X
X
atividades para crianças de 1 ano

Conheça 15 atividades para crianças de 1 ano!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

As atividades para crianças de 1 ano ajudam no aprendizado de diversas habilidades importantes para o desenvolvimento físico, linguístico, cognitivo e socioafetivo do seu pequeno.

Há quem pense que as brincadeiras são meras distrações, apenas um passatempo. Mas a verdade é que, por meio delas, os pequenos conseguem desenvolver diversas habilidades importantes de uma maneira lúdica e divertida. Pensando nisso, você sabe quais são as melhores atividades para crianças de 1 ano?

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Nessa fase, os baixinhos estão descobrindo muita coisa ao mesmo tempo, como fala, locomoção, afetividade e, principalmente, sua independência. Apesar de eles já conseguirem brincar sozinhos, para ter um aprendizado efetivo e seu potencial estimulado, é preciso que os pais ajudem com atividades adequadas.

A seguir, acompanhe cada atividade detalhadamente para você reproduzir em casa. Assim, você pode aproveitar os momentos de diversão e aprendizado para o desenvolvimento do seu bebê de 1 ano!

Atividades para crianças de 1 ano

1. Andar sozinho

Por volta de 1 ano ou um pouco mais é que os bebês começam a andar sozinhos. Por isso, é interessante fortalecer os músculos dos pequenos a fim de prepará-los para mais esse grande marco do desenvolvimento. Para essa atividade, você precisará apenas de uma bola.

Pegue seu filho pelas mãos e coloque o objeto na frente dele. Comece a andar e faça com que ele chute a bola durante os passos. Observe se ele começa a andar em direção à bola, mesmo sem você direcioná-lo.

2. Estimular o tato

Estimular o tato do bebê ajuda a criar conexões neurais, o que melhora a capacidade cognitiva e a memória. Para essa brincadeira, pegue alguns grãos, como feijão e milho, e coloque em um recipiente. Por fim, tire os sapatos do seu filho e faça com que ele encoste os pés nos grãos.

Com esse estímulo, o pequeno sentirá as diversas texturas com os pezinhos, o que ajudará a desenvolver o tato. Deixe que o seu bebê brinque com os grãos e observe as reações dele. É muito interessante e fofo!

3. Desenvolver coordenação motora

A coordenação motora é o que nos permite fazer movimentos. Na prática, quando envolve grandes músculos, como pernas e braços, é chamada de coordenação motora grossa. Por outro lado, quando usa músculos pequenos, como os dos dedos, é denominada coordenação motora fina.

Para estimular os dois tipos de uma só vez, você pode fazer essa brincadeira de encaixar objetos. Em uma caixa de papelão, faça um buraco um pouco maior que as bolas que você vai usar. Depois, demonstre como colocar as bolas dentro do buraco. Assim, seu filho precisará movimentar os braços para ir em direção à bola e as mãos para apanhá-la.

Na atividade do Kinedu abaixo, você confere outra dica de atividade muito útil para estimular a coordenação motora do seu pequeno. Baixe o app para acessar outras 1.800 atividades como esta!

4. Estimular as primeiras palavras

As rimas são capazes de estimular o desenvolvimento linguístico do seu bebê e chamam a atenção dele por causa de sua musicalidade. Por mais que seu filho ainda não consiga repeti-las no momento, o fato de você entoá-las frequentemente vai ajudá-lo a falar algumas palavras dentro de pouco tempo.

5. Desenvolver apego seguro

O apego seguro é um vínculo saudável criado entre pais e filho que faz com que a criança se sinta segura. Isso ajuda a despertar a autoconfiança e a autoestima, capacidades importantes para o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo. Agora, você sabia que a música pode estimular essa conexão?

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Você pode cantar uma música mantendo contato visual com o seu filho. Colocar o nome dele nas canções. Pedir para que ele acompanhe o ritmo com um tambor ou um chocalho. São atividades simples, mas que estimulam muitas habilidades ao mesmo tempo.

6. Dançar com o bebê

A dança é muito mais que uma atividade física. Além de gastar energia, ela é excelente para estimular as habilidades sociais da criança. Por isso, coloque uma música da qual seu filho goste e dancem juntos!

Incentive-o a imitar você fazendo gestos simples. Se houver mais pessoas na casa, aproveite e convide-as para se juntarem a vocês nessa brincadeira em família tão divertida!

7. Montar quebra-cabeças

O quebra-cabeça é um jogo que ajuda nas habilidades cognitivas e pode ser trabalhado desde o primeiro ano até a vida adulta, trazendo muitos benefícios a cada fase. Além disso, esse tipo de atividade estimula a memória e a coordenação motora fina.

Para fazer a brincadeira, recorte papéis coloridos em formas geométricas, como quadrado, círculo, retângulo etc. Depois, desenhe o contorno desses formatos em uma folha em branco. Em seguida, peça para que o seu filho encaixe cada peça no desenho correspondente.

X
banner kinedu desenvolvimento

8. Solucionar problemas

Aprender a resolver problemas é algo que levamos para a vida. Por isso é tão importante estimular essa habilidade no seu bebê. Nessa atividade, você vai ensinar a ele um plano para alcançar seus objetos preferidos.

Coloque um brinquedo do seu bebê fora de alcance. Depois, dê a ele um bastão e mostre como pegar o brinquedo usando esse objeto. Em seguida, deixe-o tentar fazer isso sozinho.

9. Treinar o equilíbrio

Nessa fase em que o seu bebê está começando a dar os primeiros passos, é importante que você o ajude a treinar o equilíbrio. Essa brincadeira, além de divertida, auxilia nesse sentido.

Pegue um saquinho com alguns grãos, como feijão ou arroz, por exemplo. Dê esse pacote nas mãos do seu filho e peça para que ele ande segurando o objeto. Se estiver muito fácil para ele, você pode aumentar o desafio pedindo para que ele coloque o saquinho na cabeça ou no ombro e ande sem deixar o pacote cair.

10. Estimular o raciocínio

A imitação é uma das maneiras que a criança tem de aprender. O seu pequeno sempre observa as pessoas mais velhas e tenta copiar suas atitudes. Portanto, você pode estimular essa habilidade brincando de imitação.

Pegue dois copos plásticos, dê um para o seu filho e mostre a ele como segurar o objeto. Em seguida, finja que está bebendo algo e o incentive a fazer o mesmo. Agora, é a sua vez de imitá-lo! Tente seguir os movimentos e as expressões faciais que ele fizer — será muito divertido para os dois.

11. Subir e descer escadas

As crianças adoram escadas, não é? Por isso, aproveite esse interesse para ensinar o seu pequeno a subir e descer os degraus, estimulando assim a sua coordenação motora grossa.

Comece colocando-o em um degrau baixo. Em seguida, levante suavemente o joelho dele em direção ao próximo degrau e ajude-o a posicionar as mãos. Quando ele já tiver aprendido a subida, ensine-o a se virar e descer usando os pés primeiro, sentando-se nos degraus.

Lembre-se, porém, de sempre estar por perto para supervisionar quando o seu bebê quiser se aventurar em escadas.

12. Seguir instruções verbais

Para essa atividade, pegue uma boneca para você e uma para o seu filho. Então, experimente diferentes ações, como embalá-la e acariciá-la, dando nome a cada movimento. Tente fazer com que ele siga o seu exemplo e imite essas ações.

Veja se ele consegue associar cada movimento à sua instrução e continue treinando por alguns minutos, enquanto estiverem se divertindo. Isso o ajudará a desenvolver suas habilidades linguísticas, ao entender que cada gesto recebe um nome.

13. Compreender o “não”

Por volta de 1 ano, o seu filho já é um pequeno explorador e começará a mexer em tudo à sua volta. Além disso, ele começa a ter mais interações com outras crianças e a desenvolver noções sobre o que é e o que não é permitido.

Então, essa atividade ajudará a estimular habilidades socioafetivas importantes na primeira infância. Sente-se com o seu bebê e coloque dois objetos na sua frente: um permitido, como um brinquedo, e um que ele não deve mexer, como uma tesoura.

Deixe-o observar os objetos e espere que ele tente pegá-los. Quando ele alcançar o brinquedo, faça elogios e mostre-se feliz, estimulando a brincar. Em contrapartida, quando ele tentar pegar a tesoura, diga “não” de forma firme, sacudindo a cabeça em negativa e colocando o objeto fora do alcance. Aos poucos, ele começará a entender o significado dessa palavra.

