Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Manipulação de objetos: Aprendendo como o mundo funciona – PARTE 2

Pontos chave:

  1. A manipulação de objetos na primeira infância é crucial para as habilidades posteriores de linguagem, comunicação e gestuais.
  2. A exploração de objetos está relacionada à aquisição de vocabulário, e as brincadeiras manipulativas enriquecem as interações sociais.
  3. O desenvolvimento de habilidades motoras melhora a atenção compartilhada, facilitando o aprendizado da linguagem e o desenvolvimento social.
  4. A manipulação de objetos influencia o desenvolvimento de gestos e a comunicação, estabelecendo as bases para a produção de palavras.

Na primeira parte desse artigo, falamos sobre a importância da manipulação de objetos e como estimular essa habilidade. Ao dar ao seu filho mais oportunidades de conhecer o mundo e aprender como as coisas funcionam, você também incentivará a aquisição de novas habilidades relevantes para outras áreas do desenvolvimento, especialmente aquelas relacionadas à linguagem, interações sociais e comunicação.

Estudos mostram que a manipulação de objetos com movimentos como alcançar e pegar estabelece as bases para o futuro desenvolvimento de habilidades linguísticas, comunicativas e gestuais. Morder objetos durante a fase de vocalização foi associado a uma maior variedade de sons consonantais. Há também uma correlação positiva entre a manipulação de objetos, como bater ou apertar, em bebês de 4 meses e suas habilidades de linguagem aos 12 meses. Os pesquisadores acreditam que, se a criança explora e manipula objetos regularmente, ela terá mais oportunidades de extrair informações sobre as categorias às quais esse objeto pertence; algo essencial para o desenvolvimento do léxico.

X
banner kinedu desenvolvimento

Explorar, manipular e compartilhar coisas também estimula a atenção conjunta. Isto estabelece as bases para o desenvolvimento da comunicação, socialização e aprendizagem de vocabulário. Pesquisas mostram que o desenvolvimento da coordenação motora cria mudanças significativas na forma como seu filho experimenta o mundo, algo que enriquece as interações sociais com você e permite que ele desenvolva o aprendizado de linguagem e socialização.

Também foi descoberto que existe uma relação entre a manipulação de objetos ao realizar uma tarefa, a compreensão do uso correto desse objeto e o desenvolvimento do significado. Pesquisas mostram que crianças de 10 meses se comunicam com movimentos da mão e que, em muitos casos, o significado delas corresponde a gestos que aparecem mais tarde. As propriedades de um objeto também podem influenciar a gesticulação e a comunicação das crianças. Descobriu-se que ao brincar manipulando objetos, os bebês regulavam a vocalização dependendo do tamanho do objeto no qual tocavam. Assim, enquanto gestos mediam a relação entre habilidades motoras precoces e vocabulário posterior, a manipulação de objetos influencia o desenvolvimento de gestos e da comunicação.

O mais importante é dar ao seu filho muitas oportunidades de brincar manipulando objetos (alcançar e pegar algo ou controlar a postura). Juntamente com uma maior participação nas interações sociais, essa atividade aumentará a exposição a novos verbos e promoverá a compreensão de como as coisas funcionam. Isso estabelecerá as bases para a produção gestual e verbal. À medida que seu filho aprende a manipular objetos, ele também aprenderá a estabelecer novas interações, manter a atenção conjunta e experimentar novas maneiras de se comunicar com as pessoas ao seu redor; isto é, decifrará como o mundo funciona.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.