Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 6 atividades para crianças de 3 anos!

atividades para crianças de 3 anos

Quer descobrir atividades para realizar com crianças de 3 anos? Confira estas dicas que vão ajudar no aprendizado com materiais que você tem em casa!

A cada etapa do desenvolvimento infantil é importante pensar em brincadeiras e outras atividades para fazer em casa. Tudo isso ajuda a entreter as crianças e a instigar sua imaginação e criatividade, além de estimular uma série de habilidades, inclusive linguísticas. Você sabe quais atividades para crianças de 3 anos são mais indicadas?

Nessa fase, os pequenos têm uma boa coordenação motora fina, conseguem se expressar e até compreender conceitos simples com números e quantidades. É possível explorar a leitura, atividades que envolvam o uso de massinhas, recortes e dobraduras, música e muito mais.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Listamos aqui 6 maneiras de brincar com seu filho de 3 anos, além de exemplos práticos de atividades desenvolvidas pelos especialistas do Kinedu. Confira as dicas que apresentamos a seguir e fique por dentro do assunto!

Atividades para crianças de 3 anos

1. Leitura com a criança

Uma das atividades para fazer com as crianças de 3 anos é a leitura. Como elas gostam de acompanhar as histórias por meio das figuras, a dica é selecionar livros com enredos fáceis e com muitas imagens.

Conte a história, aproveitando o momento para a criança se expressar e fazer perguntas ao longo da trama. Faça entonações de voz diferentes para cada personagem e conquiste a atenção do seu filho.

Ao final, converse sobre o que foi lido, perguntando sobre o que ele mais gostou, qual personagem achou legal e até mesmo o que ele faria se estivesse naquele enredo. Você também pode pedir para ele contar sobre o que ouviu, estimulando sua memória e sua criatividade.

Outra dica é apontar as figuras para que ele descreva o que vê, treinando frases com o uso da terceira pessoa, como “o sapo está dormindo”. Caso ele ainda não fale espontaneamente dessa maneira, você pode ajudá-lo descrevendo outras imagens.

Quando a criança demonstra seus interesses, os pais podem perguntar qual história ela quer ouvir. Montar um cantinho de leitura em casa, com almofadas e uma estante com as obras infantis, também é um convite para que esse momento seja especial.

Sugestão do Kinedu: Personagens da história II

Essa é uma atividade para o desenvolvimento cognitivo e linguístico do seu pequeno. Para ela, selecione uma das histórias preferidas dele e providencie:

  • imagens impressas dos personagens;
  • cartolina;
  • fita adesiva;
  • giz de cera.

Pegue o livro e peça ajuda do seu filho para virar as páginas, incentivando-o a contar com suas próprias palavras o que acontece em cada parte, se ele conseguir se lembrar.

Depois, pegue as imagens impressas e o ajude a colá-las na cartolina, sempre estimulando seu pequeno a identificar os personagens. Por exemplo: “agora vamos colar a imagem do menino?”.

Agora, vem a melhor parte: praticar a pronúncia do “b”. Dê o giz de cera para seu filho e peça para que ele desenhe elementos simples da história ao redor das imagens, como bola e borboleta, pedindo para que repita essas palavras.

Então, pergunte o que os personagens estão fazendo e veja se ele já consegue combinar substantivos e verbos, como “borboleta voando”. Pratique essa atividade enquanto vocês estiverem se divertindo.

2. Atividades de equilíbrio

Que tal propor algumas atividades como desafios para que a criança desenvolva o equilíbrio? Nessa idade, por exemplo, ela já consegue se manter por alguns segundos em um pé só. Muitas já conseguem agachar sem se desequilibrar e dar alguns passos nas pontas dos pés.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

A proposta aqui é dançar com seu filho ao ritmo da música preferida dele. Brincar de estátua, fazendo-o parar na posição em que está quando a canção para de tocar vai estimular o equilíbrio e garantir boas risadas. Pular em um pé e andar sobre quatro apoios imitando os animais também trabalham essa habilidade.

Sugestão do Kinedu: Marcha à ré I

Essa é uma atividade muito simples e divertida! Diga ao seu filho que vocês vão andar de costas e mostre a ele como se faz. Depois, posicione-se atrás dele e segure suas mãos. Incentive-o a dar passos para trás bem devagar, ficando em um pé só por, pelo menos, dois segundos.

Solte uma de suas mãos, depois a outra, deixando-o andar sozinho. Isso ajudará no desenvolvimento do equilíbrio, além de fortalecer as habilidades sensoriais, já que ele confiará no tato e na audição, mais do que na visão.

3. Destreza com os dedos

Um dos marcos do desenvolvimento para os pequenos de 3 anos é a melhoria da coordenação motora fina. Abuse de materiais artísticos como lápis de cor, tinta, giz de cera, cola, tesoura e papéis coloridos. Não se preocupe tanto com a bagunça, pois a criança ainda está aprendendo a mexer com esses itens.

X
banner kinedu desenvolvimento

Ajude-a a recortar figuras, mostrando o movimento com a tesoura (sem ponta) e a colá-las em um papel grande, como uma cartolina. Incentive-a a desenhar e pintar, para que ela treine o movimento de segurar o lápis e possa se expressar com a arte.

Brincar de dobradura, criando aviões, barcos ou animais, também é uma atividade que vai agradar os pequenos dessa idade.

Sugestão do Kinedu: Fita e giz de cera III

Para essa atividade, você vai precisar de:

  • cartolina;
  • giz de cera;
  • fita adesiva;
  • adesivos.

