Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 5 dicas de brincadeiras em família

brincadeiras em família acampamento

Pontos-chave:
1. Brincar em família fortalece laços afetivos e desenvolve habilidades sociais nas crianças, estimulando a flexibilidade e adaptabilidade.
2. Atividades específicas, como apresentar a família ao bebê, cantar juntos, brincar com bola, dançar e criar uma barraca de acampamento, contribuem para o desenvolvimento socioafetivo e habilidades sociais em diferentes faixas etárias.

Que brincar é fundamental para o desenvolvimento na primeira infância, não é novidade. Brincar permite que as crianças explorem o mundo, desenvolvam a criatividade e treinem para enfrentar situações desconhecidas, proporcionando flexibilidade e adaptabilidade. São inúmeros os benefícios de brincar, mas hoje falaremos sobre um tipo específico de atividade: as brincadeiras em família.

X
banner kinedu desenvolvimento

Envolver a família nas brincadeiras com o bebê ou a criança ajuda a fortalecer os laços afetivos entre o pequeno e as pessoas envolvidas e a desenvolver as habilidades sociais.

Confira 5 brincadeiras em família para fazer com o seu filho:

  • Apresentar a família ao seu bebê. Para bebês de 0 a 2 meses, essa é uma atividade que ajuda no desenvolvimento socioafetivo. Converse com o seu pequeno sobre a família de vocês, dizendo os nomes das pessoas e a relação entre elas e ele. Por exemplo: “Eu sou a Maria. Sou sua mamãe. Esse é o João. Ele é seu papai. Essa é a Ana. Ela é sua irmãzinha”. 
  • Cantar juntos para o seu bebê. Bebês de 2 a 4 meses vão adorar essa atividade! Convide o seu parceiro ou parceira para participar. Segure o seu filho na posição vertical, para que ele possa observar o que está em volta. Juntos, cantem uma música para o seu bebê. Revezem-se para segurá-lo, permitindo que ele observe o ambiente ao seu redor enquanto ouve as vozes dos pais. Essa brincadeira irá estimular o desenvolvimento socioafetivo do seu bebê, além do controle da cabeça.
  • Brincar com uma bola. Para bebês de 4 a 6 meses, essa é uma ótima forma de incluir alguém com quem seu filho não esteja tão familiarizado nas brincadeiras. Coloque o seu bebê sentado em uma superfície macia com algumas almofadas como apoio. Pegue uma bola e passe-a para a pessoa que está brincando com vocês. Depois, entregue a bola ao seu bebê e deixe que ele brinque um pouco. Em seguida, peça para o “novo amigo” pegar a bola e entregá-la ao seu bebê. Observe como ele reage a uma pessoa diferente. Essa brincadeira irá trabalhar as habilidades sociais do seu pequeno.
  • Dançar com o bebê. Bebês de 10 a 12 meses irão se beneficiar muito dessa brincadeira! Convide alguém da sua família para se juntar a vocês. Coloque uma música que o seu bebê goste e ensine a ele como fazer gestos simples para imitar você. Incentive-o a dançar com o convidado de vocês. Essa brincadeira irá estimular as habilidades sociais, musicais e de imitação do seu filho.
  • Fazer uma barraca de acampamento. Essa brincadeira é direcionada para bebês de 13 a 15 meses, mas temos certeza de que as crianças maiores – e os adultos! – também vão se divertir muito! Improvisem uma barraca colocando um lençol sobre uma mesa, e deixando as pontas caírem até o chão. Brinquem de imitação, de adivinhação ou do que quiserem. Essa brincadeira ajuda a fortalecer a convivência em família e os laços afetivos entre as pessoas envolvidas.

Você encontra o passo a passo para essas e outras brincadeiras em família no Catálogo do Kinedu. 

Artigos Relacionados

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.