Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alternativas ao castigo na educação infantil

castigo - mãe conversando com o filho

Para muitos pais, o castigo é a única forma de educar os filhos. Leia nosso post e descubra algumas alternativas de ensino que preparamos para você!

Muitos pais acreditam que o castigo é necessário, pois educa e coloca limites. Criar uma criança é um desafio e não há uma receita da melhor forma de se fazer isso. No entanto, muitos estudos recentes indicam que o castigo pode ter um efeito ruim e, em vez de ensinar valores às crianças, criam mais comportamentos inadequados.

Isso se deve ao fato de que o castigo faz com que a criança se sinta mal apenas pela punição que irá receber no futuro e não pelo mal que causou. Sendo assim, seu objetivo será o de tentar salvar a própria pele — e ela não aprenderá a desenvolver empatia por outras pessoas. Essa questão traz um grande problema moral e pode ser prejudicial ao desenvolvimento sadio da criança.

Quer conhecer dicas para criar um ambiente propício para melhorar comportamentos e estimular a inteligência emocional do seu filho? Acompanhe o post a seguir!

Tenha empatia

Tente entender por qual motivo a criança apresentou determinado comportamento e ensine-a a nomear o sentimento que está vivenciando. Se a criança está com raiva e quis bater no irmão, acolha seu sentimento e diga que compreende, mas que não pode permitir que ela o machuque. 

As crianças ainda estão desenvolvendo sua habilidade de controlar os comportamentos e costumam agir de acordo com o que sentem, mesmo que isso tenha reflexos negativos em outra pessoa. Ensiná-la a perceber que está fazendo mal para alguém é importante, pois educa a criança a se colocar no lugar do outro e a entender por que sua ação não é adequada.

X
banner kinedu desenvolvimento

Incentive o respeito e dê o exemplo

O castigo faz com que a criança se sinta injustiçada e fique na defensiva. Assim, ela pode não querer lhe obedecer nem seguir sua liderança. Não podemos nos esquecer de que os pais são os exemplos dos filhos e a forma com que lidam com as crianças são o modelo que elas possuem para tratar as outras pessoas. Por isso, tratá-las com respeito e consideração aumenta as chances de elas fazerem o mesmo com os outros. 

Outra dica é se manter disponível e se mostrar interessado. Essa é uma forma de aumentar a conexão que existe entre você e o seu filho, e que traz bons reflexos para o desenvolvimento socioafetivo dele. 

Mostre para a criança como corrigir e resolver a situação

Conversar sobre o que aconteceu, dimensionar os impactos das atitudes e pensar em maneiras de reparar são ótimas formas de ensinar seu filho a lidar com os erros que ele cometeu. Ele bateu em um coleguinha na escola? Converse com seu filho, diga que o coleguinha ficou magoado e fale sobre a importância de um pedido de desculpas. Isso diminui as chances de ele repetir os mesmos comportamentos no futuro e ensina a importância de pedir desculpas, perdoar e se responsabilizar por seus atos. 

A ideia é que ao invés de responsabilizarmos nosso filho por algo que ele fez, deixemos que ele se responsabilize, pois não é nossa intenção que ele dependa da presença dos pais para se sentir cobrado e só assim tomar decisões acertadas.

Em um ambiente cooperativo, onde você se coloca como um parceiro que ajuda a criança a desenvolver as melhores soluções, ela tem mais possibilidades de se desenvolver de forma competente, feliz e autossuficiente. 

Gostou das dicas sobre possíveis alternativas ao castigo? Compartilhe em suas redes sociais e faça com que essas informações alcancem mais pessoas!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.