Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 4 atividades de coordenação motora fina e grossa

atividades de coordenação motora

As atividades de coordenação motora podem estimular o desenvolvimento saudável dos movimentos do corpo do seu bebê. Entenda, adiante, como você pode ajudá-lo a praticar.

Seu filho desenvolve em um ritmo próprio. Gradativamente, aprende a mover as pernas para engatinhar e a pegar um objeto com os dedos. É possível incentivar seu pequeno com algumas atividades de coordenação motora, de forma leve, e ainda compartilhar bons momentos com ele.

Confira, a seguir, por que esses estímulos são importantes e quais deles você pode praticar em cada fase do desenvolvimento infantil!

Por que estimular a coordenação motora é importante

A coordenação motora é o conjunto de habilidades que uma pessoa adquire para se movimentar. Portanto, o seu bebê aprende, aos poucos, a engatinhar, pular, andar e chutar, por exemplo. Todas essas atividades fazem parte de um desenvolvimento gradual, e cada criança cresce de um jeito.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

É interessante que os cuidadores observem de que maneira os pequenos se movimentam e pratiquem atividades para estimulá-los durante essas descobertas. Em cada etapa do desenvolvimento infantil, uma nova habilidade motora pode ser desenvolvida, e os pais e cuidadores podem participar desse processo.

O que é coordenação motora fina e grossa

Até o seu filho aprender a andar, precisará adquirir habilidades que favoreçam o desenvolvimento dos músculos maiores do corpo, a noção de equilíbrio e a sincronização dos movimentos. A coordenação motora grossa está relacionada à mobilidade de partes do corpo como as pernas e os braços.

Já a coordenação motora fina envolve músculos menores, que estão nas mãos e nos dedos do seu pequeno. Com isso, a criança desenvolve o movimento de pinça e a capacidade de pegar no lápis e segurar um objeto com os dedos, por exemplo. São movimentos mais específicos, que demandam habilidade de explorar, e ajudam seu filho a se tornar mais independente.

X
banner kinedu desenvolvimento

4 atividades de coordenação motora grossa e fina

Veja algumas ideias de atividades do aplicativo Kinedu que podem auxiliar seu filho a desenvolver a coordenação motora.

Batuque

Para estimular a coordenação motora fina, e ainda incentivar as habilidades musicais do seu bebê, você pode usar um instrumento de brinquedo: o tambor. Essa atividade é recomendada para bebês de 7 a 9 meses de vida. Primeiramente, mostre ao seu filho como tocar e observe como ele mexe as mãos.

Dentro do pote

Essa brincadeira é recomendada para bebês de 10 a 12 meses, e também incentiva a coordenação motora fina. Selecione vasos, caixas ou cestas e coloque um objeto que chame a atenção do seu filho dentro de um dos recipientes. Peça para ele retirar e o ajude sempre que necessário. Troque o recipiente e veja se o seu bebê usa o dedo indicador e o polegar para pegar o objeto.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse um plano de atividades personalizado para o desenvolvimento do seu bebê!

Vamos nos sentar

Para estimular a coordenação motora grossa, você pode fazer esta atividade indicada para bebês de 4 a 6 meses, que fortalece os músculos e ajuda a praticar o ato de sentar. Deixe o seu filho de barriga para cima em um travesseiro ou cobertor. Dê a ele algo para segurar e puxe o seu filho lentamente, para que tenha apoio para ficar sentado.

Em quatro apoios

Para bebês de 8 a 10 meses, essa atividade ajuda a fortalecer os braços e as pernas do seu pequeno. Ao trabalhar a coordenação motora grossa, você ajuda o seu filho a ficar na posição de quatro apoios (com as mãos e os joelhos apoiados no chão), para que facilite o aprendizado do engatinhar.

Com base no que foi apresentado, você entendeu a importância de pais e cuidadores praticarem atividades de coordenação motora para estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos. De forma leve, é possível ajudar seu bebê a aprender movimentos como os das mãos, dos dedos, das pernas e dos braços.

No Kinedu, você encontra +1.800 atividades criadas por especialistas para estimular o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.