Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como criar crianças emocionalmente inteligentes

educando filhos emocionalmente inteligentes

Pontos chave:

  1. As crianças precisam desenvolver inteligência emocional para administrar suas emoções, assim como os adultos.
  2. As crianças pequenas que participam de programas de competências socioafetivas mostram menos agressividade e ansiedade e são melhores na resolução de problemas sociais.
  3. Melhorar a regulação das emoções traz benefícios em todas as áreas da vida de uma criança, incluindo prestar atenção, conseguir mais resultados na escola e apresentar níveis mais baixos de estresse.
  4. Os pais podem desenvolver a inteligência emocional dos filhos nomeando emoções, planejando sentimentos fortes, aproveitando as brincadeiras para identificar emoções, lendo livros para ensinar sobre emoções e reconhecendo os sentimentos de outras pessoas.

Você consegue se lembrar da última vez em que se sentiu realmente frustrada ou triste? Quais técnicas ou habilidades você usou para controlar suas emoções? Educando filhos emocionalmente inteligentes, você verá seus pequenos lidarem melhor com as adversidades. Aprenda como neste artigo!

Assim como os adultos, as crianças precisam desenvolver estratégias para controlar suas emoções. Muitas vezes, os bebês e as crianças pequenas mordem ou batem em alguém por pura frustração, tendo dificuldade em se acalmar depois de um dia excitante. É responsabilidade dos pais ensinar a eles as habilidades necessárias para identificar e expressar seus sentimentos, educando filhos emocionalmente inteligentes. Embora os comportamentos agressivos em crianças pequenas possam ser um desafio para os pais, essas situações são uma ótima oportunidade para que eles aprendam a identificar e expressar suas emoções!

Crianças pequenas que participam de programas relacionados com o desenvolvimento socioafetivo demonstram menos agressividade e ansiedade, e se tornam melhores na hora de resolver os problemas sociais. Essas consequências proporcionam um ambiente mais pacífico para todos, e os benefícios serão mantidos ao longo dos anos! De fato, controlar as emoções e não reagir de maneira impulsiva ou prejudicial são fatores hoje reconhecidos como fundamentais para a saúde psicológica das crianças.

Uma coisa é certa: não queremos mudar um sentimento particular e nem que as crianças pensem que um sentimento é “ruim”. Ao contrário, queremos que elas não sejam dominadas por ele. Em outras palavras, se seu filho se sentir desencorajado, incentive-o a não desistir; ou, se ele se sentir ansioso, converse com ele para que ele não acabe perdendo uma aventura! O diálogo é um fator importante quando estamos educando filhos emocionalmente inteligentes.

De forma geral, melhorar a regulação emocional leva a benefícios em todas as áreas da vida de uma criança. As crianças que conseguem controlar suas emoções prestam mais atenção, conseguem mais avanços na escola, são mais capazes de resolver conflitos com seus colegas e apresentam níveis mais baixos de estresse!

Educando filhos emocionalmente inteligentes: 5 dicas para colocar em prática!

Para continuar educando filhos emocionalmente inteligentes e ajudar seu filho a lidar com suas emoções, confira estas dicas práticas:

X
banner kinedu desenvolvimento

1. Nomeie as emoções

Crianças pequenas têm habilidades de linguagem limitadas, mas os pais podem prestar atenção em seus comportamentos – sejam eles gritar, empurrar, chorar, morder ou se afastar. Os comportamentos que elas demonstram são de grande importância para entender o que estão sentindo, então os pais podem ajudá-las a nomear esses sentimentos. Quando seu filho experimentar uma emoção, nomeie-a. Por exemplo: “Você está feliz! Eu posso ver que você está feliz por estar no parque!”.

À medida que seus filhos crescerem, você pode usar essa estratégia para introduzir novas palavras que construirão seu vocabulário emocional: “Você parece assustado. Esse trovão foi realmente alto!”.

2. Planeje-se para sentimentos fortes

Ajude seu filho a gerenciar sentimentos intensos, criando estratégias de enfrentamento!

Comece por não classificar suas emoções como boas ou más. Ao invés disso, neutralize sua reação a emoções fortes. Se você disser a seu filho o que sentir e isso for diferente do que ele realmente sente, ele se sentirá confuso sobre seus próprios sentimentos e deixará de confiar em seus sinais internos! Então, explique a ele que todo mundo reage e sente raiva, tristeza ou medo em algum momento. Enfatize que isso acontece com todos, até mesmo com você. Depois que seu pequeno se acalmar, resuma o que aconteceu e incorpore suas emoções no diálogo. 

3. Use a hora de brincar para identificar emoções e construir inteligência emocional

Quando seu filho apresentar um comportamento agressivo, ajude-o a verbalizar o que ele pode e não pode fazer. Uma ótima maneira de fazer isso é por meio da brincadeira! O brincar é um caminho natural para as crianças experimentarem, explorarem e falarem sobre várias emoções. Uma maneira simples de fazer isso é usar bichinhos de pelúcia ou bonecas para representar alguns cenários com os quais seu filho pode se relacionar. Essas brincadeiras são uma ótima ferramenta para demonstrar a regulação emocional!

4. Separe um momento para a leitura

Se você quiser ensinar seu filho sobre inteligência emocional e empatia, use livros com imagens. Quando um momento feliz, assustador ou frustrante ocorre em uma história, parem e olhem para a imagem juntos. Examine as expressões faciais dos personagens, a linguagem corporal e o que eles estão fazendo. Use essa mesma técnica quando forem assistir a um filme juntos, por exemplo, quando vir alguém sorrindo, diga “Ela deve estar feliz!”, e continue com outras expressões.

5. Reconheça os sentimentos de outras pessoas

Aprender a ter empatia com os outros e responder apropriadamente aos sentimentos de outra pessoa é uma habilidade importante na construção de relacionamentos. Semelhante às estratégias mencionadas acima, você pode começar mostrando imagens e desenhos ou situações de dramatização para discutir as palavras, a linguagem corporal e as experiências que retratam os sentimentos de uma pessoa.

Lembre-se que o seu pequeno está aprendendo com você, então tente sempre dar um bom exemplo. Fique sintonizado com seus sentimentos e não tente escondê-los. Se você estiver bravo com seu pequeno por algo que ele fez, tente explicar o que houve ou o que te deixou bravo ao invés de apenas demonstrar raiva. Assim, você estará educando filhos emocionalmente inteligentes.

Saber como regular e identificar emoções é uma habilidade muito importante de se cultivar – como disse certa vez o psicólogo Daniel Goleman: “Se as suas habilidades socioafetivas não estão presentes, se você não tem autoconsciência, se não é capaz de administrar suas emoções, se não pode ter empatia e relacionamentos eficazes, então, não importa o quão inteligente você seja, você não irá muito longe”.

Artigos Relacionados