Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atividades para incentivar os primeiros passos do seu bebê!

primeiros passos - aprender a andar

Pontos chave:

  1. Os bebês geralmente começam a andar entre os 9 e os 18 meses de idade, mas todos se desenvolvem em seu próprio ritmo.
  2. Certos exercícios podem ajudar os bebês a desenvolver a força muscular e a coordenação necessárias para dar os primeiros passos, como andar com apoio e brincar no chão.
  3. É importante incentivar o seu bebê a praticar essas atividades regularmente para ajudar no seu desenvolvimento.

Um dos marcos do desenvolvimento mais emocionantes que o seu bebê alcançará será dar seus primeiros passos. Os bebês geralmente começam a andar quando têm entre 10 e 12 meses, mas isso pode variar. Alguns bebês andam mais cedo, aos 9 meses, enquanto outros começam a andar aos 18 meses. No entanto, é importante lembrar que todas as crianças são diferentes e que não há problema se seu filho demorar mais para dar seus primeiros passos. Lembre-se de que, durante seu primeiro ano de vida, seu filho desenvolverá a coordenação muscular e o movimento necessários para aprender a sentar-se, engatinhar, e, finalmente, andar.

X
banner kinedu desenvolvimento

Atividades para ajudar seu bebê a andar

Embora seu bebê vá dar seus primeiros passos quando se sentir preparado para isso, existem algumas atividades que você pode realizar para ajudá-lo a desenvolver e fortalecer os músculos que ele precisará para andar. Estes são alguns exercícios simples:

  • Andar com ajuda: Quando seu filho estiver sentado, fique ao lado dele e segure suas mãos para levantá-lo, de modo que ele fique em pé. Puxe um dos braços dele para a frente, delicadamente, e, depois, o outro. Ele irá seguir o movimento com os pés e girar o quadril. Pratique esse exercício com o seu bebê sempre que puder!
  • Atravessar de um lado para o outro: Deixe seu filho explorar todo o comprimento do sofá. No início, você pode ajudá-lo segurando uma das mãos dele enquanto ele se apoia no sofá com a outra. Uma dica para incentivá-lo é colocar um dos brinquedos favoritos dele do outro lado do sofá. Isto irá motivá-lo a querer andar e, com o tempo, fazer isso sem ajuda.
  • Alongamento em um banquinho: Para esta atividade, você precisará de um banquinho infantil sem encosto para as costas. Quando seu filho estiver sentada no banquinho, coloque alguns brinquedos no chão ao lado dele e peça para ele se inclinar para alcançá-los. O banco não deve ser muito alto, porque o seu filho deve ser capaz de tocar o chão com os dedos dos pés. Mais tarde, para tornar a atividade mais desafiadora, coloque os brinquedos mais afastados. Isso ajudará a fortalecer os músculos das costas, braços e pernas.
  • Bolas e um cesto: Espalhe bolas pequenas ou brinquedos no chão e coloque um cesto do outro lado da sala. Peça para o seu bebê engatinhar, pegar um objeto e colocá-lo no cesto. Isso irá ajudá-lo a desenvolver os músculos das pernas, e poderá incentivá-lo a dar seus primeiros passos!

Praticar essas atividades com frequência ajudará seu filho a desenvolver força muscular e coordenação. Não se preocupe se ele demorar para começar a andar, pois ele logo conseguirá fazer isso! Se você tiver alguma dúvida ou perceber que seu bebê não deu os primeiros passos após os 18 meses de idade, fale com o seu pediatra.

No Catálogo do Kinedu, você encontra diversas atividades para estimular o seu filho a andar. Baixe o aplicativo e confira!

Artigos Relacionados

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.