X
X
brincadeira ao ar livre

A natureza e a brincadeira

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Seu filho nasceu com uma curiosidade inata para explorar. Sua brincadeira pode ser flexível, maleável e multifacetada, e, portanto, seu ambiente também deve refletir essas características. Os espaços ao ar livre cumprem com estes critérios. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios de brincar ao ar livre e sobre como você pode aproveitar as maravilhas da natureza para ajudar o seu filho a aprender enquanto se diverte.

Os espaços abertos oferecem ao seu filho espaço e oportunidades para aprender, desafiar os limites e assumir riscos. Nesses lugares, seu pequeno participará de brincadeiras livres, o que permitirá que ele desenvolva sua identidade e sua independência, além de explorar seus interesses. Durante este tipo de brincadeira, ele também irá aprender mais sobre si mesmo, testando seus limites cognitivos e físicos. Experimente encontrar um lugar cercado de natureza para brincar com o seu filho!

X
banner kinedu desenvolvimento

Algumas vantagens e benefícios de passar o tempo ao ar livre:

  • Área física: as atividades ao ar livre permitem que seu filho se expresse e esteja fisicamente ativo. Isso influencia o desenvolvimento de sua confiança e capacidade física. Ele terá espaço suficiente para tentar escalar ou gritar com toda a sua força. Além disso, o seu pequeno poderá correr e pular o quanto quiser e, se vocês saírem da cidade, ele ainda irá aproveitar o ar fresco!
  • Área cognitiva: brincar na natureza oferecerá ao seu filho a oportunidade de praticar a resolução de problemas enquanto continua expandindo sua exploração criativa. Nos espaços ao ar livre, seu filho fará conexões entre as coisas que observa, como o clima, a ecologia, o crescimento, os ciclos da vida, etc. Estas observações irão inspirá-lo a fazer perguntas e investigar mais. Observar a natureza contribuirá para o desenvolvimento de suas futuras habilidades e interesses científicos e matemáticos.
  • Os sentidos: seu filho terá a oportunidade de observar cores brilhantes, padrões e texturas, e usará seus sentidos em diferentes contextos. Além disso, a natureza o permitirá manipular objetos diferentes.
  • Área socioafetiva: enfrentar o desconhecido pode ser uma experiência desafiadora para o seu filho. Muitos acontecimentos inesperados acontecem na natureza. Talvez comece a chover e vocês tenham que voltar correndo para casa. Estes tipos de situações ajudarão o seu filho a manter sua curiosidade viva enquanto se diverte e aproveita esse tempo com você. Se ele aproveitar a natureza, talvez algum dia isso se torne um dos passatempos dele, de modo que você estará o preparando para ter um estilo de vida mais saudável.

Lembre-se de que, para que o seu filho se desenvolva, ele precisa de um ambiente de aprendizagem enriquecedor. A natureza irá lhe proporcionar isso, mas o mais importante é que você se envolva no processo. Explorem juntos!

Para mais informações sobre atividades ao ar livre, leia estes artigos:

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *