X
X

Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona – Parte 2

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Na primeira parte desse artigo, falamos sobre a importância da manipulação de objetos e como estimular essa habilidade. Ao dar ao seu filho mais oportunidades de conhecer o mundo e aprender como as coisas funcionam, você também incentivará a aquisição de novas habilidades relevantes para outras áreas do desenvolvimento, especialmente aquelas relacionadas à linguagem, interações sociais e comunicação.

Estudos mostram que a manipulação de objetos com movimentos como alcançar e pegar estabelece as bases para o futuro desenvolvimento de habilidades linguísticas, comunicativas e gestuais. Morder objetos durante a fase de vocalização foi associado a uma maior variedade de sons consonantais. Há também uma correlação positiva entre a manipulação de objetos, como bater ou apertar, em bebês de 4 meses e suas habilidades de linguagem aos 12 meses. Os pesquisadores acreditam que, se a criança explora e manipula objetos regularmente, ela terá mais oportunidades de extrair informações sobre as categorias às quais esse objeto pertence; algo essencial para o desenvolvimento do léxico.

X
banner kinedu desenvolvimento

Explorar, manipular e compartilhar coisas também estimula a atenção conjunta. Isto estabelece as bases para o desenvolvimento da comunicação, socialização e aprendizagem de vocabulário. Pesquisas mostram que o desenvolvimento da coordenação motora cria mudanças significativas na forma como seu filho experimenta o mundo, algo que enriquece as interações sociais com você e permite que ele desenvolva o aprendizado de linguagem e socialização.

Também foi descoberto que existe uma relação entre a manipulação de objetos ao realizar uma tarefa, a compreensão do uso correto desse objeto e o desenvolvimento do significado. Pesquisas mostram que crianças de 10 meses se comunicam com movimentos da mão e que, em muitos casos, o significado delas corresponde a gestos que aparecem mais tarde. As propriedades de um objeto também podem influenciar a gesticulação e a comunicação das crianças. Descobriu-se que ao brincar manipulando objetos, os bebês regulavam a vocalização dependendo do tamanho do objeto no qual tocavam. Assim, enquanto gestos mediam a relação entre habilidades motoras precoces e vocabulário posterior, a manipulação de objetos influencia o desenvolvimento de gestos e da comunicação.

O mais importante é dar ao seu filho muitas oportunidades de brincar manipulando objetos (alcançar e pegar algo ou controlar a postura). Juntamente com uma maior participação nas interações sociais, essa atividade aumentará a exposição a novos verbos e promoverá a compreensão de como as coisas funcionam. Isso estabelecerá as bases para a produção gestual e verbal. À medida que seu filho aprende a manipular objetos, ele também aprenderá a estabelecer novas interações, manter a atenção conjunta e experimentar novas maneiras de se comunicar com as pessoas ao seu redor; isto é, decifrará como o mundo funciona.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

2 comentários em “Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona – Parte 2”

  1. Pingback: Manipulação de objetos: aprendendo como o mundo funciona - Parte 1 - Kinedu Blog

  2. Pingback: Coordenação das mãos: 0 a 12 meses - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *