Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação das mãos: 12 a 24 meses

criança lavar as mãos

Pontos chave:

  1. Durante o segundo ano de vida de uma criança, as suas capacidades motoras finas ainda estão em desenvolvimento, e novas atividades podem ser introduzidas para apoiar a coordenação manual.
  2. As crianças desenvolverão a capacidade de agarrar, alcançar, soltar e girar os pulsos durante esse período.
  3. Atividades como enrolar massinha, rasgar jornais e bater palmas podem promover o desenvolvimento de habilidades motoras finas.
  4. Apoiar a coordenação motora fina de uma criança também pode contribuir para o desenvolvimento da independência, do autocuidado e das habilidades de resolução de problemas.

Você tem trabalhado muito com o seu filho e agora precisa trabalhar ainda mais! A coordenação motora fina dele ainda será aprimorada, e, por isso, à medida que ele adquire cada vez mais controle dos músculos pequenos, continuaremos a propor novas atividades para ajudar na aquisição de no aperfeiçoamento da coordenação das mãos.

O que esperar?

Durante o segundo ano de vida, seu filho certamente será capaz de fazer o seguinte:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Segurar: ele pegará objetos com as mãos. Por exemplo, poderá segurar um lápis com o punho.
  • Alcançar: as mãos e os braços começarão a trabalhar em conjunto para que o seu filho possa alcançar objetos e pegá-los do chão. Talvez você o veja alternando o uso das mãos; a mão dominante ainda não está definida.
  • Soltar: depois de alcançar ou segurar, talvez seu filho seja capaz de soltar as coisas que pegou. Esta ação é percebida sobretudo quando ele brinca com blocos ou segura e manipula uma tesoura. Você verá que a ação de soltar ainda não está completamente aprimorada. Esta habilidade continuará se desenvolvendo por mais um ano, mas praticar o movimento ajudará a fortalecer os músculos que o seu filho usará mais tarde quando for soltar coisas ou aprender a escrever.
  • Girar o pulso: mover as mãos em círculos irá fortalecer os músculos pequenos que servirão como base para as habilidades de escrita futuras.

Como estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos do seu filho?

  • Façam bolas de massinha.
  • Rasguem jornal – seu filho vai achar essa atividade muito divertida!
  • Espremam esponjas molhadas e transfiram água de um recipiente para outro. Vocês podem fazer uma competição para ver quem consegue fazer isso mais rápido!
  • Façam bolinhas de papel e encontrem formas de se divertir com elas. Vocês podem jogar basquete ou colá-las em uma cartolina para fazer um desenho.
  • Cantem músicas e façam movimentos ou gestos com as mãos. Cante com o seu filho e peça para ele repetir o que você está fazendo com as mãos. Isso não só estimulará a coordenação das mãos, como também as habilidades de imitação do seu pequeno!
  • Brinquem de bater palmas. Você pode bater palmas duas vezes e incentivar o seu filho a repetir o padrão. Fazer diferentes jogos de sequências é uma excelente maneira de promover as habilidades de resolução de problemas.
  • Rabisquem. Mostre ao seu filho como você escreve. Dê a ele vários gizes de cera e coloque-o sentado perto de você, para que ele imite seus movimentos de “escrever” rabiscando.
  • Preparem um bolo. Deixe que o seu filho misture ou bata os ingredientes, ou acrescente alguns deles. Esses movimentos contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • Deixe que o seu filho lave as mãos sozinho enquanto você o supervisiona e o ajuda, se necessário. Isso é algo que vocês podem praticar várias vezes ao dia, e que irá promover as habilidades de autocuidado e independência dele.
  • Permita que o seu filho se vista sozinho sempre que possível, e ajude-o, se necessário. Mesmo que, no início, seja difícil para ele fazer isso, pouco a pouco ele se tornará cada vez mais habilidoso!

Certamente, durante esta fase, você irá testemunhar novas conquistas do seu filho, como girar as maçanetas ou virar as páginas de um livro. Seu novo interesse por blocos de brinquedo o levará a participar de atividades que irão promover as habilidades necessárias para manipular objetos com precisão e movimentos controlados.

Lembre-se de que tudo o que você faz para ajudar o seu filho a adquirir essas habilidades motoras finas também contribui para o desenvolvimento da independência e do autocuidado e para a aquisição de habilidades de resolução de problemas. Aproveite esta grande oportunidade e continue estimulando o desenvolvimento do seu pequeno!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.