14. Associar diferentes estímulos

Essa atividade tem como objetivo ajudar seu bebê a associar diferentes estímulos cognitivos, favorecendo sua capacidade de atenção e de memória. Para começar, separe vários objetos e brinquedos que possam ser identificados pelos barulhos que eles fazem. Por exemplo, um avião, um pato, um telefone etc. Mostre os objetos e reproduza os sons que eles fazem, continuando a brincadeira enquanto o seu bebê estiver se divertindo.

15. Aumentar o vocabulário

Por fim, uma atividade muito rica para fazer com o seu bebê é ler historinhas. Construir esse hábito desde cedo é excelente para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioafetivo.

Além disso, os livros são uma ótima fonte para ampliar o vocabulário do seu pequeno nessa fase das primeiras palavras. Chame-o para ler, enfatizando o nome de personagens e objetos. Depois, deixe que ele explore a história à vontade, virando as páginas e observando as ilustrações.

Diante desta leitura, você viu que o desenvolvimento infantil pode ser estimulado por meio de brincadeiras simples e divertidas. Assim, para ajudar nessa missão, o Kinedu é um grande aliado! No aplicativo, além de acompanhar o crescimento do seu filho, você encontra +1.800 atividades para crianças de 1 ano e de outras idades.

Baixe o Kinedu gratuitamente AQUI. O app está disponível tanto para Android quando para iOS.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

12 comentários em “Conheça 15 atividades para crianças de 1 ano!”

    1. Olá Marya! Que bom que você gostou, ficamos muito felizes em poder te apoiar. Temos muitas outras atividades aqui no blog para seu bebê, clique aqui e aqui para conferir algumas delas 😆💞✨

    1. Olá, Juliano!
      Ficamos felizes que você tenha gostado, esperamos que você e sua família se divirtam com as atividades! 😉🌷

  1. Pingback: Cadeirinha de carro para crianças: qual usar em cada idade? - Kinedu Blog

  2. As dicas são legais, mas algumas opções não sei se são para crianças de 1 ano pois, no meu caso, meu filho anda sozinho desde o 10º mês….. quebra cabeça é um aprendizado mais longo, mas começou a acertar as argolas no 10º mês (hoje, com 16° meses, acerta formas geométricas e as vezes cores)….. subir/descer escada normal e de alumínio, escalar no playgroud sozinho faz desde 11º mês ….. descer no escorregador a partir do 13º mês….. a parte musical atrasamos um pouco, dançar começou com 13º meses….. identificar e apontar partes do corpo começou no 14° mês….. outras atividades como tirar e colocar telefone do gancho, escovar dentes, pentear cabelo, saber o que é acender/desligar interruptores começou a fazer sozinho com 15º meses….. hoje continuamos estimulando todas as anteriores, mas estamos treinando a saber esperar quando abrimos a porta, novos quebras cabeças e esportes (basquete e futebol) pra ele saber que tem lugar certo para jogar a bola para não jogar em cima de mesa, fogão etc… Em outubro conheci o Kinedu e coloquei a idade e informações do meu filho pois apesar de estarmos antenado no aprendizado, é sempre bom saber novas alternativas de atividades e formas diferentes de executá-las, por enquanto o app parece bom, vou continuar testando por mais 1 mês para ver se as recomendações de atividades são realmente legais de acordo com a idade, depois pretendo fazer a assinatura anual para aumentar o nível de acesso e prestigiar os desenvolvedores.

    1. Olá, João!
      Sim, dicas são importantes, mas elas devem sempre levar em consideração as habilidades de cada bebê. O algoritmo do nosso aplicativo trabalha sugerindo atividades com base no desenvolvimento do seu bebê. Isto quer dizer que há 2 tipos de atividades sugeridas em seu plano de atividades semanal:
      1- Atividades para reforçar habilidades. Sendo repetidas ou até similares, porém, bem fáceis de serem realizadas;
      2- Atividades para desenvolver novas habilidades. Neste caso, serão um pouco mais desafiadoras e é esperado que elas não sejam completadas logo na primeira tentativa.
      Mas não se preocupe! Você pode praticá-las com calma e aos poucos, percebendo a evolução do seu bebê. É importante também sempre atualizar os marcos completados pelo seu bebê para que o aplicativo mantenha as atividades adequadas ao perfil dele.

      Esperamos que você goste do nosso app! 👶💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *