X
X
mãos de bebê

Como seu bebê descobre suas mãos

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

No início, os bebês não conseguem associar o que veem com o que tocam. Você notará que muitas vezes o seu filho olha para um lado, mas move as mãos para o outro. Isso ocorre porque as crianças com menos de dois meses não entendem que suas mãos são parte delas. Mas não se preocupe, há muitas maneiras de estimular a coordenação das mãos do seu bebê. Continue lendo para saber mais!

Como os bebês descobrem as mãos?

A coordenação das mãos nos bebês é muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades físicas e cognitivas. Desde o nascimento, eles começam a se familiarizar com as partes do corpo graças à sucção e à preensão.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Nos bebês, a descoberta das mãos é algo que pode ser estimulado pelos sentidos e funciona como um efeito dominó. Pratique com o seu filho mostrando e balançando um chocalho para ele. No primeiro momento, o som chamará a sua atenção e depois ele irá focar sua visão no brinquedo. Quando você balançar o brinquedo, ele irá seguir o movimento com os olhos e tentará alcançá-lo com as mãos. Após tocar o chocalho, ele começará a notar suas próprias mãos.

X
banner kinedu desenvolvimento

O que acontece quando os bebês descobrem suas mãos?

Com cerca de dez semanas de idade, os bebês descobrem para que servem suas mãos. Você notará que seu filho começará a focar sua visão em um brinquedo e a sorrir quando o vê. Em seguida, ele moverá as mãos em direção ao objeto para alcançá-lo. Nesse momento, o seu filho começará a entender que ele tem controle sobre o seu corpo e que isso permite que ele toque as coisas.

Além disso, o desenvolvimento da visão é vital para a coordenação manual. Quanto mais um bebê for visualmente estimulado, melhor será sua capacidade de usar as mãos. É por isso que, quando seu bebê tiver três meses de idade, você notará que ele começará a seguir objetos conhecidos com a sua visão e a reconhecer as pessoas, além de usar as mãos de maneira mais coordenada.

À medida que as crianças ficam mais conscientes do que está ao seu redor, elas assumem a tarefa de explorar seu ambiente. Um comportamento muito comum é o mecanismo de autodescoberta com a boca. Esta é a razão pela qual tudo o que está ao alcance de um bebê provavelmente acabará em sua boca, já que esta será a sua maneira de explorar o mundo.

O que você pode fazer para estimular a visão e a coordenação das mãos do seu bebê?

  • Acenda uma luz noturna quando você o colocar para dormir
  • Altere a posição do berço
  • Alterne os lados ao amamentar
  • Pendure um móbile no berço ou no trocador
  • Mostre a ele brinquedos de cores diferentes
  • Mostre a ele brinquedos que produzam sons diferentes (chocalhos, chaves de plástico, etc.)
  • Ajude-o a explorar diferentes texturas
  • Brinque de “esconde-esconde”

No Kinedu, você encontra mais de 1.800 ideias de atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *