Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso ajudar meu bebê a desenvolver o movimento de pinça?

movimento de pinça dos dedos

Pontos chave:

  1. O movimento de pinça dos dedos, um marco crítico no desenvolvimento psicomotor de um bebê, envolve o uso do dedo indicador e do polegar para pegar objetos pequenos. Ela aparece por volta do oitavo ou nono mês, abrindo novas possibilidades de exploração e aprendizado.
  2. Os pais podem estimular o movimento de pinça proporcionando oportunidades para o bebê se alimentar de maneira independente, brincadeiras livres, uso de livros, brincar com blocos e massinha de modelar, e participar de diversas atividades práticas que aprimoram as habilidades motoras finas e a destreza dos dedos.

Desde o nascimento, seu bebê começou a desenvolver uma quantidade incrível de habilidades que lhe permitem interagir com o ambiente ao seu redor. Como mãe/pai, é incrível ver como nossos bebês enfrentam os desafios com entusiasmo e alegria!

Um dos grandes marcos que seu bebê irá alcançar durante seu primeiro ano de vida é o movimento de pinça. Este marco é fundamental para o seu desenvolvimento, e envolve a captura de pequenos objetos utilizando o dedo indicador e o polegar. Desenvolver essa habilidade não é fácil, pois requer muita prática. Esta destreza com os dedos começará a se desenvolver em torno do oitavo ou nono mês de vida do seu bebê. A princípio, você verá que ele começa a usar esse tipo de movimento de forma desajeitada, mas, aos poucos, ele se tornará mais preciso.

A habilidade para realizar o movimento de pinça é um grande avanço na coordenação motora do seu bebê. De segurar os objetos com as mãos a ser capaz de fazer isso utilizando os dois dedos, esse avanço aumentará, de maneira expressiva, as possibilidades de aprendizagem, crescimento, independência e exploração. Se não fosse pelo desenvolvimento da coordenação motora fina, não seria possível tocar piano, violão, escrever ou digitar uma mensagem de texto. É incrível o que nosso corpo pode fazer, e é maravilhoso ver nossos bebês desenvolverem essas habilidades!

Como posso estimular o movimento de pinça?

  • Deixe seu bebê se alimentar de pedaços macios de comida, como pedaços de banana, batata cozida ou bolinhos de cereais. Desta forma, ele estará exercitando a coordenação motora, sem o risco de levar objetos não comestíveis para a sua boca. Certifique-se de que tenha alguém o supervisionando, para evitar que ele engasgue.
  • Deixe seu bebê fazer bagunça, pois isto ajudará a estimular a destreza de seus dedos, pois ele estará movimentando suas mãos livremente.
  • Coloque os livros na frente dele. Seu bebê não conseguirá virar uma página de cada vez, mas ao deixá-lo fazer isso, mesmo que ele vire 5 páginas de uma vez, você irá ajudá-lo a desenvolver sua coordenação motora.
  • Deixe o seu filho rasgar ou picar pedaços de papel, mas lembre-se de supervisioná-lo para que ele não os coloque na boca.
  • Coloque blocos de empilhar na frente do seu bebê, e deixe que ele monte uma pequena torre.
  • Coloque uma caixa com pequenos objetos em frente ao seu bebê, e ajude-o a tirar os objetos da caixa e guardá-los novamente.

Existem várias coisas que você pode fazer para desenvolver o movimento de pinça e a destreza dos dedos. Lembre-se de conferir o nosso catálogo de atividades que está disponível no aplicativo do Kinedu. Você ficará surpresa ao ver o desenvolvimento da coordenação motora do seu filho durante os próximos meses.

X
banner kinedu desenvolvimento

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.