X
X
com quantos meses o bebe senta

Com quantos meses o bebê senta? Saiba aqui!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

É importante saber identificar quais são os sinais de que o seu bebê está pronto para sentar, até mesmo para poder incentivar esse processo, certo?

Quando se tem o primeiro filho e ele começa a se movimentar mais, uma das dúvidas que os pais costumam ter é com quantos meses o bebê senta. São vários os marcos do desenvolvimento pelos quais ele vai passar, e esse é um dos mais importantes.

Por isso, desenvolvemos este artigo para tirar a sua dúvida. Nele, vamos abordar alguns sinais que os bebês dão quando estão preparados para sentar, mostraremos algumas atividades do Kinedu para incentivar seu bebê a fazer isso e, por fim, veremos com quantos meses o bebê senta. Interessou? Então continue a leitura!

Clique AQUI e baixe o Kinedu GRÁTIS para iPhone e Android!

Quais são os sinais de que meu bebê está pronto para sentar?

Nos primeiros meses de vida, você deve ter percebido que seu bebê já estabeleceu o controle de alguns músculos, como os responsáveis por controlar os movimentos dos olhos e da cabeça. Assim, talvez ele já consiga, por exemplo, seguir objetos pelos quais se interessa.

Para conseguir se sentar, não é diferente: alguns músculos precisam ser trabalhados para que seu bebê consiga executar o movimento. Isso vai acontecendo gradativamente, ao passo em que os músculos do pescoço e das costas se fortalecem e ele desenvolve melhor o equilíbrio de seu torso, cabeça e pescoço.

Antes de se sentar, seu bebê vai aprender a levantar a cabeça enquanto estiver deitado de barriga para baixo. Você pode incentivá-lo a fazer isso colocando-o todos os dias nessa posição por alguns minutos.

Baixe o Kinedu GRÁTIS e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Para ele se exercitar de uma forma um pouco diferente, você pode colocar seu filho de bruços, estender os braços dele para frente e colocar algum brinquedo de que ele goste um pouco afastado, para chamar a atenção dele e tentar fazer com que ele sustente a cabeça para olhar para você. Isso também é um bom jeito de checar sua audição e visão.

Depois que for capaz de levantar a cabeça, seu filho vai começar a empurrar os bracinhos como se fizesse flexões, tentando levantar o peito do chão. Isso irá fortalecer a parte superior do torso, para que ele consiga se manter sentadinho.

Ao mesmo tempo, ele pode ficar se balançando tentando virar de barriga para cima, ficar chutando ou mesmo fazendo movimentos de natação com os braços. Quando ele conseguir virar de barriga para cima e ao contrário, pode ser que ele esteja pronto para se sentar.

Posso fazer alguma coisa para incentivá-lo?

A resposta é: sim! Você pode ajudar o seu bebê a alcançar esse marco do desenvolvimento com algumas atividades que funcionam quase como uma ginástica. Olha só!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e veja os vídeos das atividades agora mesmo!

Fortalecendo a barriguinha

Essa atividade é quase um clássico das mamães e dos papais. Aqui, você vai deitar o seu bebê de barriga para cima e entregar algum objeto que ele consiga segurar usando as duas mãos. Enquanto ele segura, você vai puxá-lo para cima até que ele fique sentado. Você pode repetir esse movimento algumas vezes ao dia.

X
banner kinedu desenvolvimento

Caso seu filho ainda não consiga sustentar a cabeça, levante-o cerca de 2 cm, pois essa atividade é ótima para deixar os músculos do pescoço e das costas bem fortes, além de estimular o reflexo de preensão.

Levantando as perninhas

Para fazer esse exercício, vai ser preciso que você coloque seu filho sobre um tapete e virado de barriga para cima. Você vai fazer um movimento parecido com o do exercício anterior, puxando pelas mãos até que ele fique sentado.

Pode ser que o seu bebê levante as perninhas de forma natural e, para que o movimento fique mais fácil e confortável, coloque uma mantinha ou uma toalha para que ele apoie as costas.

Hora de sentar

Nesse exercício, você vai apoiar seu bebê em travesseiros ou almofadas já sentadinho — então é legal rodear mesmo o seu filho com esses travesseiros. Depois disso, você vai deitá-lo devagarzinho em direção à almofada, de forma que ele tente se erguer sozinho e voltar a ficar sentado.

