Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8 atividades para melhorar a pronúncia

Atividades divertidas para estimular a pronúncia.

Pontos chave:
1. O desenvolvimento da linguagem começa cedo e envolve dominar os sons.
2. Incentive uma pronúncia clara por meio de atividades divertidas e exemplos.
3. Bingo, trava-línguas e jogos de adivinhação ajudam a reconhecer e articular sons.
4. Exercícios motores orais e atividades criativas fortalecem os músculos da fala.

O desenvolvimento da linguagem é um processo longo que começa muito cedo. Já falamos sobre como as crianças aprendem a pronunciar sons diferentes à medida que adquirem suas habilidades linguísticas, e como alguns desses sons são mais difíceis de pronunciar do que outros. Embora a melhor maneira de ajudar seu filho seja falando de forma clara e lenta com ele, existem algumas atividades divertidas que você pode fazer em casa para estimular a pronúncia do seu filho.

Confira 8 atividades que você pode fazer para melhorar a pronúncia do seu filho:

1. Brinquem de bingo! Crie algumas folhas de bingo com palavras simples que contenham os sons que você quer praticar. Por exemplo, “tênis” para o fonema “T”, “rato” para o fonema “R”, etc. Em seguida, escreva os sons em alguns cartões. Cada vez que retirar um cartão, pronuncie o som, para que seu filho e os amiguinhos encontrem a palavra que corresponde ao som nas folhas de bingo.

2. Pratiquem os pares mínimos! Praticar palavras que soam quase iguais, mas que têm sutis diferenças fonéticas, ajudará seu pequeno a se tornar mais consciente desses sons. Alguns exemplos desse tipo de palavra são: “vaca” e “faca”; “saco” e “seco”; “bola” e “cola”. Para tornar a brincadeira mais divertida e ajudar seu filho a prestar atenção na própria voz, gravem suas vozes durante o exercício e, em seguida, ouçam a gravação!

3. Recitem trava-línguas! Por usarem aliterações (a repetição de um som), trava-línguas são excelentes ferramentas para praticar os fonemas e melhorar a pronúncia e a fluência da fala. Este é um exemplo simples para praticar o fomema “R”: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”.

4. Brinquem de adivinhações! Peça para o seu filho adivinhar a palavra que você está dizendo olhando para a sua boca enquanto você sussurra algo de longe. Ele precisará se concentrar no formato da sua boca enquanto pronuncia cada som. Depois, será a vez dele de sussurrar alguma coisa!

X
banner kinedu desenvolvimento

5. Desenhem um personagem! Se o seu filho é muito criativo e gosta de desenhar, ele certamente irá gostar dessa atividade. Inventem um personagem e dê a ele um nome que comece com o som que você deseja praticar, por exemplo: “Pedro”. Desenhem Pedro e depois pensem em várias coisas que ele gosta e que comecem com a mesma letra do nome dele, como “pato”, “peixe” e “pera”. Desenhem-os ao lado do personagem.

6. Joguem um jogo de movimento! Se seu filho for muito ativo, ele irá se divertir com esta atividade. Para começar, atribua um movimento a cada som. Por exemplo, pular com o “L” e bater palmas com o “R”. Seu pequeno deverá fazer esses movimentos cada vez que ouvir seus sons correspondentes! Você pode pronunciar apenas o som ou, se quiser um desafio maior, dizer palavras que tenham essas letras.

7. Joguem com um dado! Crie seu próprio dado com sons diferentes em cada face. Você pode fazer essa brincadeira com o seu filho e os amiguinhos dele. Quando cada jogador jogar o dado, deverá pronunciar uma ou mais palavras que tenham o som que tirou.

8. Façam exercícios motores orais! Brinquem de fazer caretas e tentem fazer estes movimentos:

a. Sorrir o máximo possível e depois relaxar a boca.
b. Encher as bochechas com ar, mantendo os lábios fechados. Primeiro, com as duas bochechas, e, depois, com uma de cada vez. Por último, com o lábio superior e inferior!
c. Pressionar os lábios como se fosse beijar e movê-los de um lado para o outro.
d. Pressionar a língua contra o palato e estalá-la.
e. Traçar o perímetro dos lábios com a língua sem mover a mandíbula. Façam isso de um lado, e, depois, do outro.

Para tornar a brincadeira mais divertida, usem um espelho para ver suas caretas! Esses movimentos ajudarão seu filho a fortalecer os músculos dos lábios, bochechas, língua e mandíbula. Outras atividades divertidas que envolvem exercícios motores orais são fazer bolhas de sabão, encher balões, soprar um apito ou beber de um canudo. Além de fortalecer os músculos da boca, esses exercícios ajudarão seu filho a inspirar ar suficiente e ter fôlego para pronunciar sons, palavras e, mais tarde, formar frases!

Acesse o Catálogo do Kinedu para descobrir várias atividades para trabalhar a pronúncia do seu filho e ajudá-lo em seu desenvolvimento linguístico.

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Minha filha entrou agora para a escola mas ainda não consegue escrever uma palavra e não distingue as letras

    1. Olá, Carina!
      Lembre-se de que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo. Sua filha entrou agora na escola, então ela precisa de um tempo para se adaptar e aprender as coisas novas que está vendo na escolinha. Não deixe de estimulá-la também com atividades e brincadeiras! No nosso app, você pode encontrar várias atividades para ajudar vocês nesse período 💖✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.