Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brincadeiras em casa: 7 atividades para fazer com as crianças

brincadeiras em casa

Você sabia que as chances de birras são maiores em crianças entediadas? Portanto, é interessante fazer brincadeiras em casa para entreter os pequenos!

As brincadeiras em casa são ótimas para aqueles dias de chuva ou em que não é possível sair para passear. Além de aliviarem o tédio das crianças, as atividades ajudam a fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos. Por isso, é importante ter algumas opções na manga sempre que precisar.

Sabemos que nem sempre os pais têm ideias de atividades para fazer com as crianças. Sendo assim, resolvemos elaborar este post com algumas sugestões divertidas de brincadeiras em casa, que contribuem para o desenvolvimento infantil. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Brincadeiras em casa: 7 dicas simples e divertidas!

1. Acampamento na sala

Com alguns materiais que você tem em casa mesmo, dá para fazer um divertido acampamento na sala. Se tiver uma barraca, você pode montá-la. Se não tiver, basta pegar alguns lençóis e cadeiras para levantar uma tenda. Coloque almofadas no chão para ficar confortável e pegue algumas comidas e bebidas.

Disponha de lanternas para você, seus filhos e outros participantes, e comecem a brincadeira! Finjam que estão em uma floresta, contem histórias, cantem, comam algo gostoso e se divirtam! Se a cabaninha estiver cômoda, vale até dormir nela.

2. Minha massinha

Qual criança não gosta de brincar de massa de modelar? Além de ser muito legal, é importante para fortalecer os músculos das mãos e dos dedos, e estimular a criatividade. Nessa brincadeira, em vez da massinha pronta, vocês produzirão a própria.

Baixe o Kinedu e transforme a sua forma de brincar com sessões interativas de brincadeiras!

Para isso, separe 1 xícara de amido de milho, 1 faca de plástico, 100 gramas de creme hidratante, 1 pote, 1 colher e glitter. Chame o seu filho para brincar em um local em que possam fazer uma pequena bagunça, como uma mesa fácil de limpar. Peça para que ele despeje o amido de milho na tigela e misture o creme hidratante utilizando a colher.

Depois, junte o glitter para que a massinha fique bonita e brilhante. Se a massa estiver pegajosa, coloque mais amido. Se estiver muito seca, acrescente mais creme hidratante. O ideal é que fique macia e suave. Então, deixe que seu filho brinque à vontade.

Você pode sugerir que ele faça bolinhas, cordões, quadrados e outras formas, além de usar a faca de plástico para cortar e moldar. Deixe que ele solte a imaginação! Quando cansar, basta guardar a massinha em um pote para brincar mais tarde.

3. Contação de histórias

Os pequenos adoram ouvir histórias. Isso ajuda a estimular a imaginação, a criatividade e o repertório do vocabulário. Em vez de apenas contar um conto, você pode sugerir que vocês inventem uma história. Você pode começar com o “era uma vez” e pedir para que seu pequeno continue.

Se tiver mais pessoas na brincadeira em casa, é interessante que cada participante invente um trecho da história. Essa atividade rende boas risadas com tanta imaginação da criançada!

4. Show de talentos

Seu filho tem um talento especial? Que tal incentivá-lo com um show de talentos? Depois de decidir qual será a apresentação (dança, teatro, mágica, canto etc.), vocês podem fazer um ateliê para confeccionar o figurino. Fantasias, máscaras, acessórios, glitter e tintas podem se transformar em trajes incríveis.

Feito isso, arrastem os móveis da sala e delimitem o palco. Chamem o pessoal da casa para ser os expectadores. Por fim, deixe que o pequeno faça a sua bela apresentação. Uma boa dica é tirar muitas fotos para se recordar desse momento tão especial!

5. E depois, o que aconteceu?

A conversa é sempre uma boa forma de aproximação. Para incentivar o seu filho a falar sobre os eventos do cotidiano, você pode fazer essa atividade. Sentados em uma mesa com folhas de papel e giz de cera, peça para o seu pequeno desenhar uma história sobre 2 amigos.

Assim que terminar, peça para que ele conte o que acontece nessa história, estimulando a conversa. Faça perguntas simples, como quem é cada um no desenho, as cores e formas, e o que aconteceu depois. Estimule o seu filho a desenvolver a narrativa.

6. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira para fazer em casa que também pode acontecer ao ar livre. Ela pode ter vários temas, como tesouro do pirata ou do rei. Escolha alguma temática para preparar a história e os materiais.

Feito isso, encape um caixa de sapatos como se fosse um baú e encha com algum brinde, que pode ser um mimo ou até guloseimas. Faça as pistas, que podem ser charadas, pague um mico ou “o que é o que é”, lembrando que a complexidade deve ser de acordo com a idade da criança.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

Quanto mais novo for o pequeno, mais fácil as pistas devem ser, e a a caça ao tesouro pode ter menos tempo de duração. Você pode enfeitar a casa de acordo com o tema escolhido e distribuir as pistas. No final, vibre com a conquista do seu filho ao encontrar o grande tesouro!

7. Vamos brincar com os animais

Para estimular a imaginação e a atenção, você pode brincar em casa com seu filho. Escolha um livro sobre animais e chame o seu pequeno para se sentar em um lugar confortável. Comece a ler a história dos bichos e veja se o seu filho presta atenção durante a leitura.

Mostre a ele os diferentes animais e imite os sons que eles fazem para ver se o seu filho reconhece cada um deles. Caso não reconheça, você pode explicar para o pequeno qual bicho é. No final da história, finjam ser os animais e incentive o seu filho a usar a imaginação!

Como você pôde conferir, as brincadeiras em casa podem ser tão legais e divertidas quanto as feitas ao ar livre. Para isso, é preciso que os pais saibam usar a criatividade e propor atividades interessantes aos pequenos — e, para isso, você pode contar com o Kinedu. O aplicativo conta com sessões interativas de brincadeiras e apresenta ideias incríveis de atividades para fazer com as crianças de 0 a 6 anos, que irão não só entretê-las, como também estimular seu desenvolvimento.

No Kinedu, além de ter acesso a mais de 1.800 atividades criadas por especialistas e aulas ao vivo e gravadas sobre temas importantes para os pais, você também acompanha o desenvolvimento do seu filho e confere centenas de artigos sobre o tema. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.