Você pode repetir esse movimento várias vezes, sempre incentivando e encorajando seu bebê quando ele conseguir se sentar novamente.

Confira esta atividade kinedu para incentivar seu bebê a se sentar!

Kinedu – Posição sentada

Aos pouquinhos

Para fazer essa atividade, você vai colocar seu bebê deitadinho de barriga para cima, com as costas apoiadas em um travesseiro, almofada comum ou almofada de amamentação.

Depois disso, pegue o brinquedo que seu pequeno mais gosta, segure-o bem na frente dele e vá afastando-o aos pouquinhos, para que ele persiga o brinquedo a fim de alcançá-lo. Ele deve usar as mãos como apoio e forçar o abdômen para levantar o corpinho para pegar o brinquedo.

Alongamento

Nessa atividade, você deverá colocar o seu neném deitado de bruços em cima de um cobertor — pode ser também uma toalha ou até um colchonete, se você tiver. Depois, levante-o apoiando uma das mãos em sua cinturinha e a outra em seu queixo, puxando-o para cima bem devagar e com cuidado.

Ao terminar, deite seu filho de novo — ainda de bruços — e faça um alongamento em suas perninhas, levando seus tornozelos até o bumbum e alternando as pernas. Aliás, exercitar o bebê enquanto ele está deitado de bruços é ótimo para deixar os músculos das costas mais fortes, além de estimulá-lo a sustentar a cabeça.

Afinal, com quantos meses o bebê senta?

Geralmente, os bebês começam a querer sentar quando estão com uns 4 meses, conseguindo ficar sentados com o apoio de algum móvel ou de uma pessoa. Já com 5 para 6 meses, boa parte deles já consegue sentar com o apoio das mãos no chão.

É nessa idade que algumas das mães se aventuram no BLW, pois conseguir se sentar sozinho é um dos sinais de que o bebê está pronto para comer sólidos.

Depois disso, com uns 7 meses, é muito provável que os bebês consigam começar a se sentar sozinhos e já sem apoio por alguns segundos e, aos 8 ou 9 meses, conseguirão sentar sozinhos e ficar nessa posição por mais tempo. É importante lembrar que esses números são apenas referências e que cada bebê alcança os marcos do desenvolvimento no seu próprio tempo.

Como vimos, é possível executar alguns exercícios para incentivar seu filho a se sentar. Na verdade, ele até dá alguns sinais mostrando que está preparado para isso. Mas, para saber com quantos meses o bebê senta, mesmo que cada criança tenha o seu tempo, é importante se informar a respeito e estimular seu filho.

Para conhecer outras atividades que podem ajudar seu filho a se sentar ou a alcançar outros marcos do desenvolvimento, baixe o aplicativo Kinedu! Temos vários exemplos em vídeo para ajudar você!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

37 comentários em “Com quantos meses o bebê senta? Saiba aqui!”

  1. Pingback: O que são e como acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil? - Kinedu Blog

    1. Olá, Natália! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo. Fique de olho aqui no blog, temos sempre artigos novos sobre desenvolvimento infantil! 👶✨

      1. Natália Araújo Da Costa

        Boa noite
        Fiquei muito feliz com suas dicas,meu bebê tem 4 messes e já quer sentar,tenho medo de forçar

        1. Olá, Natália! Para incentivar seu bebê a se sentar, você pode colocar almofadas em volta dele para que ele possa se equilibrar e se apoiar. Você também pode ensiná-lo a colocar as mãos na frente do corpo para usá-las como um tripé. Mesmo que ele se desequilibre, é importante ter paciência e continuar criando oportunidades para que ele pratique esta habilidade. ✨

  2. O meu bebê está com 7meses e já caminha segurando no sofá ,começou a sentar com 5e logo em seguida engatinhou muito rápido e agora levanta em tudo q pode . não tá muito cedo pra fazer isso?

