Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

6 atividades para crianças de 4 anos

atividades para crianças de 4 anos

Para um bom desenvolvimento infantil, é necessário estimular os pequenos por meio das brincadeiras. Neste post, listamos 6 atividades para crianças de 4 anos.

Você sabia que as brincadeiras são muito mais que um passatempo para os pequenos? É enquanto brincam que eles desenvolvem as mais diversas capacidades, como coordenação motora, cognição, memória, socialização, linguagem e muito mais. Pensando nisso, que tal aprender algumas atividades para crianças de 4 anos?

Nessa fase, a criançada adora se divertir e tem muita energia para gastar. Por isso, sabemos o quanto pode ser difícil para um adulto ter ideias de dinâmicas para fazer com os pequenos, principalmente, em casa. Pensando nessa situação, resolvemos trazer este post. Aqui, você fica por dentro de 6 brincadeiras divertidas e educativas. Continue a leitura e confira!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Sugestões de atividades para crianças de 4 anos

1. Maçãs quadradas II

O objetivo desta atividade para crianças de 4 anos é estimular a criatividade e a coordenação motora fina do seu filho. Para começar, encontre um local para brincar. Vocês irão precisar de cartolina, papel vermelho, tesoura infantil, canetinhas (ou giz de cera) e fita adesiva.

Primeiro, desenhe uma árvore na cartolina, e diga ao seu pequeno que vocês irão colar maçãs na árvore. No entanto, as maçãs serão quadradas! Mostre ao seu filho como desenhar um quadro no papel vermelho, e veja se ele consegue desenhar um quadrado sem precisar ver um exemplo; se for preciso, ajude-o.

Depois de desenharem vários quadrados, peça para o seu filho recortá-los. Certifique-se de que ele segure a tesoura com firmeza. Colem os quadrados na árvore juntos, e deixe que seu pequeno pinte o tronco e as folhas.

2. Organizando nossos brinquedos

Além de ser uma maneira divertida e prazerosa para o pequeno organizar os seus brinquedos para começar uma nova brincadeira, a atividade permite que seu filho possa observar o tempo. Por meio da contagem do período que ele leva para fazer a tarefa, ele consegue visualizar de maneira mais tangível como os minutos passam. Para isso, você precisará somente de uma ampulheta.

Após terminar uma brincadeira, está na hora de recolher os brinquedos. Proponha isso ao seu filho, dizendo que é um jogo especial de organização. Mostre ao pequeno uma ampulheta, explicando como ela funciona. Você pode virá-la algumas vezes, para demonstrar como a areia vai de um lado para o outro e, quando terminar a areia na parte de cima, é porque atingiu determinado tempo.

Baixe o Kinedu e participe de sessões interativas de brincadeiras!

Explique como o objeto ajudará na atividade, pois será usado para determinar o tempo em que os brinquedos deverão ser guardados. Na hora em que começar a recolher tudo, vire a ampulheta e diga que vocês deverão terminar a atividade quando toda a areia passar para o outro lado.

Se o seu filho se distrair, pode lembrá-lo de que o momento não é de trocar a brincadeira, mas sim, de se concentrar nessa atividade. Ao terminarem, elogie o seu pequeno pelo esforço de juntar os brinquedos no tempo certo. Caso não tenham conseguido acabar a tempo, não tem problema!

3. Caça ao tesouro com amigos II

Qual criança não adora uma caça ao tesouro? Melhor ainda se for acompanhada com coleguinha, irmão ou primo! Quando pensamos em atividades para crianças de 4 anos, é interessante ter brincadeiras em que os pequenos aprendam a trabalhar em equipe e como isso pode ser vantajoso. Para brincar, você precisará de um quebra-cabeça de encaixe, objetos pequenos, uma caixa e areia.

Primeiramente, coloque a areia dentro da caixa e esconda as peças do quebra-cabeças dentro dela de forma que fiquem totalmente cobertas. Depois, esconda outros objetos pequenos na areia, como pedrinhas, brinquedos, conchas etc.

Chame as crianças e peça para elas encontrarem as peças na areia para que possam montar o quebra-cabeças juntos. Essa atividade é ótima para promover a cooperação e ensinar que juntos é possível chegar a um objetivo comum.

4. Recitando o abecedário

Nesta idade, as crianças já podem reconhecer as letras do abecedário. Para isso, é preciso que sejam estimuladas, e nada melhor do que as brincadeiras, não é verdade? Para fazer essa atividade para criança de 4 anos, você precisará da ficha “alfabeto no espaço” e de lápis.

Diga ao pequeno que vocês recitarão o alfabeto, portanto, é preciso prestar bastante atenção às letras para descobrir as que faltam. Em seguida, escreva letras diferentes em cada nave espacial, deixando algumas em branco, e entregue a folha ao pequeno.

Comece recitando o alfabeto cantarolando de forma divertida. Observe se o pequeno nota alguma letra faltando. Assim que ele descobrir, peça para que escreva as letras faltantes. Caso ele não consiga, escreva em uma folha de papel em branco para que possa copiá-las onde está em faltando.

5. Siga meus passos

Assim como os adultos, as crianças adoram música! Por isso, uma das principais atividades para crianças de 4 anos é dançar! A ideia principal dessa atividade é estimular as habilidades musicais do seu filho, que são importantes para o desenvolvimento cognitivo e a memória. Você precisará de um bambolê e músicas. Para começar, chame o seu pequeno para dançar juntos.

Então, coloque o bambolê no centro do ambiente, se posicione dentro dele e dê exemplos de passos de dança para que seu filho os siga. Incentive o pequeno a participar, ensinando-o a mexer os braços e os quadris, acompanhando o ritmo da música.

Observe se o pequeno consegue acompanhar os passos. Se for muito difícil para ele, faça coreografias mais simples, dando orientações mais curtas e objetivas. Caso seja muito fácil, peça para que ele fique no centro do bambolê e dê exemplos de passos de dança. Para ficar mais divertido, chame toda a família!

6. Arrumando as meias III

Para que seu filho aprenda o significado de igual e diferente, vocês podem fazer essa atividade divertida. Separe, pelo menos, quatro pares de meias de cores diferentes e de vários membros da família, peças de roupas, pedrinhas de rio e tintas.

Primeiramente, pegue as pedrinhas e pinte com as cores das meias, e espere secar. Chame o pequeno e faça uma pilha de várias peças de roupas e as pedrinhas coloridas ao lado. Peça para que seu filho escolha uma pedra e diga a cor em voz alta.

Em sequência, brinquem de pegar as roupas da mesma cor, fazendo uma pequena pilha, e repita a operação até não sobrarem pedrinhas e roupas. Então, peguem as meias e encontrem os pés correspondentes para formar os pares. No final, dê os parabéns ao seu filho pelo esforço!

Como você conferiu, as atividades para crianças de 4 anos ajudam no desenvolvimento de diversas habilidades, por isso, são tão importantes. Se você gostou dessas brincadeiras e quer ficar por dentro de muitas outras mais, baixe o aplicativo Kinedu e tenha acesso a centenas de opções de acordo com a idade e fase de desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.