O desenvolvimento físico acontece muito rapidamente durante os primeiros dois anos de vida do seu filho. É por isso que você o verá crescer em um ritmo constante. Durante seus primeiros meses de vida, você vai testemunhar muitas mudanças, não só em seu tamanho e peso, como também em seu desenvolvimento muscular. Neste artigo, vamos nos concentrar na coordenação das mãos do seu filho durante o primeiro ano dele. Este progresso permitirá que ele viva novas aventuras e o desafiará a explorar tudo o que conseguir, colocando em prática suas habilidades motoras finas e grossas.

Conforme seu bebê cresce, sua coordenação motora fina irá se desenvolver e se aprimorar. Isso inclui a habilidade para usar os músculos pequenos do corpo localizados nas mãos e nos dedos; movimentos que, geralmente, são precedidos por habilidades motoras grossas.

Hoje falaremos especificamente sobre a coordenação das mãos durante o primeiro ano de vida do seu filho, que é um aspecto fundamental para estabelecer a base para habilidades futuras como segurar um lápis, uma colher, etc. Esta habilidade também é frequentemente acompanhada pelo desenvolvimento da visão.

banner kinedu desenvolvimento

O que esperar?

Desde o nascimento, os bebês começam a usar suas mãos para explorar seus corpos e o ambiente ao seu redor. Enquanto explora, seu filho também está praticando sua coordenação motora fina, o que o levará a melhorar os movimentos das mãos e fortalecer seus pequenos músculos. Durante o primeiro ano do seu bebê, você o verá fazer o seguinte:

  • Tocar: desde muito cedo, seu filho começará a tocar os objetos e as superfícies. Talvez ele até lhe toque quando você estiver o abraçando ou o alimentando.
  • Segurar: no início, isso acontecerá por acidente quando ele entrar em contato com um objeto e tentar agarrá-lo com as mãos. Esta ação continuará se desenvolvendo; com cerca de 9 meses, ele poderá segurar objetos pequenos entre o polegar e o indicador, e, por volta dos 10 a 12 meses, talvez ele consiga até segurar uma colher.
  • Manipulação manual: talvez seu filho comece a manipular objetos com suas mãozinhas, especialmente se forem coisas maiores.

Como estimular o desenvolvimento da coordenação das mãos?

  • Incentive o seu bebê a segurar objetos colocando-os nas mãos dele. Por exemplo, enquanto ele estiver no seu colo, coloque um lenço nas mãos dele para ver se ele consegue segurá-lo por curtos períodos.
  • Fale sobre o objeto. Você pode falar sobre a cor ou a textura do objeto em questão, fazendo com que o seu bebê se interesse mais em explorá-lo. Com isso, você também estará estimulando as habilidades linguísticas do seu filho, além de suas habilidades de processamento sensorial, enquanto ele sente e reconhece diferentes texturas.
  • Acariciar e tocar. Dê ao seu filho a oportunidade de sentir diferentes texturas. Voltando ao exemplo acima, deixe que ele explore o lenço e toque a etiqueta ou tire-o da sua mão para que possa viver diferentes experiências musculares e sensoriais.
  • Comer. Quando o seu filho crescer um pouco, deixe que ele se alimente sozinho. No começo, será complicado, mas, com a prática, você verá que sua coordenação olho-mão ficará muito melhor ao realizar esta atividade!

Acima de tudo, divirta-se com o seu bebê e seja paciente! A coordenação motora fina geralmente demora mais para se desenvolver do que a coordenação motora grossa, já que a primeira está intimamente relacionada ao desenvolvimento visual e ao controle muscular. Continue trabalhando as duas!

Para saber mais sobre coordenação motora, veja este artigo.