X
X
mãos de bebê

Como seu bebê descobre suas mãos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Entender como o bebê descobre as mãos pode parecer banal para quem está de fora, mas essa conquista simples pode caracterizar um salto de desenvolvimento.

Tanto o crescimento físico quanto mental não ocorrem do dia para noite. Porém, pode haver períodos em que seu filho dá um estirão de peso ou adquire uma série de novas habilidades, levando-o a alcançar marcos, como rolar, sentar etc. São os chamados picos de crescimento e saltos de desenvolvimento.

No início, os bebês não conseguem associar o que veem com o que tocam. Você notará que, muitas vezes, o seu filho olha para um lado, mas move as mãos para o outro. Isso ocorre porque as crianças com menos de dois meses não entendem que suas mãos são parte delas.

Mas não se preocupe, há muitas maneiras de estimular a coordenação das mãos do seu bebê. Continue lendo para saber mais!

Como seu bebê descobre as mãos?

A coordenação das mãos nos bebês é muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades físicas e cognitivas. Desde o nascimento, eles começam a se familiarizar com as partes do corpo, graças à sucção e à preensão.

Nos bebês, a descoberta das mãos é algo que pode ser estimulado pelos sentidos e funciona como um efeito dominó. Pratique com o seu filho mostrando e balançando um chocalho para ele.

No primeiro momento, o som chamará a sua atenção e, depois, ele vai focar sua visão no brinquedo. Quando você balançar o brinquedo, ele vai seguir o movimento com os olhos e tentará alcançá-lo com as mãos. Após tocar o chocalho, ele começará a notar suas próprias mãos.

O que é salto de desenvolvimento?

Como já mencionamos, o processo de crescimento dos pequenos é constituído por curtos períodos de mais intensidade. Quando se referem ao crescimento físico, chamamos essas etapas de picos de crescimento — seu bebê costuma se mostrar mais faminto e mamar bem mais nessa fase — e, em seguida, o resultado aparece na balança e na fita métrica.

Já o salto de desenvolvimento é o período em que o bebê acumula o aprendizado de habilidades cognitivas, motoras, sensoriais e sociais de forma mais marcante. Para atingir cada marco do desenvolvimento, como segurar um objeto com as mãos, se virar sozinho e até engatinhar, seu pequeno precisa desenvolver diversas habilidades específicas.

X
banner kinedu desenvolvimento

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Assim, os períodos que antecedem uma conquista são caracterizados por intensa atividade cerebral, o que quase sempre traz queixas como “meu bebê não dorme” ou “está chorando sem motivo”. Afinal, são muitas sensações e novidades com que seu pequeno precisa lidar.

O que acontece quando o bebê descobre as próprias mãos?

Podemos dizer que a descoberta das mãos faz parte dessa cascata de aprendizados que se encadeiam, levando seu bebê a desenvolver habilidades importantes, como coordenação olho-mão, força muscular, coordenação motora fina e outras, que o levarão a se desenvolver plenamente. Esse processo é fundamental para que, no futuro, seu filho consiga segurar a colher, o lápis etc.

Com cerca de dez semanas de idade, os bebês descobrem para que servem suas mãos. Você notará que seu filho começará a focar sua visão em um brinquedo e a sorrir quando o vê. Em seguida, ele moverá as mãos em direção ao objeto para alcançá-lo. Nesse momento, o seu filho começará a entender que ele tem controle sobre o seu corpo e que isso permite que ele toque as coisas.

Além disso, o desenvolvimento da visão é vital para a coordenação manual. Quanto mais seu bebê for visualmente estimulado, melhor será sua capacidade de usar as mãos. É por isso que, quando seu filho tiver por volta de três meses de idade, você notará que ele começará a seguir objetos conhecidos com a sua visão e a reconhecer as pessoas, além de usar as mãos de maneira mais coordenada.

À medida que as crianças ficam mais conscientes do que está ao seu redor, elas assumem a tarefa de explorar seu ambiente. Um comportamento muito comum é o mecanismo de autodescoberta com a boca. Essa é a razão pela qual tudo o que está ao alcance de um bebê, provavelmente, acabará em sua boca, já que essa será a sua maneira de explorar o mundo.

O que você pode fazer para estimular a visão e a coordenação das mãos do seu bebê?

Embora isso possa variar de um bebê para o outro, há uma série de saltos de desenvolvimento a serem esperados ao longo dos primeiros 18 meses. São, ao todo, 11 saltos entre 5 semanas e 1 ano e 5 meses.

Assim, ainda que cada um tenha seu tempo, além da genética de cada um, o ambiente e os estímulos que cercam seu filhos podem fazer toda a diferença em seu desenvolvimento. Por isso, listamos aqui algumas atividades que você pode fazer para favorecer o desenvolvimento da coordenação das mãos do seu pequeno já nos primeiros meses. Confira:

  • acenda uma luz noturna quando você o colocar para dormir;
  • altere a posição do berço;
  • alterne os lados ao amamentar;
  • pendure um móbile no berço ou no trocador;
  • mostre a ele brinquedos de cores diferentes;
  • mostre a ele brinquedos que produzam sons diferentes (chocalhos, chaves de plástico etc.);
  • ajude-o a explorar diferentes texturas;
  • brinque de “esconde-esconde”;
  • limpe bem as mãos do pequenos e mostre a ele como levá-las à boca;
  • ofereça dois objetos diferentes, segurando um em cada mão, e deixe que ele escolha seu favorito;
  • afaste e aproxime o brinquedo dele;
  • nomeie as partes do corpo e leve a mão dele a cada local citado — cabeça, ombro, joelho e pé, como diz a música.

A descoberta das mãos está diretamente relacionada com o desenvolvimento de novas habilidades físicas e cognitivas. Quando esse aprendizado ocorre de maneira intensa, precedendo uma grande conquista, dizemos que o bebê passou por um salto de desenvolvimento, que é observado diversas vezes nos primeiros anos de vida, quando seu filho se desenvolve mais rapidamente.

Agora que você já sabe como acontece e qual a importância do desenvolvimento da coordenação das mãos para o crescimento do seu filho, que tal conhecer outras formas de estimular o desenvolvimento do seu filho? Baixe agora mesmo o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Como seu bebê descobre suas mãos”

  1. Pingback: Coordenação das mãos: 0 a 12 meses - Kinedu Blog

Comentários encerrados.