É importante saber identificar quais são os sinais de que o seu bebê está pronto para sentar, até mesmo para poder incentivar esse processo, certo?

Quando se tem o primeiro filho e ele começa a se movimentar mais, uma das dúvidas que os pais costumam ter é com quantos meses o bebê senta. São vários os marcos do desenvolvimento pelos quais ele vai passar, e esse é um dos mais importantes.

Por isso, desenvolvemos este artigo para tirar a sua dúvida. Nele, vamos abordar alguns sinais que os bebês dão quando estão preparados para sentar, mostraremos algumas atividades para incentivá-lo a fazer isso e, por fim, veremos com quantos meses o bebê senta. Interessou? Então continue a leitura!

Quais são os sinais de que meu bebê está pronto para sentar?

Nos primeiros meses de vida, você deve ter percebido que seu bebê já estabeleceu o controle de alguns músculos, como os responsáveis por controlar os movimentos dos olhos e da cabeça. Assim, talvez ele já consiga, por exemplo, seguir objetos pelos quais se interessa.

Para conseguir se sentar, não é diferente: alguns músculos precisam ser trabalhados para que seu bebê consiga executar o movimento. Isso vai acontecendo gradativamente, ao passo em que os músculos do pescoço e das costas se fortalecem e ele desenvolve melhor o equilíbrio de seu torso, cabeça e pescoço.

Antes de se sentar, seu bebê vai aprender a levantar a cabeça enquanto estiver deitado de barriga para baixo. Você pode incentivá-lo a fazer isso colocando-o todos os dias nessa posição por alguns minutos.

Para ele se exercitar de uma forma um pouco diferente, você pode colocar seu filho de bruços, estender os braços dele para frente e colocar algum brinquedo de que ele goste um pouco afastado, para chamar a atenção dele e tentar fazer com que ele sustente a cabeça para olhar para você. Isso também é um bom jeito de checar sua audição e visão.

Depois que for capaz de levantar a cabeça, seu filho vai começar a empurrar os bracinhos como se fizesse flexões, tentando levantar o peito do chão. Isso irá fortalecer a parte superior do torso, para que ele consiga se manter sentadinho.

Ao mesmo tempo, ele pode ficar se balançando tentando virar de barriga para cima, ficar chutando ou mesmo fazendo movimentos de natação com os braços. Quando ele conseguir virar de barriga para cima e ao contrário, pode ser que ele esteja pronto para se sentar.

Posso fazer alguma coisa para incentivá-lo?

A resposta é: sim! Você pode ajudar o seu bebê a alcançar esse marco do desenvolvimento com algumas atividades que funcionam quase como uma ginástica. Olha só!

Fortalecendo a barriguinha

Essa atividade é quase um clássico das mamães e dos papais. Aqui, você vai deitar o seu bebê de barriga para cima e entregar algum objeto que ele consiga segurar usando as duas mãos. Enquanto ele segura, você vai puxá-lo para cima até que ele fique sentado. Você pode repetir esse movimento algumas vezes ao dia.

Caso seu filho ainda não consiga sustentar a cabeça, levante-o cerca de 2 cm, pois essa atividade é ótima para deixar os músculos do pescoço e das costas bem fortes, além de estimular o reflexo de preensão.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Levantando as perninhas

Para fazer esse exercício, vai ser preciso que você coloque seu filho sobre um tapete e virado de barriga para cima. Você vai fazer um movimento parecido com o do exercício anterior, puxando pelas mãos até que ele fique sentado.

Pode ser que o seu bebê levante as perninhas de forma natural e, para que o movimento fique mais fácil e confortável, coloque uma mantinha ou uma toalha para que ele apoie as costas.

Hora de sentar

Nesse exercício, você vai apoiar seu bebê em travesseiros ou almofadas já sentadinho — então é legal rodear mesmo o seu filho com esses travesseiros. Depois disso, você vai deitá-lo devagarzinho em direção à almofada, de forma que ele tente se erguer sozinho e voltar a ficar sentado.

Você pode repetir esse movimento várias vezes, sempre incentivando e encorajando seu bebê quando ele conseguir se sentar novamente.

Aos pouquinhos

Para fazer essa atividade, você vai colocar seu bebê deitadinho de barriga para cima, com as costas apoiadas em um travesseiro, almofada comum ou almofada de amamentação.

Depois disso, pegue o brinquedo que seu pequeno mais gosta, segure-o bem na frente dele e vá afastando-o aos pouquinhos, para que ele persiga o brinquedo a fim de alcançá-lo. Ele deve usar as mãos como apoio e forçar o abdômen para levantar o corpinho para pegar o brinquedo.

Alongamento

Nessa atividade, você deverá colocar o seu neném deitado de bruços em cima de um cobertor — pode ser também uma toalha ou até um colchonete, se você tiver. Depois, levante-o apoiando uma das mãos em sua cinturinha e a outra em seu queixo, puxando-o para cima bem devagar e com cuidado.

Ao terminar, deite seu filho de novo — ainda de bruços — e faça um alongamento em suas perninhas, levando seus tornozelos até o bumbum e alternando as pernas. Aliás, exercitar o bebê enquanto ele está deitado de bruços é ótimo para deixar os músculos das costas mais fortes, além de estimulá-lo a sustentar a cabeça.

Afinal, com quantos meses o bebê senta?

Geralmente, os bebês começam a querer sentar quando estão com uns 4 meses, conseguindo ficar sentados com o apoio de algum móvel ou de uma pessoa. Já com 5 para 6 meses, boa parte deles já consegue sentar com o apoio das mãos no chão.

É nessa idade que algumas das mães se aventuram no BLW, pois conseguir se sentar sozinho é um dos sinais de que o bebê está pronto para comer sólidos.

Depois disso, com uns 7 meses, é muito provável que os bebês consigam começar a se sentar sozinhos e já sem apoio por alguns segundos e, aos 8 ou 9 meses, conseguirão sentar sozinhos e ficar nessa posição por mais tempo. É importante lembrar que esses números são apenas referências e que cada bebê alcança os marcos do desenvolvimento no seu próprio tempo.

Como vimos, é possível executar alguns exercícios para incentivar seu filho a se sentar. Na verdade, ele até dá alguns sinais mostrando que está preparado para isso. Mas, para saber com quantos meses o bebê senta, mesmo que cada criança tenha o seu tempo, é importante se informar a respeito e estimular seu filho.

Para saber quais atividades podem ajudar seu filho a alcançar determinados marcos do desenvolvimento, baixe o aplicativo Kinedu! Temos vários exemplos em vídeo para ajudar você!