Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os primeiros passos do meu bebê!

como ensinar o bebê a andar

Pontos chave:

  1. Aprender a andar é um marco físico importante para os bebês e normalmente ocorre entre os nove e os 15 meses de idade.
  2. Os bebês nascem com um conhecimento inato dos movimentos necessários para andar, mas inicialmente não têm força nas pernas para fazê-lo.
  3. Antes de aprender a andar, os bebês muitas vezes atingem marcos como engatinhar e ficar em pé com apoio, sendo necessário tornar a casa segurra para o bebê para evitar lesões.
  4. É importante encorajar e elogiar o bebê quando ele der os primeiros passos, e a prática contínua irá ajudá-lo a desenvolver confiança e a melhorar o seu equilíbrio. Recomenda-se consultar o pediatra caso haja dúvidas sobre o desenvolvimento do andar da criança.

Embora seu bebê alcance vários marcos de desenvolvimento, o primeiro passo será aquele que você nunca irá esquecer! Caminhar é uma grande conquista no desenvolvimento físico do seu bebê, e, se você é como a maioria dos pais, pode ter dúvidas sobre como ensinar o bebê a andar e sobre como esta habilidade de desenvolve.

Quando meu bebê vai começar a andar?

Geralmente, os bebês dão seus primeiros passos entre os 9 e os 15 meses de idade, mas lembre-se de que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Então, seja paciente se seu filho estiver demorando para começar a andar. Alguns bebês começam a andar mais tarde, por volta dos 18 meses, e está tudo bem!

Você sabia que os bebês nascem com um conhecimento inato dos movimentos necessários para andar? Eles apenas não têm força nas pernas para fazer isso. Se você segurar seu bebê em uma posição ereta, notará que ele instintivamente move um pé na frente do outro em movimentos de caminhada. Isso é chamado de “reflexo de marcha”, e desaparece por volta dos 4 meses.

Como posso saber se o meu bebê está pronto para começar a andar?

Não há um sinal universal que indique que seu bebê está pronto para dar os primeiros passos. Mas a maioria dos bebês conquista estes marcos físicos antes de caminhar:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Entre os 7 e os 10 meses de idade, a maioria dos bebês aprende a engatinhar (apesar de alguns bebês nunca engatinharem) antes de andar;
  • Entre os 9 e os 12 meses, os bebês aprendem a se levantar sozinhos. Apenas lembre-se de que o seu filho pode acabar usando os móveis para se apoiar – por isso, certifique-se de que sua casa esteja segura para ele. 
  • Quando seu bebê estiver dominando o percurso entre os móveis, ele poderá se aventurar a praticar seus primeiros passos sem apoio.

Portanto, quando seu bebê estiver se levantando, ficando de pé enquanto brinca ou ficando de pé sem apoio, pode ser um sinal de que seu pequeno começará a aprender a andar em breve!

E quanto a deixar minha casa segura para o meu bebê?

Quando seu bebê começar a dar os primeiros passos, você sentirá muita alegria ao vê-lo começar a ganhar sua independência, mas provavelmente também se sentirá ansiosa ao ver como cada objeto pode se tornar perigoso! Você provavelmente protegeu a sua casa com protetores de quinas, de tomadas, etc. quando seu filho estava aprendendo a engatinhar – mas tenha em mente que, agora, ele será capaz de alcançar objetos mais altos, então lembre-se de checar tudo novamente!

A maneira mais eficaz de garantir a segurança do seu bebê é ter uma visão da sua casa do ponto de vista dele. Fique de joelhos e veja como as coisas são nessa altura. Isso ajudará você a descobrir quais armários, gavetas e outros espaços podem colocar seu filho em perigo.

Como ensinar o bebê a andar?

Andar é uma questão de confiança e equilíbrio. Por isso, a melhor maneira de ajudar seu filho é elogiá-lo e incentivá-lo toda vez que ele tentar andar. Seus primeiros passos significam muito para ele, então, quando ele atingir este marco monumental, certifique-se de fazer uma grande comemoração!

Você pode encontrar várias atividades no Kinedu para incentivar seu filho a praticar essa habilidade! Lembre-se de que a prática leva à perfeição, então, quanto mais ele praticar, melhor ele se tornará – e, antes que você perceba, ele estará correndo por aí!

Devo me preocupar se meu bebê não começar a andar?

Assim como engatinhar, nem todos os bebês aprendem a andar na mesma época, e, se o seu pequeno é prematuro, ele levará mais tempo para aprender a andar se comparado aos outros. Lembre-se que você pode consultar o seu pediatra caso esteja preocupada com os marcos de desenvolvimento ou se seu filho não tiver aprendido a andar até os 18 meses ou não estiver andando com firmeza aos 2 anos.

Artigos Relacionados