Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso nutrir o interesse do meu filho em arte e ciência?

Pontos chave:
1. A curiosidade e a motivação das crianças para explorar o mundo ao seu redor liberam dopamina em seus cérebros, reforçando resultados positivos e aumentando seu interesse em atividades.
2. Incentive o interesse de seu filho pelo descobrimento, arte e ciência ao participar de atividades ao ar livre, realizar experimentos simples e estimular sua curiosidade sobre o mundo natural, promovendo seu amor pelo aprendizado.

Depois de nascer, cada descoberta é uma nova aventura para o seu filho! O ambiente em que ele cresce afeta suas experiências e influencia diretamente no seu desenvolvimento. Continue lendo para encontrar sugestões eficazes sobre como estimular a mente do seu pequeno gênio!

Você notará que o seu filho é aventureiro e fica empolgado com tudo, especialmente quando é alguma novidade. Quando estamos interessados ou motivados em relação a alguma coisa, a dopamina é liberada dentro do nosso cérebro. E, quando isso acontece, é mais provável que nos lembremos da atividade que estamos fazendo porque, após a liberação de dopamina, o cérebro se sente recompensado. Quando reforçamos nosso cérebro com resultados positivos, o centro de recompensas nos ajudará a lembrar dessa atividade e manter nossos cérebros motivados.

X
banner kinedu desenvolvimento

Você verá seu filho se envolvendo com o ambiente ao seu redor espontaneamente, querendo descobrir e entender o mundo ao seu redor. Como mãe ou pai, você pode incentivá-lo a explorar e encontrar a sensação de admiração em tudo. Aqui estão algumas ideias de coisas que você pode fazer para promover a descoberta, a arte e os interesses científicos do seu filho:

  • As crianças adoram o mundo ao ar livre porque ele as expõe a estímulos novos, naturais e coloridos. Sente-se ou brinque com o seu filho ao ar livre.
  • Ensine o seu filho sobre a água, pegando uma garrafa de xampu vazia e enchendo-a. Coloque um pouco de sabão e observem como as bolhas se formam quando vocês agitam o frasco.
  • Faça alguns aviões de papel para brincar com o seu filho ao ar livre, para que ele fique interessado em entender as diferenças entre o avião de papel e o real.
  • Explorem a cozinha. Todas as frutas têm o mesmo número de sementes? Experimentem classificá-las!
  • O que acontece ao misturar água com bicarbonato de sódio? Por quê?
  • Depois de uma tempestade, por que os arco-íris são formados? Quantas cores vocês conseguem ver?
  • Plantem feijões em um copo com algodão. Por que a planta precisa de água? Colocá-la sob uma lâmpada resultará no mesmo que colocá-la sob a luz solar?

Estas são algumas sugestões para manter seu filho interessado no mundo. Aprender coisas novas e empolgantes aumentará seus níveis de dopamina de maneira natural e recompensará seu cérebro, reforçará resultados positivos e aumentará sua motivação e seu interesse nas atividades!

Artigos Relacionados