X
X
primeiros passos - aprender a andar

Atividades para incentivar os primeiros passos do seu bebê!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Um dos marcos do desenvolvimento mais emocionantes que o seu bebê alcançará será dar seus primeiros passos. Os bebês geralmente começam a andar quando têm entre 10 e 12 meses, mas isso pode variar. Alguns bebês andam mais cedo, aos 9 meses, enquanto outros começam a andar aos 18 meses. No entanto, é importante lembrar que todas as crianças são diferentes e que não há problema se seu filho demorar mais para dar seus primeiros passos. Lembre-se de que, durante seu primeiro ano de vida, seu filho desenvolverá a coordenação muscular e o movimento necessários para aprender a sentar-se, engatinhar, e, finalmente, andar.

Atividades para ajudar seu bebê a andar

Embora seu bebê vá dar seus primeiros passos quando se sentir preparado para isso, existem algumas atividades que você pode realizar para ajudá-lo a desenvolver e fortalecer os músculos que ele precisará para andar. Estes são alguns exercícios simples:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Andar com ajuda: Quando seu filho estiver sentado, fique ao lado dele e segure suas mãos para levantá-lo, de modo que ele fique em pé. Puxe um dos braços dele para a frente, delicadamente, e, depois, o outro. Ele irá seguir o movimento com os pés e girar o quadril. Pratique esse exercício com o seu bebê sempre que puder!
  • Atravessar de um lado para o outro: Deixe seu filho explorar todo o comprimento do sofá. No início, você pode ajudá-lo segurando uma das mãos dele enquanto ele se apoia no sofá com a outra. Uma dica para incentivá-lo é colocar um dos brinquedos favoritos dele do outro lado do sofá. Isto irá motivá-lo a querer andar e, com o tempo, fazer isso sem ajuda.
  • Alongamento em um banquinho: Para esta atividade, você precisará de um banquinho infantil sem encosto para as costas. Quando seu filho estiver sentada no banquinho, coloque alguns brinquedos no chão ao lado dele e peça para ele se inclinar para alcançá-los. O banco não deve ser muito alto, porque o seu filho deve ser capaz de tocar o chão com os dedos dos pés. Mais tarde, para tornar a atividade mais desafiadora, coloque os brinquedos mais afastados. Isso ajudará a fortalecer os músculos das costas, braços e pernas.
  • Bolas e um cesto: Espalhe bolas pequenas ou brinquedos no chão e coloque um cesto do outro lado da sala. Peça para o seu bebê engatinhar, pegar um objeto e colocá-lo no cesto. Isso irá ajudá-lo a desenvolver os músculos das pernas, e poderá incentivá-lo a dar seus primeiros passos!

Praticar essas atividades com frequência ajudará seu filho a desenvolver força muscular e coordenação. Não se preocupe se ele demorar para começar a andar, pois ele logo conseguirá fazer isso! Se você tiver alguma dúvida ou perceber que seu bebê não deu os primeiros passos após os 18 meses de idade, fale com o seu pediatra.

No Catálogo do Kinedu, você encontra diversas atividades para estimular o seu filho a andar. Baixe o aplicativo e confira!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

6 comentários em “Atividades para incentivar os primeiros passos do seu bebê!”

  1. Pingback: Conheça as atividades do Kinedu para bebês e crianças! - Kinedu Blog

  2. Pingback: Desenvolvendo o movimento de pinça dos dedos - Kinedu Blog

  3. Pingback: Desenvolvendo o movimento de pinça dos dedos - PreviMae

  4. Pingback: Conheça 4 atividades de coordenação motora fina e grossa - Kinedu Blog

  5. Pingback: Bebê de 13 meses: Desenvolvimento, Atividades e Mais! - Kinedu Blog

  6. Pingback: Como ensinar o bebê a andar - perguntas e respostas - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *