Desde o nascimento, seu bebê começou a desenvolver uma quantidade incrível de habilidades que lhe permitem interagir com o ambiente ao seu redor. Como mãe/pai, é incrível ver como nossos bebês enfrentam os desafios com entusiasmo e alegria!

Um dos grandes marcos que seu bebê irá alcançar durante seu primeiro ano de vida é o movimento de pinça. Este marco é fundamental para o seu desenvolvimento, e envolve a captura de pequenos objetos utilizando o dedo indicador e o polegar. Desenvolver essa habilidade não é fácil, pois requer muita prática. Esta destreza com os dedos começará a se desenvolver em torno do oitavo ou nono mês de vida do seu bebê. A princípio, você verá que ele começa a usar esse tipo de movimento de forma desajeitada, mas, aos poucos, ele se tornará mais preciso.

A habilidade para realizar o movimento de pinça é um grande avanço na coordenação motora do seu bebê. De segurar os objetos com as mãos a ser capaz de fazer isso utilizando os dois dedos, esse avanço aumentará, de maneira expressiva, as possibilidades de aprendizagem, crescimento, independência e exploração. Se não fosse pelo desenvolvimento da coordenação motora fina, não seria possível tocar piano, violão, escrever ou digitar uma mensagem de texto. É incrível o que nosso corpo pode fazer, e é maravilhoso ver nossos bebês desenvolverem essas habilidades!

Powered by Rock Convert

Como posso estimular o movimento de pinça?

  • Deixe seu bebê se alimentar de pedaços macios de comida, como pedaços de banana, batata cozida ou bolinhos de cereais. Desta forma, ele estará exercitando a coordenação motora, sem o risco de levar objetos não comestíveis para a sua boca. Certifique-se de que tenha alguém o supervisionando, para evitar que ele engasgue.
  • Deixe seu bebê fazer bagunça, pois isto ajudará a estimular a destreza de seus dedos, pois ele estará movimentando suas mãos livremente.
  • Coloque os livros na frente dele. Seu bebê não conseguirá virar uma página de cada vez, mas ao deixá-lo fazer isso, mesmo que ele vire 5 páginas de uma vez, você irá ajudá-lo a desenvolver sua coordenação motora.
  • Deixe o seu filho rasgar ou picar pedaços de papel, mas lembre-se de supervisioná-lo para que ele não os coloque na boca.
  • Coloque blocos de empilhar na frente do seu bebê, e deixe que ele monte uma pequena torre.
  • Coloque uma caixa com pequenos objetos em frente ao seu bebê, e ajude-o a tirar os objetos da caixa e guardá-los novamente.

Existem várias coisas que você pode fazer para desenvolver o movimento de pinça e a destreza dos dedos. Lembre-se de conferir o nosso catálogo de atividades que está disponível no aplicativo do Kinedu. Você ficará surpresa ao ver o desenvolvimento da coordenação motora do seu filho durante os próximos meses.