Pegar objetos utilizando o polegar e o indicador é um avanço importante no desenvolvimento dos bebês. Saiba mais sobre o movimento de pinça dos dedos!

Desde o nascimento, seu bebê começou a desenvolver uma quantidade incrível de habilidades para interagir com o ambiente ao seu redor. Como mãe/pai, é fascinante ver os filhos enfrentando desafios com entusiasmo e alegria. A cada dia, temos o prazer de acompanhar esses aprendizados que ocorrem de uma forma bastante lúdica.

Nessa trajetória, um dos grandes marcos do desenvolvimento que seu bebê vai alcançar durante o primeiro ano de vida é o movimento de pinça dos dedos. É uma habilidade fundamental para o seu desenvolvimento, visto que envolve a captura de pequenos objetos utilizando o dedo indicador e o polegar.

Quer entender quando o bebê começa a desenvolver esse movimento mais delicado, a importância desse aprendizado e as diferentes formas de estimulá-lo em casa? Confira o post que preparamos para você!

Quando o bebê começa a desenvolver o movimento de pinça dos dedos?

Desenvolver essa habilidade não é fácil, pois requer muita prática, da mesma forma que acontece quando o bebê aprende a engatinhar ou a andar. Isso porque a destreza com os dedos envolve a coordenação motora fina, ou seja, trabalha com movimentos mais delicados e precisos.

Mas afinal, quando o bebê consegue, de fato, fazer o movimento de pinça dos dedos? Ele começará a desenvolver a habilidade em torno do oitavo ou nono mês de vida.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

A princípio, você verá que o pequeno começa a usar esse tipo de movimento de forma desajeitada, pegando os objetos sem firmeza ou deixando-os cair com mais facilidade. No entanto, não há com o que se preocupar, pois, aos poucos, o movimento se tornará mais preciso.

O mais fascinante é os pais poderem acompanhar como essa habilidade vai sendo aperfeiçoada, possibilitando que os pequenos conquistem cada vez mais sua autonomia para brincar e para descobrir o mundo.

Por que essa habilidade é tão importante?

A habilidade para realizar o movimento de pinça dos dedos é um grande avanço na coordenação motora do seu bebê. De segurar os objetos com as mãos a ser capaz de fazer isso utilizando os dois dedos, esse avanço aumentará, de maneira expressiva, as possibilidades de aprendizagem, crescimento, independência e exploração do mundo que o cerca.

Se não fosse pelo desenvolvimento da coordenação motora fina, não seria possível tocar instrumentos musicais (como piano e violão), escrever, desenhar, pintar, digitar uma mensagem de texto, pegar pequenos objetos e até abotoar uma roupa, fechar o zíper da calça e amarrar os cadarços.

banner kinedu desenvolvimento

Como se vê, é uma habilidade que utilizamos nas atividades diárias. É incrível o que nosso corpo pode fazer, e é maravilhoso ver nossos bebês desenvolvendo essas habilidades!

Como estimular o movimento de pinça dos dedos?

O movimento de pinça dos dedos é uma habilidade que faz parte do desenvolvimento infantil. Contudo, você pode ajudar seu filho nessa etapa ao fornecer alguns estímulos em casa.

Uma dica é aproveitar o momento da alimentação. Deixe seu bebê se alimentar com pedaços macios de comida, como os de banana, batata cozida ou bolinhos de cereais.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Dessa forma, ele estará exercitando a coordenação motora sem o risco de levar objetos não comestíveis para a boca. Em todo caso, é sempre recomendado ter alguém supervisionando o pequeno para evitar que ele engasgue.

A gente sabe que casa arrumada com criança é algo difícil, então, deixe seu bebê fazer bagunça na hora de brincar. Isso também ajudará a estimular a destreza de seus dedos, visto que ele estará movimentando suas mãos livremente.

Outra maneira de facilitar o movimento de pinça dos dedos é realizar uma atividade em que você coloca alguns livros na frente do bebê. Aqui, uma forma de chamar a atenção é escolher modelos que tenham capas coloridas e texturas diferentes.

É claro que o seu filho não conseguirá virar uma página de cada vez, mas, ao deixá-lo fazer isso — mesmo que ele vire 5 páginas ou mais ao mesmo tempo —, você vai ajudá-lo a desenvolver sua coordenação motora.

Confira, a seguir, outros jeitos de estimular essa habilidade:

  • deixe o seu filho rasgar ou picar pedaços de papel, mas lembre-se de supervisioná-lo para que ele não coloque esses materiais na boca;
  • espalhe os blocos de empilhar na frente do seu bebê e deixe que ele monte uma pequena torre;
  • coloque uma caixa com pequenos objetos em frente ao pequeno. Então, ajude-o a tirar os itens da parte interna e a guardá-los novamente;
  • brinque com seu filho de fazer formas com massinhas de modelar de diferentes cores. Ao pegar um pedaço da massinha, ele estará treinando essa habilidade;
  • prenda um papel autoadesivo na parede e deixe um baldinho com pompons ao lado do bebê. Ajude-o a pegar os pompons para fixá-los nesse papel;
  • na hora do banho, que tal aproveitar a diversão e espalhar bichinhos de borracha na banheira? A ideia é auxiliar o bebê a pegar os brinquedos para que ele realize o movimento de pinça dos dedos.

Por fim, lembre-se de conferir o nosso catálogo de atividades que está disponível no aplicativo Kinedu — você ficará surpreso ao ver o desenvolvimento da coordenação motora do seu filho durante os próximos meses.

Viu só como o movimento de pinça dos dedos é importante para o desenvolvimento saudável dos bebês? O mais legal é que você pode estimulá-lo de diversas maneiras lúdicas para que seu filho adquira essa habilidade e consiga a destreza para desenhar, pintar e segurar objetos pequenos.

Gostou de acompanhar essas informações a respeito de mais um avanço no desenvolvimento dos bebês? Então, aproveite e baixe GRÁTIS o nosso aplicativo e descubra como é fácil estimular essa e muitas outras habilidades do seu pequeno!