Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação motora grossa infantil: perguntas e respostas!

coordenação motora grossa perguntas e respostas

A coordenação motora grossa está relacionada aos movimentos feitos com os grandes músculos. Por isso, é preciso estimulá-la para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

Os primeiros anos do bebê são marcados por conquistas em importantes habilidades para o seu desenvolvimento, como sorrir, engatinhar, reconhecer pessoas etc. Pensando nisso, preparamos este post para falar um pouco mais sobre uma das capacidades mais notáveis: a coordenação motora grossa. Saiba mais sobre o assunto!

O movimento é algo natural do ser humano. Pular, correr, apanhar, chutar, andar e rolar são exemplos de habilidades fundamentais que, mais cedo ou mais tarde, são dominadas pela criança. Cabe aos cuidadores ficar por dentro de tudo o que acontece para poder ajudar os pequenos a alcançarem novas conquistas e a terem um desenvolvimento saudável.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Quer entender mais? Então, continue a leitura para conferir perguntas e respostas sobre a coordenação motora grossa e como estimulá-la em seu bebê. Vamos lá?

O que é coordenação motora grossa ou ampla?

A coordenação motora grossa está relacionada aos movimentos dos membros superiores e inferiores do corpo, ou seja, os que envolvem os músculos maiores, como os das pernas, dos braços e do abdômen. Exemplos de atividades que requerem essa habilidade são: correr, sentar, esticar os braços, rolar etc.

Como desenvolver essa habilidade? A coordenação motora grossa progride a partir de um processo gradual de fortalecimento muscular e de coordenação entre os músculos. Sendo assim, a cada conquista de uma nova habilidade, seu bebê está se preparando para a próxima. Por exemplo: após conseguir engatinhar, seu pequeno provavelmente aprenderá a andar e, mais tarde, a correr.

Qual é a diferença entre a coordenação motora grossa e a fina?

Enquanto a coordenação motora grossa requisita os grandes músculos para ser realizada, a coordenação motora fina tem a ver com o movimento dos pequenos músculos do corpo, como os das mãos e dos olhos. Escrever, pegar objetos com as mãos, amarrar os sapatos e abotoar a camisa são alguns exemplos de atividades que requerem essa habilidade.

coordenação olho-mão também faz parte da coordenação motora fina, uma vez que é necessário usar os músculos menores. Quando a criança desenha, brinca de massinha de modelar ou monta um quebra-cabeça, ela está desenvolvendo essa capacidade.

Para que serve a coordenação motora grossa?

Como vimos, a coordenação motora grossa está relacionada ao fortalecimento e à sincronização dos movimentos dos músculos maiores. Dessa maneira, ela é fundamental para o equilíbrio, percepções gerais e tônus muscular.

As atividades da coordenação motora grossa estão ligadas diretamente à nossa rotina. Afinal, andar, correr, pular, esticar os braços, levar a mão aos objetos, entre outros, são movimentos que fazemos diariamente.

Por isso, é necessário estimular o seu pequeno de acordo com a idade e com o estágio de desenvolvimento dele, para que ele se desenvolva de maneira saudável e aprenda as habilidades motoras amplas, como sustentar a cabeça, sentar, engatinhar, andar, correr e pular.

Essas primeiras habilidades serão a base para as novas que virão com o passar do tempo. Sendo assim, é muito importante que sejam bem desenvolvidas. Para isso, é preciso que sejam estimuladas por meio de atividades adequadas. No próximo tópico, abordamos algumas delas.

Qual atividades posso desenvolver em casa para estimular a coordenação motora grossa?

Você sabia que é possível ajudar no desenvolvimento da coordenação motora grossa do seu bebê desde o nascimento? Pois é! Existem diversas atividades que estimulam o seu pequeno a trabalhar essa habilidade. Aqui, reunimos algumas delas.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Preparando-se para sentar

Por volta dos 4 meses, alguns bebês já querem se sentar e, com 5 ou 6 meses, a maioria já consegue fazer isso com apoio das mãos no chão. Com 7 ou 8 meses, é bem provável que o seu pequeno consiga se sentar sem apoio e, com 9 meses, já fica bastante tempo nessa posição.

Para que isso ocorra, é importante fortalecer os músculos da barriguinha. Uma ótima atividade é deitar o bebê de barriga para cima e entregar um objeto que ele possa segurar com as duas mãos. Enquanto ele agarra o objeto, você o puxa lentamente para cima até que ele fique sentado.

Você pode fazer isso várias vezes ao dia. Se o seu filho não conseguir sustentar a cabeça, levante-o apenas 2 cm do chão. Isso é interessante para fortalecer os músculos do pescoço e das costas.

Olhando para trás

Outra excelente posição para bebês fortalecerem os músculos posteriores e anteriores é ficar de bruços. Assim, podemos estimulá-los com brinquedos e iniciar a base motora que o fará engatinhar.

Para a brincadeira, coloque o seu bebê no chão deitado de barriguinha para baixo. Precisamos de brinquedos ou objetos que façam barulho, como chocalhos ou molho de chaves. Posicione-se atrás do bebê e balance o item de forma que emita um som alto suficiente para o bebê ouvir.

