Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aprenda como fazer uma troca de fraldas leve para você e para o bebê

troca de fraldas - mãe trocando a fralda do bebê

A troca de fraldas pode ser um momento tenso para a mãe e para o bebê. Confira algumas dicas práticas que podem ajudar você nessa hora!

O momento da troca de fraldas é bastante delicado e, algumas vezes, pode se tornar uma batalha entre a mãe e o bebê. Quando a criança está brincando, ela não quer ser interrompida para trocar as fraldas, e a mãe precisa fazer um grande malabarismo para evitar as lágrimas do pequeno. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo e fazer com que seja uma ocasião de descontração e conexão.

Quer saber como tornar a troca de fraldas leve e divertida? Confira as sugestões que preparamos para você!

Kinedu – Como trocar a fralda do meu bebê

Siga a liderança do bebê

Seu filho está explorando o mundo e tudo é incrivelmente interessante. Ele está descobrindo suas habilidades e os objetos, e por isso não quer ser interrompido para uma tediosa troca de fraldas. Além disso, é extremamente desconfortável ser forçado e levado para outro lugar totalmente contra a sua vontade.

Por isso, uma sugestão é perguntar: “Está pronto para a troca de fraldas ou prefere que isso aconteça daqui a três minutos?”. Assim, se ele preferir que aconteça depois de alguns minutos, ele se sentirá respeitado e considerado, e sem deixar de trocar as fraldas.

Se ele ainda não desenvolveu a linguagem expressiva, lembre-se que a linguagem receptiva se desenvolve cerca de um ano antes da fala, e bebês muito pequenos já conseguem distinguir o tom de voz que você utiliza. Então, converse com seu bebê e explique que vocês estão indo fazer a troca de fraldas e como ela é importante para a saúde dele.

Tente não interromper a brincadeira durante a troca de fraldas

Brincar é a forma que a criança tem para se desenvolver e aprender novas habilidades. Esses momentos são importantíssimos e captam toda a sua atenção. Sendo assim, é um desafio tirá-la da brincadeira para fazer a troca de fraldas. Mas será que é realmente necessário ou é possível tornar esse processo parte da brincadeira?

Você pode fazer com que a troca de fraldas vire uma grande diversão. Um truque é envolver seu filho cantando e dançando pela casa até que vocês dois cheguem ao trocador ou até mesmo trocar a fralda de seu ursinho preferido e depois dizer: “Agora é a sua vez! Você está pronto como ele?”. Conduzir dessa maneira torna tudo menos invasivo e mais leve, e contribui para não tornar a situação uma fonte de ansiedade e desconforto.

Faça seu bebê rir

O riso é capaz de reduzir o estresse e estimular a produção de hormônios responsáveis pelo fortalecimento de vínculos e laços afetivos. Tal efeito no organismo traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do pequeno e, além disso, é muito mais prazeroso estar com seu filho quando ele está dando gargalhadas ao invés de chorar copiosamente.

Sendo assim, outra dica valiosa é fazer com que ele dê muitas gargalhadas alguns minutos antes da troca de fraldas. O bebê estará mais relaxado e as chances de ele cooperar aumentam bastante. E ainda há o delicioso prazer de vê-lo feliz ao seu lado. Assim, fica difícil a mãe ou o bebê não gostarem desse momento, não é mesmo?

X
banner kinedu saúde

Envolva seu filho na troca de fraldas e peça a ajuda dele

Os bebês não precisam permanecer totalmente passivos e somente ficar olhando para o teto enquanto são trocados. Dessa forma, podem ficar impacientes e provavelmente vão tentar levantar, virar e se mexer. Lembre-se que todos os instantes de interação são oportunidades de aprendizagem, e é interessante despertá-lo para a importância do autocuidado e higiene.

Então, uma estratégia é pedir para ele segurar os lenços umedecidos ou a fralda limpa que será utilizada em seguida. Ou ainda para levantar o bumbum para que a fralda seja retirada e uma nova seja colocada. Ele vai se sentir como parte do processo e responsável por fazer com que aquilo dê certo, além de continuar exercitando seus músculos!

Respeite e acolha seus sentimentos

Se o bebê não estiver confortável e mesmo depois de todos os seus esforços ele chorar ou se sentir mal durante a troca de fraldas, talvez seja a hora de acolhê-lo. É inevitável, por exemplo, que ele sinta frio com o lenço molhado ou que tenha raiva quando estiver dormindo no berço e precisar ser trocado.

Diga coisas como: “Entendo que você não está confortável, mas essa troca é necessária para o seu bem-estar”, ou mantenha uma postura compassiva e empática. Seu filho sentirá que se trata de uma necessidade e que você está zelando pelo cuidado dele.

Tenha brinquedos por perto

Manter uma caixa de brinquedos ao lado do trocador pode despertar a atenção do seu filho e tornar tudo mais divertido. Bonecos, carrinhos e bichinhos são uma ótima distração e trazem leveza para o momento.

Para tornar esses brinquedos ainda mais atrativos, você pode embrulhá-los, para que sejam uma surpresa. Você pode também separar alguns itens que somente serão usados na hora da troca de fraldas, fazendo com que o bebê fique empolgado com a possibilidade de ter de novo aquele bonequinho divertido. Outra ideia é colocar uma historinha para tocar, fazendo com que ele crie uma expectativa para saber mais sobre a história e associe esse momento gostoso à troca de fraldas.

Conecte-se com o seu filho

Muitas vezes, a correria do dia a dia pode fazer com que você desempenhe algumas tarefas no modo automático e seu filho perceba isso. Esse é um momento íntimo, que deve ser de carinho e conexão. Fazer a higienização de forma apressada pode ser eficiente em relação à limpeza, mas faz com que você perca um precioso tempo com seu filho.

Aproveite para olhá-lo nos olhos, conversar e tocá-lo carinhosamente. Você também merece que esses instantes sejam compartilhados de forma tranquila e mais genuína. Além disso, as chances de ele cooperar e relaxar durante o processo aumentam.

A troca de fraldas pode ser muito divertida tanto para a mãe quanto para o bebê. É claro que, em algumas situações, a criança pode chorar e resistir imperiosamente (e isso é normal), mas também é possível fazer com que esse momento não seja tão aversivo e incômodo.

Existem muitas formas de transformar as atividades do dia a dia em momentos agradáveis de conexão e descontração. Gostou do artigo e quer conhecer mais dicas como essas? Então, confira nosso texto sobre banho divertido!

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.