casa. Então, faça perguntas como:

  • Quem estava lá?
  • Quais brincadeiras aconteceram?
  • O que comeram?
  • O que beberam?

Ajude seu pequeno a encontrar os objetos em casa que se relacionam com essas memórias do parque. Além de estimular a memória e a atenção, esta atividade incentiva o seu filho a se expressar.

Atividades intelectuais para crianças hiperativas

3. Rimando de volta

Nesta brincadeira, estimulamos a pronúncia, o conhecimento de novas palavras e a memória. Comece escolhendo um livro de rimas e explicando para o seu filho o que é uma rima. Depois, leia trechos do livro e peça para ele pensar em palavras que rimem com as que foram ditas durante a leitura.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

4. Dentro e fora do arco

Com um bambolê ou círculo desenhado no chão, peça para seu filho ficar dentro e explique isso para ele: “Agora você está dentro do círculo”. Faça o mesmo para quando ele estiver fora do círculo ou do bambolê. Esta atividade estimula tanto a área cognitiva quanto a área física da criança.

Atividades para criança hiperativa fazer com os pais

5. Trem da família!

Convide outros membros da família, explique que brincarão de trem e que cada um será um vagão. De mãos dadas, formando uma linha, corram ao redor do cômodo fazendo barulho de trem. Aumentem a velocidade o máximo que a criança conseguir. Além de gastar energia e fortalecer os laços afetivos com os familiares, essa atividade estimula o seu filho a correr com segurança.

6. Compartilhe e chute

Convide pelo menos um familiar, pegue uma bola e uma rede de futebol. Brinque com eles de chutar a bola e marcar gols. Então, deixe-os jogar livremente com apenas uma bola. Essa atividade incentiva o compartilhamento, o autocontrole e a inteligência emocional.

Atividades de socialização com a criança hiperativa

7. Brincando com meus amigos

Convide um amigo da criança e coloque blocos de montar no chão, pedindo para que construam uma torre juntos. Durante a atividade, observe se a criança hiperativa:

  • compartilha os brinquedos;
  • segue orientações do colega;
  • mantém a atenção na atividade.

Esta atividade estimula a socialização e a coordenação das mãos.

8. Como os amigos agem

Escolha o filme favorito do seu filho e separe algum material com os personagens (revistas recortadas ou bonecos). Então, peça para a criança lembrar de algum momento em que os personagens se ajudaram.

Depois, conversem sobre a amizade e o modo como amigos agem. Finalize a atividade trazendo para a realidade exemplos de amizade da criança e colegas. Esta atividade estimula o desenvolvimento de relações sociais.

Atividades para gastar energia da criança hiperativa

9. Corrida corporal

Com imagens de partes do corpo, como: cabeça, braços e pernas, pegue 3 almofadas e coloque-as ao redor da sala onde a criança hiperativa correrá. Cada almofada com uma imagem. Explique que vocês correrão de uma almofada para outra e dirão o nome da parte do corpo que está na imagem. Esta atividade do Kinedu irá ajudar seu filho a gastar energia e estimulará sua atenção e cognição.

10. Um ponto por palavra

Escreva as seguintes palavras em cartões:

  • dado;
  • doce;
  • dedo.

Cole cada cartão em um copo plástico e alinhe-os com uma bola de futebol na frente. Diga ao seu filho que vocês vão chutar a bola em direção aos copos e pronunciar a palavra daquele derrubado.

Toda criança hiperativa deve frequentar as consultas médicas indicadas, incluindo pediatra e psicólogo. Além disso, você pode aproveitar o Kinedu para acompanhar o desenvolvimento do seu filho e, principalmente, praticar em casa atividades para criança hiperativa que sejam educativas — como essas do post.

Aproveite agora mesmo para conhecer e baixar o app Kinedu!