Além de pensar se o seu filho está pronto para entrar na escolinha, é importante ensinar a ele sobre higiene pessoal e autocuidado. Essas rotinas irão ajudá-lo a continuar cuidando de si mesmo, enquanto ele cresce e ganha mais independência.

As principais atividades de autocuidado para crianças em idade pré-escolar são: dormir, comer, beber, escovar os dentes, vestir-se e se arrumar. Embora elas possam parecer difíceis de ensinar, o que vocês podem fazer como pais é começar a enfatizá-las e explicá-las mostrando como realizar essas atividades passo-a-passo (você pode usar a técnica dos andaimes e dividir uma tarefa complexa em algumas etapas menores). Por exemplo, vocês podem ensinar seu filho a lavar as mãos antes de comer ou preparar a comida e depois de ir ao banheiro, de brincar ou tocar em um animal. Ensine a ele a importância de usar sabonete e secar bem as mãos.

Powered by Rock Convert

Embora as habilidades de higiene e autocuidado pareçam simples, elas realmente envolvem e ajudam a desenvolver muitas outras habilidades cognitivas e de controle motor. Por exemplo, exigem planejar e sequenciar as etapas de uma tarefa, identificar o contexto e os materiais necessários, desenvolver um controle físico refinado, reforçar a compreensão da linguagem e a capacidade de se expressar com palavras, melhorar o registro, a interpretação e a resposta à informação sensorial vinda de fora ou do próprio corpo; entre outras coisas.

Aqui estão dicas para ajudar seu filho a melhorar as habilidades de higiene e autocuidado:
  • Crie um mapa visual ou desenho que explique todos os passos, lugares e materiais necessários.
  • Divida uma tarefa complexa, como escovar os dentes, em passos mais simples para que você possa ajudar seu filho quando ele precisar.
  • Mostre como fazer ou peça a outros membros da família para demonstrarem como lavar as mãos ou pentear o cabelo.
  • Brinquem de realizar atividades de autocuidado com seus bonecos ou bichos de pelúcia.
  • Transforme a tarefa em uma rotina ou estratégia para que ele possa lembrar com mais facilidade.
  • Dê tempo suficiente para que seu filho realize as atividades de autocuidado sem se sentir pressionado ou apressado.

Encontre mais dicas sobre como ensinar e ajudar o seu filho a realizar tarefas nos diversos artigos disponíveis dentro do Catálogo no aplicativo do Kinedu!