Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenação das mãos: 0 a 12 meses

bebê segurando mamadeira

Pontos chave:

  1. O primeiro ano de vida de uma criança é um período de rápido desenvolvimento físico, incluindo o desenvolvimento e refinamento das habilidades motoras finas.
  2. A coordenação olho-mão é um aspecto fundamental das habilidades motoras finas, e é necessária para habilidades como segurar utensílios de escrita, mamadeiras e talheres.
  3. Os pais podem esperar que seus filhos passem de tocar de objetos para manipular objetos maiores, com a capacidade de segurar pequenos objetos entre o polegar e o indicador, por volta dos 9 meses.
  4. Para apoiar a coordenação olho-mão, os pais podem incentivar o bebê a agarrar objetos, falar sobre a cor e a textura dos objetos, deixá-lo tocar diferentes texturas e, finalmente, dar a ele a oportunidade de se alimentar sozinho.

O desenvolvimento físico acontece muito rapidamente durante os primeiros dois anos de vida do seu filho. É por isso que você o verá crescer em um ritmo constante. Durante seus primeiros meses de vida, você vai testemunhar muitas mudanças, não só em seu tamanho e peso, como também em seu desenvolvimento muscular. Neste artigo, vamos nos concentrar na coordenação das mãos do seu filho durante o primeiro ano dele. Este progresso permitirá que ele viva novas aventuras e o desafiará a explorar tudo o que conseguir, colocando em prática suas habilidades motoras finas e grossas.

Conforme seu bebê cresce, sua coordenação motora fina irá se desenvolver e se aprimorar. Isso inclui a habilidade para usar os músculos pequenos do corpo localizados nas mãos e nos dedos; movimentos que, geralmente, são precedidos por habilidades motoras grossas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Hoje falaremos especificamente sobre a coordenação das mãos durante o primeiro ano de vida do seu filho, que é um aspecto fundamental para estabelecer a base para habilidades futuras como segurar um lápis, uma colher, etc. Esta habilidade também é frequentemente acompanhada pelo desenvolvimento da visão.

O que esperar?

Desde o nascimento, os bebês começam a usar suas mãos para explorar seus corpos e o ambiente ao seu redor. Enquanto explora, seu filho também está praticando sua coordenação motora fina, o que o levará a melhorar os movimentos das mãos e fortalecer seus pequenos músculos. Durante o primeiro ano do seu bebê, você o verá fazer o seguinte:

  • Tocar: desde muito cedo, seu filho começará a tocar os objetos e as superfícies. Talvez ele até lhe toque quando você estiver o abraçando ou o alimentando.
  • Segurar: no início, isso acontecerá por acidente quando ele entrar em contato com um objeto e tentar agarrá-lo com as mãos. Esta ação continuará se desenvolvendo; com cerca de 9 meses, ele poderá segurar objetos pequenos entre o polegar e o indicador, e, por volta dos 10 a 12 meses, talvez ele consiga até segurar uma colher.
  • Manipulação manual: talvez seu filho comece a manipular objetos com suas mãozinhas, especialmente se forem coisas maiores.

Como estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos?

  • Incentive o seu bebê a segurar objetos colocando-os nas mãos dele. Por exemplo, enquanto ele estiver no seu colo, coloque um lenço nas mãos dele para ver se ele consegue segurá-lo por curtos períodos.
  • Fale sobre o objeto. Você pode falar sobre a cor ou a textura do objeto em questão, fazendo com que o seu bebê se interesse mais em explorá-lo. Com isso, você também estará estimulando as habilidades linguísticas do seu filho, além de suas habilidades de processamento sensorial, enquanto ele sente e reconhece diferentes texturas.
  • Acariciar e tocar. Dê ao seu filho a oportunidade de sentir diferentes texturas. Voltando ao exemplo acima, deixe que ele explore o lenço e toque a etiqueta ou tire-o da sua mão para que possa viver diferentes experiências musculares e sensoriais.
  • Comer. Quando o seu filho crescer um pouco, deixe que ele se alimente sozinho. No começo, será complicado, mas, com a prática, você verá que sua coordenação olho-mão ficará muito melhor ao realizar esta atividade!

Acima de tudo, divirta-se com o seu bebê e seja paciente! A coordenação motora fina geralmente demora mais para se desenvolver do que a coordenação motora grossa, já que a primeira está intimamente relacionada ao desenvolvimento visual e ao controle muscular. Continue trabalhando as duas!


Artigos Relacionados

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.