O tummy time deve ser praticado frequentemente, desde os primeiros dias de vida, ajudando o seu bebê a alcançar os principais marcos do desenvolvimento físico.

Muitos pais têm dúvidas sobre como estimular o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos do bebê. Quando começar e como fazer são questões que rondam a cabeças dos marinheiros de primeira viagem.

Neste artigo, vamos falar sobre uma das recomendações mais faladas, o tummy time. Descubra como uma atividade simples, como deixar seu filho de bruços, irá ajudá-lo a se desenvolver com mais facilidade. Confira!

O que é tummy time?

Se traduzirmos ao pé da letra, seria algo como “tempo de barriguinha” ou, melhor dizendo, “tempo de bruços”. Ou seja, praticar o tummy time consiste em deixar o bebê de bruços por alguns períodos ao longo do dia.

Entretanto, é importante reforçar que essa posição não é recomendada para dormir. Desde a década de 90, a Academia Americana de Pediatria (AAP) iniciou uma campanha que orienta os pais a colocarem o bebê sempre de barriga para cima na hora do sono. Essa orientação, seguida no mundo todo, reduz o risco de sufocamento e vem contribuindo para a diminuição dos casos de morte súbita infantil.

Por outro lado, a recomendação fez com que os bebês passassem menos tempo de bruços, o que pode dificultar o desenvolvimento de habilidades motoras, como sentar, rolar e engatinhar. Além disso, muito tempo deitado apenas de barriga para cima pode contribuir para que o bebê fique com a cabeça achatada e o pescoço torto. Assim, lembre-se: coloque seu bebê de barriga para cima para dormir, e de bruços para brincar.

Como praticar o tummy time com o seu bebê?

Ainda de acordo com a AAP, o ideal é começar a praticar o tummy time logo nos primeiro dias de vida, assim que o bebê for para casa. A princípio, seu filho poderá reclamar um pouco. Então, a dica é começar colocando-o de bruços no seu colo, por 2 a 5 minutos, e repetir cerca de duas a três vezes ao dia.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades que ajudam no desenvolvimento do bebê!

À medida que o bebê se habituar, você deverá ir aumentando o tempo e a frequência, porém, sempre sob supervisão. A seguir, algumas dicas de como tornar esse momento mais agradável e estimulante para o pequeno:

  • No início, para não se esquecer e criar o hábito, coloque seu filho nessa posição por 1 minuto a cada troca de fralda;
  • Depois de um tempo, quando ele estiver mais forte, faça a atividade em uma superfície dura, por exemplo, sobre um tapete ou cobertor colocado no chão;
  • Outra boa ideia é usar texturas diversas (os tapetes de atividades são ótimos para isso);
  • Aposte nos brinquedos para chamar a atenção do seu bebê, colocando-os à frente dele, para que ele tente alcançá-los.;
  • Se o brinquedo falhar, que tal um espelho de plástico? Os bebês adoram ver o próprio reflexo, e isso vai entreter seu pequeno por um tempo nessa posição;
  • Espalhar os brinquedos em volta do seu bebê é uma forma de estimular que ele mexa o pescoço para olhar e tente se movimentar, se arrastando, por exemplo;
  • Muitos bebês realmente não gostam de ficar de bruços e, nesse caso, é ainda mais importante deixá-lo confortável e escolher o melhor momento. Nada de fazer o tummy time com o bebê agitado, sonolento ou com fome. De barriga ou fralda cheia também não é boa ideia, então, evite praticar o tummy time após a mamada e sempre verifique se a fralda está limpa;
  • Deite junto com o seu bebê e aproveite o momento para fazer contato visual, rir e brincar com ele, pois sua presença irá fazer com que ele se sinta mais seguro;
  • Por fim, a alternativa é usar algum objeto como um rolinho, travesseiro ou almofada sob o peito do seu pequeno até que ele se adapte. Com o tempo, é importante remover o apoio para não atrapalhar a mobilidade.

Essas dicas e um pouco de persistência devem ser suficientes para vencer a resistência do seu filho em ficar de bruços. Mas lembre-se de que, em alguns casos — bebês prematuros ou com necessidades especiais —, pode ser necessária uma adequação. Portanto, converse com o seu pediatra.

banner kinedu desenvolvimento

Confira esta atividade do Kinedu para incentivar o seu bebê a ficar de bruços de um jeito divertido.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Quais os benefícios de praticar o tummy time?

Como já mencionamos, o tempo brincando de bruços é importante para que o bebê alcance os principais marcos do desenvolvimento infantil, como sustentar a cabeça e sentar. Conheça os principais benefícios do tummy time!

Ajuda a desenvolver os músculos

No início, você deve posicionar o rosto do bebê de lado, alternando direita e esquerda, já que ele não vai conseguir erguer a cabeça. Com a prática, ele começará a tentar levantar a cabeça, seja para sair daquela posição, seja para enxergar ao redor, fortalecendo os músculos da região, bem como das costas e dos ombros.

Prepara o bebê para os próximos marcos do desenvolvimento

Até ficar ereto e andar, o bebê precisa alcançar vários marcos físicos, como firmar o pescoço, rolar, sentar e engatinhar. Esse exercício diário prepara o bebê para cada uma dessas conquistas. Além do fortalecimento muscular, desenvolve o equilíbrio, a coordenação motora e até a autoestima.

Estimula a mobilidade

É a partir dessa posição que seu filho vai conseguir realizar os primeiros movimentos de locomoção. Usando brinquedos e objetos como iscas, você estimula seu bebê a se esticar e se arrastar para alcançá-los.

Como vimos, o estímulo diário é essencial para o desenvolvimento pleno do bebê, mas sabemos que, muitas vezes, faltam ideias para colocar essa orientação em prática. O Kinedu é um aplicativo criado por especialistas em desenvolvimento infantil para ajudar os pais a acompanhar e estimular o desenvolvimento de seus filhos, trazendo dicas de atividades adaptadas de acordo com o momento único de cada bebê.

Além de ideias para o tummy time, o app traz um plano personalizado de atividades, que são propostas de acordo com os dados que você preenche, à medida que o seu filho atinge os marcos de desenvolvimento. No plano gratuito, você pode visualizar 3 atividades por semana. Já no plano premium, você tem acesso ilimitado ao conteúdo e pode adicionar outros cuidadores para que acompanhem o progresso do seu bebê.

Entendeu como o tummy time pode ser importante e até divertido? Seguindo as dicas que viu por aqui, você poderá aproveitar esses momentos com o seu filho com leveza e muito carinho!

Agora que você já sabe como é importante estimular o desenvolvimento do seu filho desde cedo, baixe grátis o app Kinedu e descubra como ele pode te ajudar nessa tarefa.