Instintivamente, seu filho procurará pelo som com os olhos, virando a cabecinha e, de vez em quando, tentando virar o corpinho. É exatamente essa reação que procuramos, pois o ajudará na localização espacial, na construção do tônus muscular e na coordenação motora grossa.

X
banner kinedu desenvolvimento

Essa atividade você encontra no app Kinedu na categoria “física” e “engatinhar”. Ela é ideal para bebês que ainda não aprenderam a engatinhar.

Confira também essa atividade, que você pode encontrar no nosso App, e que tem como objetivo estimular a Coordenação Motora Grossa do seu pequeno:

Segurando pela mão

Para essa brincadeira de coordenação motora grossa você precisa de um ambiente plano e com chão livre de obstáculos. Fique de frente para o seu bebê e segure ambas as mãozinhas. Vá caminhando com ele, guiando-o para frente (você caminhará de costas).

Isso dará confiança para o seu bebê seguir dando os primeiros passos. Também é uma ótima maneira de ajudá-lo a explorar a casa e ganhar mais firmeza para andar sozinho depois.

Essa atividade você encontra no app Kinedu na categoria “física” e “primeiros passos”. Ela é ideal para bebês que estão começando a andar.

Subindo e descendo escadas

Uma das mobilidades que a coordenação motora grossa é responsável após o bebê andar são os movimentos de subir e descer. Dessa forma, precisamos estimular o desenvolvimento dos músculos inferiores, bem como a visão de distância e profundidade.

Para essa atividade, você precisa de brinquedos que chamem a atenção do seu filho. Também é importante ter uma escada que ele possa subir e descer em segurança com sua supervisão. Comece subindo três degraus e chamando a atenção dele com um brinquedo.

É bem provável que ele suba engatinhando os degraus — isso não tem problema — e, em seguida, ajude-o a descer. Então, repita a atividade subindo outros três degraus.

Essa atividade você encontra no app Kinedu na categoria “física” e “andar”. Ela é ideal para bebês que já sabem andar com certa firmeza.

Saltando para objetos do cotidiano I

Para essa atividade, você precisará de objetos do cotidiano da sua família, como algum brinquedo, garfo e relógio. Coloque-os no chão, marcando-os como “estações”.

Segurando a mão da criança, pulem juntos para a primeira estação que está no chão. Parados lá, peça para que a criança diga o nome do objeto. Quando ele acertar, saltem para a próxima estação, repetindo a brincadeira.

Essa atividade você encontra no app Kinedu na categoria “física” e “pular”. Ela é ideal para crianças que andam e já sabem nomes de objetos do cotidiano.

Aumentando o volume!

Para essa brincadeira, vocês precisarão de um espaço amplo e que pode ser usado para ouvir música. Diga a seu filho que brincarão com um jogo de música e que é preciso prestar atenção ao volume dela.

Comecem caminhando normalmente e à medida que o volume da música aumenta, vocês devem ir acelerando os passos. Isso deve acontecer até que seu filho esteja correndo — ou quase. Essa atividade treina a habilidade de correr, mas também estimula a atenção, memória e pensamento abstrato.

Essa atividade você encontra no app Kinedu na categoria “física” e “correr”. Ela é ideal para crianças que já sabem andar e pular.

Aprendendo a dançar

Dançar não é apenas algo prazeroso: é um ótimo exercício físico, é também uma verdadeira aula para os pequenos. Enquanto ela dança, a criança desenvolve a amplitude de movimento e usa todas as partes do corpo que trabalham as coordenações motoras grossa e fina. Outros benefícios da dança incluem a melhora da postura, do equilíbrio, da resistência, da flexibilidade e da percepção corporal.

Em vez de apenas colocar uma música para que o seu filho dance, é interessante que você dite quais movimentos ele pode fazer, por exemplo: “levante o braço assim”, “mexa a perna para o lado”, “dê um passinho para a frente”. Essa atividade é capaz de ajudar a desenvolver também a imaginação e a resolução de problemas.

Como o Kinedu pode ajudar nisso?

Kinedu é um aplicativo para acompanhar e estimular o desenvolvimento de crianças de 0 a 4 anos. Isso significa que, além de ficar por dentro de todas as conquistas relacionadas às habilidades do seu filho, você aprende atividades para fazer com ele para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades.

E isso não apenas na coordenação motora grossa, mas em todas as áreas de desenvolvimento, como cognitiva, linguística, física e socioafetiva. Funciona assim: você coloca todos os dados do seu bebê e o Kinedu sugere atividades para você fazer com o seu filho conforme a idade e os marcos de desenvolvimento que ele já alcançou. Além disso, ele oferece dicas de leitura de artigos baseadas no que há de mais atual na ciência.

A coordenação motora grossa é uma das habilidades mais fáceis de se notar nos marcos do desenvolvimento infantil. Apesar de ser algo natural do ser humano, é necessário que os pais e outros cuidadores estimulem para que o bebê a desenvolva de maneira saudável.

Em nosso catálogo temos mais de 100 atividades que podem ser feitas em casa. Você se interessou e quer saber mais sobre o Kinedu? Então, que tal baixar o aplicativo gratuitamente e testar agora mesmo?

Artigos Relacionados

8 respostas

    1. Olá, Romulo! Ficamos felizes em saber que nosso artigo foi útil para você. Agradecemos pelo comentário! 🥰✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.