Primeiro, deixe seu filho escolher o giz preferido e peça para que ele faça desenhos circulares no papel. Depois, dê pequenas tiras da fita adesiva para que ele cole no papel. Diga para ele escolher outro giz de cera e colorir a folha inteira, passando por cima das fitas.

Depois, peça para que ele retire as fitas, revelando os espaços em branco e o desenho que foi formado. Diga então para ele decorar todo o desenho com os adesivos, deixando-o retirar e colar sozinho. Por último, peça para que ele descreva o desenho, incentivando seu reconhecimento de cores.

4. Aprendizado de cores e formas

Nessa fase do desenvolvimento, as crianças estão aprendendo as cores e as formas, então é interessante fazer atividades que explorem isso. Dá para brincar com massinha e criar formas variadas, explorando diferentes cores, por exemplo.

Outra maneira é pedir para a criança copiar um triângulo, quadrado ou círculo no papel, destacando o nome de cada forma e pedindo para ela colorir com uma cor específica. Quando ela estiver familiarizada com o conceito, é possível ir além, brincando de identificar as formas geométricas encontradas no desenho de uma casinha.

Nessa atividade para crianças de 3 anos, o importante é que os pais comemorem cada conquista de aprendizado com os pequenos e não exijam acertos, pois tudo deve ocorrer de uma maneira bastante lúdica.

Sugestão do Kinedu: Classificando por tamanho II

Essa atividade estimula o desenvolvimento cognitivo. É muito simples: dê três pedaços de massinha de cores diferentes para seu filho e peça para que ele faça bolinhas com cada uma. Depois, mostre como achatá-las para que virem três bases.

Em seguida, entregue canudos de tamanhos diferentes e peça para que ele os coloque nas bases, organizando por tamanho: pequenos, médios e grandes. Assim, ele treinará o reconhecimento de padrões enquanto trabalha a coordenação motora fina e grossa.

5. Atividades de autocuidado

Quando pensamos em atividades para crianças de 3 anos, vale a pena incluir tarefas de autocuidado, para que elas aprendam a cuidar de si e ganhar independência.

É importante que os pais passem a enfatizar essas atividades e a ensiná-las em pequenas etapas, mostrando, por exemplo, o passo a passo para escovar os dentes, tomar banho, pentear o cabelo e se vestir. Esses momentos exigem paciência dos adultos, dando o tempo necessário para que a criança domine essa rotina sem que se sinta pressionada.

Uma dica interessante é levar esse aprendizado para as brincadeiras. Como? Vestindo a boneca ou simulando que está escovando o dente do urso de pelúcia. É o momento para perguntar quais são as etapas de cada rotina e incentivar a criança a fazê-las com seu brinquedo. Isso vai ajudá-la a compreender melhor como executar cada tarefa, sua importância e a ter mais autonomia nessas ações do dia a dia.

Sugestão do Kinedu: Coletando pregadores e adesivos II

Explique para seu filho que ele tem a missão de coletar pregadores e adesivos e que você os esconderá nas roupas dele. Depois, peça para que ele feche os olhos e espalhe os itens nos ombros, nos braços, nas pernas da calça, na parte superior e inferior da camiseta e nos sapatos.

Depois, ele poderá abrir os olhos e coletar todos os adesivos e pregadores. Incentive-o dizendo onde estão, o que estimulará o desenvolvimento da consciência do seu pequeno sobre o próprio corpo e sobre suas roupas. A atividade também o ajudará a ter mais autonomia para se vestir.

6. Atividades com música

Os pequenos gostam de música, e uma das atividades para crianças de 3 anos mais divertidas é justamente cantar. Nessa idade, eles já conseguem se lembrar de letras e melodias. Selecione as canções favoritas do seu filho e faça um dueto com ele, aproveitando esse momento de diversão.

O canto como uma atividade compartilhada vai estimular habilidades sociais e linguísticas, incentivando a criança a se comunicar e a se expressar. Sabemos que uma boa música sempre rende uma dança, então esse vai ser um momento também para mexer o corpo e se divertir em casa.

Sugestão do Kinedu: Esconde-esconde dançando II

Essa atividade é pura diversão! Explique para o seu pequeno como se brinca: enquanto um espera, o outro se esconde. A diferença aqui é que você deixará músicas divertidas tocando. Assim, quem espera pode cantar e dançar.

Reveze os papéis com seu pequeno para que ele possa integrar diferentes perspectivas sobre uma mesma situação: isso é importantíssimo para o desenvolvimento cognitivo e social, além de estimular as habilidades de resolução de problemas.

Além disso, observe qual é a reação dele quando você se esconde, o que ajudará a avaliar se ele consegue se separar facilmente de você — vale a pena ler sobre a teoria do apego seguro.

Como você viu, é possível fazer várias atividades para crianças de 3 anos com materiais que já temos em casa. E o melhor é que são brincadeiras que proporcionam aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Ah, e lembre-se de que o app Kinedu traz descrições bem detalhadas e vídeos mostrando como aplicar essas e muitas outras atividades.

Quer ficar por dentro de atividades para cada fase de desenvolvimento do seu filho? Baixe GRÁTIS o Kinedu e explore +1.800 brincadeiras!

Artigos Relacionados

11 respostas

    1. Olá Naiara! Ficamos felizes de saber que você está curtindo nossas atividades com seu pequeno 🌷🥰

    1. Oi, Luzia!
      Que bom que você gostou das nossas dicas ✨💙 Espero que você encontre mais conteúdo que você goste no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.