Quantos de nós são realmente e sinceramente empáticos? Todos nós já ouvimos milhares de vezes que devemos nos colocar no lugar do outro, ver o mundo de uma perspectiva diferente ou tentar entender os sentimentos dos outros… Mas quantas vezes você cultivou esse hábito ou sua capacidade de compaixão genuinamente se preocupando com outra pessoa?

Ser empática inclui você e os outros, e é um trabalho árduo. Mas também fará maravilhas pelo seu relacionamento, agora que seu bebê está a caminho. Você precisará ser capaz, agora mais do que nunca, de se conectar ao seu parceiro para saber como ele se sente. Dessa forma, vocês podem resolver qualquer problema ou obstáculo que surja e superar a situação.

banner kinedu prenatal ptPowered by Rock Convert

Algo complicado sobre empatia é que ela pode ser facilmente confundida com condescendência. Seu parceiro precisará que você faça um esforço durante esse período e que genuinamente se preocupe com o bem-estar e a felicidade dele, não que você sinta pena, mas que entenda que trocar fraldas é uma tarefa difícil. Você entende a diferença? A segunda complicação da empatia é que, como tudo na vida, você tem que trabalhar nisso repetidas vezes.

Mas não se preocupe! O Kinedu traz alguns passos simples para cultivar sua empatia todos os dias e estar pronta para quando o grande dia chegar.

  1. Ouça atentamente a pessoa que está falando (concentre-se no que está acontecendo, não se distraia).
  2. Pense em alguma qualidade que você aprecia em cada pessoa com quem você interage (mesmo aquele colega que não gosta tanto de você).
  3. Toda noite, pense em algo que você aprecia em si mesmo e aprenda a se valorizar e reconhecer o impacto que você tem em sua família, grupo de amigos, seu trabalho ou no mundo.

Resumindo, a empatia é uma habilidade que, como qualquer outra, deve ser praticada todos os dias para ser eficaz. Não é preciso dizer que isso fortalecerá o relacionamento com seu parceiro e criará um ambiente perfeito para o desenvolvimento do seu bebê. Procure oportunidades para crescer todos os dias!