Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 6 atividades para crianças de 5 anos!

atividades para crianças de 5 anos

As atividades para crianças de 5 anos ajudam a desenvolver suas habilidades cognitivas, socioafetivas, físicas e linguísticas. Tudo isso em momentos de diversão em família!

Na primeira infância, a maior parte das descobertas, do aprendizado e do desenvolvimento infantil vem de brincadeiras. Desde os primeiros meses de vida até o início da vida escolar, realizar atividades lúdicas em casa ajuda a estimular ainda mais esse desenvolvimento nos seus diversos campos: físico, cognitivo, socioafetivo e linguístico.

Por isso, separamos 6 atividades para crianças de 5 anos. Veja como você pode proporcionar estímulos direcionados a objetivos de aprendizagem adequados para essa faixa etária e, ao mesmo tempo, garantir ótimos momentos de diversão e interação em família!

Atividades para crianças de 5 anos

1. Capturando

Essa atividade tem como objetivo fortalecer a coordenação motora do seu pequeno. Vocês só precisam de bolas de plástico de tamanhos diferentes! Encontre um lugar confortável e convide-o para brincar. Peça que ele escolha uma bola para começar — não se esqueça de parabenizá-lo pela iniciativa.

Depois, posicionem-se a cerca de 1,5 metro de distância e comecem a jogar a bola um para o outro. Observe se ele consegue pegá-la sem problemas. Se for muito difícil, use uma bola maior; se for muito fácil, coloque algum obstáculo entre vocês, como uma mesa ou uma cadeira.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades e desenvolvimento infantil!

O jogo terá uma pontuação: cada vez que alguém conseguir pegar a bola, ganhará 5 pontos. Quando ela cair, perde-se 3 pontos. O vencedor será aquele que alcançar 30 pontos primeiro — essa é uma boa oportunidade para ensinar sobre a competição saudável, além de estimular o uso da contagem e as habilidades matemáticas de adição e subtração.

Outra dica para deixar o jogo ainda mais divertido é desafiar seu filho a dizer uma característica da bola cada vez que arremessá-la. Por isso, é legal ter modelos de diferentes tamanhos e cores.

2. Palavras pegajosas

Se o seu pequeno já começou a fase da alfabetização, aproveite para estimular sua consciência fonológica enquanto gasta energia correndo pela casa. Para essa atividade, separe:

  • canetinhas;
  • 15 notas adesivas;
  • cartolina;
  • fita adesiva.

Antes de começar, escreva estas palavras na cartolina e nas notas adesivas: mamãe, papai, alto, baixo, eu, você, cama, mesa, feliz, triste, roupa, bonito, barco, boca, balão. Com a fita, cole a cartolina na parede e espalhe as notas adesivas por vários locais da casa.

A brincadeira é correr pela casa procurando as notas e, ao encontrá-las, colar em cima de seus pares na cartolina. Diga cada palavra em voz alta e estimule seu filho a repeti-las, sobretudo aquelas com o fonema “B” — mostre devagar como mexer a boca e o som produzido. Você pode fazer isso com vários fonemas diferentes no dia a dia.

3. Contagem regressiva

Nessa atividade para crianças de 5 anos, seu filho treinará a contagem regressiva a partir do 20. É muito simples: conte para ele sobre o espaço sideral e como os foguetes são lançados. Explique que sempre é feita uma contagem regressiva antes do lançamento e conte para ele se você já viu um foguete na TV, quais são os nomes dos planetas, etc.

Em seguida, convide-o para fazer uma contagem regressiva. Assim, ele treinará essa habilidade, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade sobre a ciência e o espaço. Usem a imaginação de vocês para o momento ficar ainda mais divertido!

X
banner kinedu desenvolvimento

4. Você acredita?

Essa é uma excelente atividade para ajudar seu filho a entender que as pessoas acreditam em coisas diferentes e que sempre devemos respeitar isso, pois vários pontos de vista podem ser igualmente verdadeiros. Isso é fundamental para desenvolver a empatia.

Chame um amigo do seu pequeno e explique o que são ecossistemas, dizendo que diferentes animais vivem em cada um, que o clima pode mudar bastante etc. Depois, pegue uma cartolina e escreva o nome de alguns, como “selva”, “deserto” e “floresta”. Pergunte a eles como acreditam que é cada um.

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Escreva o que eles dizem — se já souberem escrever palavras simples, deixe-os tentar. No final, converse sobre as respostas e enfatize que, mesmo dizendo coisas diferentes, muitas eram verdadeiras. Por exemplo: “Você acredita que no deserto é calor e, seu amigo, que é frio. Os dois estão certos, pois os dias são muito quentes e as noites são muito frias. Parabéns!”.

5. Fitas coloridas

Para essa atividade, providencie um pedaço de papelão e fitas de diferentes cores. Faça buracos no papelão e insira as fitas, deixando duas partes soltas para o mesmo lado — vocês vão treinar a amarração do cadarço!

Mostre para seu filho que a ideia é fazer duas orelhinhas de coelho, uma com cada parte, depois cruzá-las e passar uma delas pelo buraco. Se ele demonstrar dificuldade, não deixe de tranquilizá-lo, dizendo que essa é mesmo uma tarefa complicada e que exige prática.

Repita essa atividade por alguns dias para continuar cultivando a habilidade. Quando ele conseguir, conte que agora ele já sabe amarrar os próprios cadarços e lembre-se de parabenizá-lo por esse grande marco!

6. Encontre o ladrão

Essa é a releitura da clássica brincadeira “Detetive, vítima e ladrão”! Ela está nessa lista de atividades para crianças de 5 anos porque, com essa idade, os pequenos já conseguem participar de jogos com regras mais complexas. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de explorar as habilidades socioafetivas e cognitivas.

Para ela, você precisará de três cartões com as palavras “detetive”, “ladrão” e “chef” e de, pelo menos, três participantes — chame a família ou algum amigo do seu filho. Comece estabelecendo o contexto do jogo com a seguinte história:

“Um dia, o chef estava na cozinha preparando os pratos para os fregueses. Ele foi à cozinha buscar o pão, mas… Oh, não! Todo o pão tinha acabado! Nesse momento, o chef ouviu um barulho muito alto, olhou rapidamente, mas tudo o que viu foi a sombra de um ladrão fugindo pela janela. Então, ele chamou o detetive para ajudá-lo a encontrar o ladrão…”.

Em seguida, distribua os cartões aleatoriamente para atribuir os personagens. O detetive terá que adivinhar quem é o ladrão, enquanto os outros dois precisam convencê-lo de que são o chef. Para tanto, eles precisam usar a imaginação e a criatividade para cumprir seus objetivos.

Incentive quem for o detetive a fazer perguntas como “onde você estava quando o pão foi roubado?”, e os demais a usarem argumentos como “eu não sou o ladrão, porque enquanto o pão foi roubado eu estava em casa fazendo uma sopa”. Em certo momento, o detetive precisa tomar uma decisão e apontar quem é o ladrão. A diversão está garantida!

Como você viu, essas atividades para crianças de 5 anos promovem aprendizados muito importantes. E o melhor é que esses momentos certamente serão significativos e construirão ótimas memórias! Todas as atividades foram elaboradas pelos especialistas do Kinedu, onde você encontra várias outras opções de brincadeiras com estímulos para o desenvolvimento do seu filho.

Então, baixe gratuitamente o app Kinedu e conheça +1800 atividades adequadas para a idade e o nível de desenvolvimento do seu pequeno!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.