A Shantala é uma massagem indiana que vai fortalecer o vínculo com o bebê, além de proporcionar um sono mais tranquilo e aliviar as cólicas.

Uma maneira de estreitar os laços com o seu bebê é fazendo a Shantala — uma massagem milenar de origem indiana —, realizada com movimentos suaves e que tem um efeito relaxante. Além disso, ela apresenta outros benefícios, como melhora do sono, prevenção e alívio das cólicas.

Muitos pais já ouviram falar dessa técnica, mas não sabem como ela deve ser realizada. Se você também quer aprender como fazer a massagem, não deixe de conferir nosso post. Descubra, também, mais benefícios que esse toque traz para o desenvolvimento infantil. Boa leitura!

Como fazer a Shantala em seu bebê?

Você pode fazer a Shantala desde os primeiros dias de vida do seu bebê. Escolha um momento em que ele esteja tranquilo, sem fome ou sono. É importante, também, manter a iluminação e a temperatura confortáveis e repetir o movimento de 4 a 10 vezes. Veja, a seguir, como realizar a massagem.

Posição

O bebê fica sem roupa (ou só com a fralda) e pode ser colocado em cima de um colchão ou do trocador. Pode ainda estar sobre as suas pernas estendidas (você pode sentar-se na cama ou sobre um colchonete no chão).

Cabeça

Comece com movimentos circulares do topo da cabeça ao queixo. Depois, com os polegares, faça movimentos circulares nas têmporas e nos olhos. Em seguida, com o formato de “8”, contornando testa, nariz e queixo. Termine a parte do rostinho, massageando atrás das orelhas.

Tronco

Para o resto do corpo, utilize um óleo vegetal para a massagem. Esfregue as mãos para aquecê-las, junte as palmas e posicione no tronco do bebê. Faça um movimento de abertura, inicialmente até os ombros e, na sequência, até os braços e mãos.

Depois faça um movimento em “x” da costela direita em direção ao ombro esquerdo, e vice-versa. Expanda essa massagem em “x”, alcançando os braços e mãos do seu bebê.

Braços

Para a massagem dos braços, posicione seu pequeno perpendicularmente a você e faça o movimento da axila até as mãos. Em seguida, abra as mãos do seu filho e faça a massagem com seu polegar, da palma até os dedos. Depois, puxe delicadamente cada dedinho e termine esfregando sua palma contra a dele.

Powered by Rock Convert

Barriga

Na barriga, os movimentos são feitos no sentido horário e realizados da costela até a pelve do seu bebê. Em seguida, pressione com leveza a área ao redor do umbigo e faça movimentos semicirculares nessa região, alternando suas mãos (como se fosse um catavento).

Depois, passe sua mão esquerda da costela até a virilha do bebê, alternando o mesmo movimento com seu antebraço direito.

Pernas

O movimento é o mesmo do braço, mas sai da virilha em direção aos pés.

Costas

A última etapa é a massagem nas costas, momento em que seu bebê é colocado de bruços. Para ele ficar confortável (principalmente se sofrer com o refluxo), você pode colocar uma mantinha em formato de rolinho por baixo do peito.

Deslize suas mãos de modo alternado, da nuca até o bumbum do bebê. Depois, segure os pés e faça o movimento da nuca em direção a eles.

Com uma das mãos perpendicular à nuca do bebê, e outra na mesma posição, nos pés, faça um movimento de modo a uni-las no centro do corpo dele. Por último, deslize suas mãos no tronco do seu pequeno de forma alternada.

De que maneira a Shantala contribui para o desenvolvimento infantil?

A Shantala contribui para o desenvolvimento infantil, visto que o seu bebê se sente mais seguro com o toque, o que facilita sua adaptação ao meio externo. Ele também adquire consciência corporal, pois passa a entender os limites de seu corpo. A massagem ajuda, ainda, no desenvolvimento da musculatura e na aprendizagem do abrir, fechar, pegar e soltar.

Se você quer fortalecer ainda mais os laços afetivos com o seu bebê, pode começar a fazer a Shantala. Inicie com poucos movimentos para que ele se acostume e passe a desfrutar de todos os benefícios desse toque.

Você conhecia essa técnica? Costuma fazer alguma massagem no seu bebê? Compartilhe essa experiência conosco nos comentários!