Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda a relação entre a mão dominante e as habilidades linguísticas

Pontos chave:

  1. A preferência manual, ou lateralidade, emerge entre os 2 e os 4 anos na maioria das crianças.
  2. Ela se estabiliza por volta dos 18 meses, com 80% das crianças mantendo a mesma preferência até os 24 meses.
  3. A preferência manual consistente está relacionada a melhores habilidades de linguagem, desempenho cognitivo e manipulação de objetos.
  4. Incentive uma ampla variedade de brincadeiras que envolvam ambas as mãos e coordenação olho-mão para apoiar o desenvolvimento da lateralidade do seu filho.

Anteriormente, falamos sobre o desenvolvimento da coordenação motora do seu filho durante os primeiros anos. Neste estágio, você começará a se perguntar com que mão ele aprenderá a escrever. A preferência ou dominância de uma mão depende de processos complexos de desenvolvimento que começam antes do nascimento e se estendem durante a primeira infância. A dominância de uma mão é geralmente definida entre 2 e 4 anos. No entanto, à medida que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, poderá mostrar essa preferência antes ou depois dessa faixa etária.

A partir dos 6 meses, seu filho começará a pegar brinquedos e você perceberá que ele usa uma mão mais do que a outra. Por outro lado, essa preferência pode mudar nos próximos meses. Aos 10-11 meses ele fará movimentos mais precisos quando virar as páginas de um livro ou manipular brinquedos com rodas. Com cerca de 14 meses, você vai perceber que ele é capaz de realizar tarefas mais precisas, como inserir uma moeda em um cofrinho. Estudos mostram que a dominância de uma mão se estabiliza por volta dos 18 meses de idade e que 80% das crianças mantém essa preferência até atingir dois anos.

Pesquisas mostram que o domínio de uma mão está relacionado a diferenças nos hemisférios cerebrais onde as habilidades linguísticas, o processamento lexical e as variações nas tarefas cognitivas, sociais e emocionais estão localizadas. Já falamos sobre como a manipulação de objetos influencia a forma que as crianças experimentam o mundo e como afeta suas habilidades linguísticas. Pesquisas sobre a preferência de uma mão em crianças mostram que a consistência ou inconsistência da dominância durante a infância explica 25% das variações nas habilidades de linguagem registradas aos 2 anos. Ao analisar o mesmo grupo de crianças aos 3 anos de idade, aqueles que tiveram uma preferência consistente da mão apresentaram melhores resultados na expressão verbal. Também foi descoberto que crianças com uma mão dominante eram melhores em manipular e usar objetos corretamente. Por sua vez, crianças com uma preferência de mão consistente também são melhores em empilhar, construir, gerenciar e guardar objetos (colocando-os em locais acessíveis).

O uso de ferramentas é uma habilidade física e cognitiva muito importante, que requer imitação de ações complexas, planejamento, tomada de decisão e capacidade de compreender as características espaciais dos objetos, suas propriedades e a situação. Isso foi observado em 60 crianças entre 10 e 14 meses. Os resultados mostram que, ao completar tarefas e ações que envolvem o uso de objetos, crianças com tendências consistentes destras ou canhotas superaram aquelas que não tinham uma mão dominante.

Outras pesquisas indicam que estabelecer uma mão dominante cedo afeta a capacidade de manipular objetos de uma criança e importantes processos de desenvolvimento cognitivo e linguístico.

X
banner kinedu desenvolvimento

Como posso ajudar meu filho?

– É importante que você não o obrigue a escolher uma mão, mas dê-lhe muitas oportunidades e variedade de atividades para praticar isso.

– Incentive-o a participar de atividades nas quais ele deve usar as duas mãos e precise de coordenação motora e coordenação bilateral. Por exemplo, quando ele coloca ou tira coisas de uma caixa, uma mão a segura enquanto a outra pega os brinquedos (uma mão faz o trabalho e a outra ajuda).

– Brincar de construção com blocos ensinará seu filho a posicionar seus dedos e manobrar objetos. Abrir potes, fechar garrafas e abrir e fechar portas ou gavetas também aumentará a capacidade dele de usar objetos.

– Rabiscar usando diferentes materiais artísticos, como massinha, também ajudarão a fortalecer os músculos, mãos e dedos para que ele possa manipular objetos com a mão que preferir. Atividades como encaixar peças, usar utensílios e tocar instrumentos musicais também são formas divertidas de trabalhar com essa habilidade.

– Quando estiverem brincando, tente colocar as coisas que estão usando no centro, na frente do seu filho. Desta forma, ele irá escolher automaticamente qual mão ele quer usar, ao invés de usar a mais próxima do objeto que quer pegar.

– Lembre-se de que os grandes músculos também têm uma grande influência nas habilidades manuais. Portanto, incorpore jogos com bolas (jogar, pegar ou rolar) para fortalecer os músculos do seu filho e ajudá-lo a estabelecer uma mão dominante.

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.