X
X

Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona – Parte 1

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Enquanto seu filho atinge novos marcos de desenvolvimento, ele aprenderá a manipular objetos. As habilidades de manipulação incluem utilizar um objeto para concluir uma tarefa. É um marco importante para o desenvolvimento dele, pois através de brincadeiras funcionais e das próprias experiências ele consegue experimentar e entender como o mundo funciona.

Durante os primeiros estágios, você verá que o seu bebê mostra habilidades de manipulação quando pega um chocalho. Mais tarde, ele aprenderá a pegar blocos de brinquedo com a palma da mão e usar os dedos para girá-lo ou empilhá-lo. Ele se tornará tão bom em construir coisas que começará a pegar objetos cada vez menores. Conforme seu filho domina o movimento de pinça, você verá que ele segura objetos usando apenas o polegar e o indicador, e adora fazer trabalhos manuais. Ele se tornará um especialista em manipulação de objetos e adquirirá habilidades bilaterais para usar as duas mãos em diferentes tarefas. Por exemplo, ao recortar, uma mão usará a tesoura enquanto a outra segura o papel.

Posicionar o lápis corretamente para escrever, comer com talheres, usar botões, zíperes ou cadarços ao se vestir são atividades cotidianas que exigem habilidades de manipulação. Como você pode ajudar seu filho a aprender a manipular objetos?

– Dê-lhe muitas oportunidades de pegar coisas e fortalecer mãos e dedos: brinquem com blocos, abram e fechem recipientes ou transfiram brinquedos de uma caixa para outra.

– Faça-o com que ele se interesse por brincar com massinha. Moldar e apertar são habilidades que exigem força e coordenação olho-mão.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Promova a separação dos dedos trabalhando a capacidade de pegar pequenos objetos, colocando moedas em um cofrinho ou saindo para coletar coisas da natureza. Incentive seu filho a usar o polegar, o indicador e o dedo médio para manipular objetos, enquanto os outros dedos permanecem colados à palma da mão.

– Estimule a coordenação bilateral, incentivando seu filho a usar as duas mãos ao realizar alguma tarefa. Por exemplo, enquanto ele constrói uma torre, peça para ele pegar um bloco com uma mão e usar a outra para colocar outro bloco no topo do prédio.

– Pratiquem o controle de postura do seu filho. Ensine-o a estabilizar o corpo para que possa coordenar braços, mãos e dedos, exatamente como quando ele se senta para desenhar. Isso não é útil somente durante atividades estáticas, mas incentivará a antecipação de estratégias para quando ele for participar de atividades em que seu centro de gravidade se move. Por exemplo, para arremessar ou pegar uma bola, pular em um pé só ou participar de jogos de equilíbrio.

– Inclua consciência corporal nas atividades. Atente-se ao fato de que o cérebro recebe informações sobre a posição das mãos e dos dedos quando uma tarefa é realizada. A textura do tecido ou a resistência da massinha ajudará seu filho a guiar seus movimentos para manipular objetos e desenvolver habilidades futuras, como segurar um lápis.

A manipulação de objetos também impacta outras áreas de desenvolvimento. Continue lendo a segunda parte desse artigo para aprender mais sobre o assunto.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

4 comentários em “Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona – Parte 1”

  1. Pingback: Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona - Parte 2 - Kinedu Blog

  2. Pingback: A mão dominante e as habilidades linguísticas - Kinedu Blog

  3. Pingback: Tecnologia como aliada para acompanhar o desenvolvimento do bebê - Kinedu Blog

  4. Pingback: Fase oral do bebê: O que é e quanto tempo dura? - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *