Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Passo a passo de como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido

como cuidar do umbigo do bebê recém nascido

A área do coto umbilical necessita de cuidados especiais até que ele caia e cicatrize. Descubra no texto a seguir como cuidar do umbigo do bebê recém-nascido!

Seu filho enfim está em seus braços e você precisa se habituar a muitas coisas novas! Como dar banho, como trocar as fraldas e como cuidar do umbigo do bebê são alguns dos questionamentos que irão surgir nos próximos dias. Cuidar do coto umbilical pode ser fonte de insegurança para muitas mães de primeira viagem, mas esse não precisa ser um motivo de preocupação.

Você sabe como cuidar do umbigo do bebê? Sabe quais produtos devem ser utilizados no local? Confira algumas informações sobre o assunto no texto a seguir!

Qual a melhor forma de limpar o coto do cordão umbilical?

O cordão umbilical garantia nutrição e oxigenação para o bebê quando ele estava no útero. Sendo assim, ele era um importante meio de ligação entre a mãe e o bebê. O coto umbilical nada mais é do que um pedacinho com cerca de 2 centímetros do que era o cordão umbilical.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +2.200 atividades em vídeo e artigos sobre o desenvolvimento dos bebês!

A limpeza do coto umbilical é necessária, pois previne infecções e garante uma boa cicatrização. O bebê não sente dor nessa região, por isso, você não precisa ter medo ou receio de mexer no local.

A limpeza deve ser feita a cada troca de fraldas. A indicação é usar algodão ou fralda de pano para higienizar toda a região com água limpa ou álcool 70%.

Lembre-se de secar bem o coto umbilical depois de limpá-lo. Para isso, você pode abanar a região ou utilizar gaze e fazer movimentos suaves, como pequenas batidinhas, para evitar machucar o seu bebê.

X
banner kinedu saúde

Quais cuidados tomar além da limpeza do local?

Como há um risco de infecção, é recomendado lavar bem as mãos antes dos cuidados com o umbigo do bebê. Então, esfregue bem as unhas, o punho e entre os dedos com sabão neutro e água corrente antes de iniciar a assepsia.

Outra dica de como cuidar do umbigo do bebê é manter o coto dentro da fralda, pois, dessa forma, ele permanecerá protegido do atrito das roupas e de possíveis traumas. Contudo, não deixe a fralda muito apertada, já que isso também pode causar lesões.

Existe possibilidade de complicação?

Geralmente, o coto escurece e cai naturalmente em até quatro semanas. A infecção é bastante incomum, contudo, se o seu filho apresentar secreção amarelada com mau cheiro, vermelhidão ou desconforto quando você encostar no local, o indicado é que ele passe por uma avaliação médica para averiguar melhor o caso.

Antigamente, as pessoas costumavam utilizar faixas, moedas e pó de café no coto umbilical, mas essas práticas não são recomendadas pelos especialistas, pois aumentam o risco de infecções.

Um bebê requer muitos cuidados – especialmente quando é recém-nascido. Saber como cuidar do umbigo do bebê é importante, pois garante uma cicatrização saudável e livre de infecções.

Gostou do nosso artigo? Confira neste vídeo como dar um banho de esponja no seu bebê:

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse vídeos tutoriais e artigos sobre o desenvolvimento e a saúde dos bebês!

Artigos Relacionados

15 respostas

  1. Por favor me manda passo a.passo cuidar umbigo de neném vou ter o netinho mas vou sair bem eu creio é sempre uma auta-ajuda obg.beijos

    1. Olá, Elizabete. Aqui neste artigo, nós falamos do passo a passo. Mas você também pode baixar o app Kinedu clicando neste link e ver o passo a passo em vídeo desta e de outras atividades. Obrigado pelo seu comentário, vovó! 👶❤️

  2. Olá Boa tarde minha neta fez um mês mais o umbigo dela ainda não sarou estou muito preocupada vou ver o passo a passo pra fazee a limpeza melhor

    1. Olá Simone! É importante limpar a área com cuidado e consultar o pediatra dela, para tirar suas dúvidas 😉💚

  3. Minha filha está com mes o umbigo eu ainda higiênizo o umbigo pois estava ficando estufado

  4. Olá boa tarde e se enroscar ou ficar algum pedaço de lã ou linha no umbigo do nennem?

    1. Olá, Alyne!
      Tente remover com cuidado, com um cotonete. Se não funcionar, apenas mantenha limpo e higienizado e eventualmente irá sair. 😉✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.