Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atividades de autocuidado para crianças

Higiene pessoal em crianças

Pontos chave:

  1. Ensinar higiene e autocuidado é fundamental para a futura independência da criança.
  2. Essas habilidades aprimoram várias habilidades cognitivas e de controle motor.
  3. Dicas: cronogramas visuais, divisão de tarefas, modelagem, brincadeiras, estabelecimento de rotinas e tempo suficiente.

Além de pensar se o seu filho está pronto para entrar na escolinha, é importante ensinar a ele sobre higiene pessoal e autocuidado. Essas rotinas irão ajudá-lo a continuar cuidando de si mesmo, enquanto ele cresce e ganha mais independência.

X
banner kinedu desenvolvimento

As principais atividades de autocuidado para crianças em idade pré-escolar são: dormir, comer, beber, escovar os dentes, vestir-se e se arrumar. Embora elas possam parecer difíceis de ensinar, o que vocês podem fazer como pais é começar a enfatizá-las e explicá-las mostrando como realizar essas atividades passo-a-passo (você pode usar a técnica dos andaimes e dividir uma tarefa complexa em algumas etapas menores). Por exemplo, vocês podem ensinar seu filho a lavar as mãos antes de comer ou preparar a comida e depois de ir ao banheiro, de brincar ou tocar em um animal. Ensine a ele a importância de usar sabonete e secar bem as mãos.

Embora as habilidades de higiene e autocuidado pareçam simples, elas realmente envolvem e ajudam a desenvolver muitas outras habilidades cognitivas e de controle motor. Por exemplo, exigem planejar e sequenciar as etapas de uma tarefa, identificar o contexto e os materiais necessários, desenvolver um controle físico refinado, reforçar a compreensão da linguagem e a capacidade de se expressar com palavras, melhorar o registro, a interpretação e a resposta à informação sensorial vinda de fora ou do próprio corpo; entre outras coisas.

Aqui estão dicas para ajudar seu filho a melhorar as habilidades de higiene e autocuidado:
  • Crie um mapa visual ou desenho que explique todos os passos, lugares e materiais necessários.
  • Divida uma tarefa complexa, como escovar os dentes, em passos mais simples para que você possa ajudar seu filho quando ele precisar.
  • Mostre como fazer ou peça a outros membros da família para demonstrarem como lavar as mãos ou pentear o cabelo.
  • Brinquem de realizar atividades de autocuidado com seus bonecos ou bichos de pelúcia.
  • Transforme a tarefa em uma rotina ou estratégia para que ele possa lembrar com mais facilidade.
  • Dê tempo suficiente para que seu filho realize as atividades de autocuidado sem se sentir pressionado ou apressado.

Encontre mais dicas sobre como ensinar e ajudar o seu filho a realizar tarefas nos diversos artigos disponíveis dentro do Catálogo no aplicativo do Kinedu!

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Mesmo as coisas que a gente acha que é simples ensinar vocês conseguem dar umas dicas que a gente se sente mas confiante em ensinar essas tarefas, fica mas leve. Obrigada equipe KINEDU!

    1. Oi, Anne! Que comentário bacana o seu! Mensagens como a sua nos motivam diariamente a fazer um trabalho cada vez melhor! 🥰❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.