    1. Olá, Idalina! Não se preocupe se o desenvolvimento do seu bebê estiver mais lento do que a média em alguns aspectos e mais rápido em outros, pois cada criança se desenvolve à sua própria maneira. Uma dica é usar o app Kinedu para acompanhar o desenvolvimento do seu pequeno. Assim, você poderá oferecer a ele os estímulos mais adequados à fase em que ele está! 😊❤️

  3. Boa tarde!

    Minha bebê começou a se sentar com 3 p 4 meses e é bem durinha desde os 2 meses. São muito espertos esses bebês

  4. Rosemere Santos da Silva

    Oi boa tarde minha menina tem 6 meses ainda não vira sozinha de bruço só quando eu ajudo ela virar mas levanta a cabeça pra vê o ventilador e já senta só não tá rolando ainda virando é normal.

    1. Olá, Rosemere! Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo, então não existe uma idade certa para adquirir uma habilidade. No entanto, neste artigo, falamos um pouco sobre quando os bebês começam a rolar e como ajudá-los a fazer isso. Esperamos que seja útil! 🥰✨

  5. Minha bebê tem 2 meses já é bem durinha, mas já estou colocando ela de bruços de vez enquanto, pra começar a fortalecer a região do tronco.

    1. Oi Daiany! Sim, é muito importante deixar o bebê de bruços desde cedo, pois a posição ajuda os pequenos a desenvolver os músculos do pescoço, das costas e dos ombros. Aqui neste artigo você encontra dicas para fazer isso. Esperamos que goste! 🥰👶

  6. Alexsandra da silveira

    Meu bebê já vira de bruço, fica de lado kkkkk roda a cama toda já, faço exercicios com ele todos os dias. Coloco ele sentando com almofadas, ele vai fazer 5 meses e tenta levantar do carrinho o tempo todo.

    1. Olá o meu bebé tem 3 mêsés já lê meto de bruço desde cedo e já levanta o pescoço mais não consegue ainda pegar o seus brinquedos. .

      1. Olá, Mara! Você pode baixar o Kinedu gratuitamente clicando aqui. No app, você consegue acompanhar cada marco do desenvolvimento do seu bebê e receber dicas de atividades para fazer com ele de acordo com o estágio de desenvolvimento dele e as habilidades que ele precisa adquirir. 😊❤️👶

  7. Pingback: Coordenação motora grossa: perguntas e respostas - Kinedu Blog

    1. Oi, Luyza! Que bom que seu filho vem se desenvolvendo bem e você tem acompanhado seu marcos do desenvolvimento ⭐️😉!

    2. Olá, Luyza! Que bom que seu filho está se desenvolvendo bem e você acompanha seus marcos do desenvolvimento. Virar e sustentar o pescoço irão ajudá-lo a sentar mais tarde. Continue praticando as habilidades dele ✨☺️

  8. O meu BB só tem 5 mês e já está sentando só e já até começou a levantar se apoiando em algum coisa eu sou mãe de 5 filhos com ele e nunca vir isso

    1. Olá Marcinha, cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo. É excelente que seu filho esteja se desenvolvendo bem 🌸😊!

      1. Olá meu BB tem 7messes agora que tá começado a senta mais se segurado ele não senta sem se segura não é normal e tem hora que ele cair?

        1. Oi, Ana! Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo. Não se preocupe, pois parece que seu bebê vai bem, já que a maioria dos bebês começa a se sentar (com ajuda ou apoio) aos 6 meses, mas são capazes de fazê-lo sozinho somente até os 9 meses. A maioria dos bebês começa a engatinhar até os 9 meses, porém alguns não chegam a engatinhar e passam direto a ficar em pé e andar com ajuda. O importante é que seu bebê passe tempo explorando e aprendendo sobre seu entorno. Para ajudá-lo a desenvolver sua força, tente deixar que ele passe tempo brincando de bruços!

  9. Pingback: Tummy time: o que é e como praticar com o seu bebê - Kinedu Blog

  10. Pingback: O que são e como acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil? - Kinedu Blog

  11. Pingback: Como estimular o bebê a engatinhar? Confira 4 dicas! - Kinedu Blog

  12. Pingback: Conheça 4 atividades de coordenação motora fina e grossa - Kinedu Blog

    1. Olá, Khenssane!
      Que bom que você gostou da nossa página! Esperamos trocar bastante aprendizado 🌻✨ Seja sempre bem-vinda!

  13. Pingback: Com quantos meses o bebê começa a andar? - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *