X
X
sono do bebê

Sono do bebê: saiba tudo sobre o tema!

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O sono do bebê é essencial para um desenvolvimento saudável, e a quantidade recomendada é diferente de acordo com cada fase. Saiba mais neste artigo!

A qualidade do sono do bebê é importante para a manutenção da saúde e do bem-estar. Ao longo do tempo, as necessidades do seu filho podem ir mudando, e o número de horas de sono, também. É fundamental atentar-se às ações que podem estimular o estabelecimento de uma rotina do sono que caiba no dia a dia da sua família.

Alguns hábitos simples, como fazer brincadeiras durante o dia e evitar acender a luz durante a noite, ajudam o seu filho a dormir melhor. As práticas podem ser incluídas aos poucos, para que a criança passe a entender o que está acontecendo e ter um bom padrão de sono.

A seguir, saiba mais sobre o assunto e confira a tabela de sono do bebê, contendo a média de horas recomendadas para cada idade. Confira!

Por que o sono do bebê é tão importante?

Para o seu bebê ter um sono de qualidade, não é necessário apenas dormir por várias horas seguidas. O objetivo é ter um sono revigorante e que, mesmo no despertar durante a madrugada, o bebê consiga voltar a dormir em seguida. Além disso, conforme o seu filho vai crescendo, a carência de sono também diminui.

Baixe o Kinedu e acesse aulas sobre o sono do bebê e outros temas importantes para os pais!

As crianças que mantêm uma boa rotina de sono têm maior probabilidade de apresentar um sistema imunológico mais forte e bom humor. Os pequenos com dificuldades para dormir podem manifestar problemas como irritabilidade, dificuldade de prestar atenção e ganho de peso.

Desse modo, os pais podem cuidar para que seus filhos tenham uma rotina de sono consistente, evitando problemas como esses. Ainda que o seu bebê possa ter um pouco de dificuldade com a mudança de hábitos no começo, com persistência, logo a criança se ajusta à rotina.

É importante pontuar ainda que, se o seu bebê apresentar dificuldades constantes para dormir, é recomendado procurar um auxílio profissional. Consulte o seu médico pediatra para avaliar se a criança apresenta algum problema que pode fazer com que desperte mais vezes e atrapalhe o adormecimento.

Qual é a média de sono recomendada para cada idade?

O papai e a mamãe podem acompanhar a tabela seguinte para calcular as horas de sono recomendadas para o seu bebê. É indicado perceber em qual horário o seu filho acorda normalmente e, assim, determinar a hora da criança dormir.

X
banner kinedu sono

Se o seu filho geralmente acorda às 6h e precisa de 12 horas de sono, é recomendado que adormeça por volta de 18h. Desse modo, também é importante ter atenção com as horas das sonecas e somar com as horas de sono do bebê à noite, de forma a obter as horas de sono totais.

Confira a lista.

  • De 0 a 3 meses: 14 a 17 horas totais de sono do bebê, sendo de 3 a 5 horas de sono diurno, e de 11 a 12 horas de sono noturno.
  • De 4 a 11 meses: 12 a 16 horas totais de sono do bebê, sendo de 2,5 a 3,5 horas de sono diurno, e de 10 a 12,5 horas de sono noturno.
  • De 1 a 2 anos: 11 a 14 horas totais de sono da criança, sendo de 2,25 a 2,5 horas de sono diurno, e de 8,75 a 11,5 horas de sono noturno.
  • De 3 e 4 anos: 10 a 13 horas totais de sono da criança, sendo de 0 a 2 horas de sono diurno, e de 10 a 11 horas de sono noturno.

Como manter uma rotina de sono do seu bebê?

Certos hábitos podem ser incluídos no dia a dia do seu bebê para que ele usufrua de todos os benefícios de uma boa rotina de sono. Não há, no entanto, uma fórmula perfeita para chegar a esse objetivo, porque cada criança é diferente. É importante elaborar uma rotina de sono do bebê que combine mais com as práticas da sua família.

Baixe o Kinedu e conecte-se com uma comunidade de famílias: compartilhe dicas, desafios e experiências em grupos de discussão!

Estudos apontam que, quando a criança consegue prever os próximos passos, ela é capaz de reagir melhor. Para criar essa antecipação, algumas ações podem ajudar a estabelecer uma rotina noturna, de forma que o seu filho se sinta seguro e já saiba que está na hora de dormir.

É recomendado iniciar a rotina noturna do seu filho de 15 a 20 minutos antes de deitar. Em geral, isso pode ocorrer cerca de 12 horas após o despertar da manhã. Também é importante ter atenção para que a rotina não seja longa. Com uma rotina curta e suave, as crianças não precisam ser entretidas por mais tempo e podem dormir se estiverem com sono.

Esse conjunto de hábitos que serão estimulados diariamente tem o objetivo de acalmar o seu bebê antes do adormecimento, além de fortalecer os laços afetivos com os pais. Nesse momento, também é possível promover o desenvolvimento da linguagem das crianças.

Caso o seu filho demonstre resistência e envie sinais de que está muito agitado, não precisa se preocupar e insistir para iniciar a rotina imediatamente. O importante é que esses hábitos se encaixem na sua rotina da melhor forma. Lembre-se que o propósito fundamental da rotina é fazer com que o seu bebê se sinta mais seguro e relaxado.

Confira 7 dicas para ajudar o seu bebê a dormir bem

A seguir, veja quais são as recomendações para que o seu filho mantenha uma rotina saudável de sono.

  1. Faça brincadeiras e converse durante o dia com o seu filho, para ajudar a prolongar o sono durante a noite.
  2. Ao trocar as fraldas e alimentar o seu pequeno durante a noite, tenha cuidado para não acordá-lo e estimulá-lo demais.
  3. Deite o seu bebê na cama ou no berço quando ainda estiver acordado, mas já dando sinais de sono. Com isso, a criança vai aprender a adormecer sozinha. Segurar ou balançar o seu filho até que ele adormeça completamente pode fazer com que ele se mantenha acordado caso desperte novamente durante a noite.
  4. Quando o seu filho demonstrar agitação, espere alguns minutos antes de responder e observe se ele consegue voltar a dormir sozinho. Se o pequeno continuar chorando, evite acender a luz, pegar no colo ou fazer brincadeiras.
  5. A persistência na agitação e no choro do bebê pode indicar que tem algo incomodando, como fome, refluxo ou fralda suja. Por isso, atente-se aos sinais que o seu pequeno demonstra.
  6. Dê um tempo. É comum que os pais fiquem chateados quando o filho acorda muitas vezes, mas tente ser compreensivo para ajudar o seu filho a desenvolver bons hábitos de sono. A resposta negativa da mãe ou do pai pode atrapalhar ainda mais o adormecimento.
  7. Seja consistente. Tente estabelecer uma hora de dormir em todas as noites. Esse hábito pode ajudar o seu bebê a entender o que esperar e a manter uma rotina de sono de qualidade.
  8. Baixe o app Kinedu e acesse aulas sobre o sono do bebê e atividades em vídeo com passo a passo para criar e reforçar a rotina de sono.

Com base no que foi apresentado aqui, fica mais fácil perceber que a rotina de sono do bebê muda com a idade, certo? Alguns hábitos, quando estimulados, devem contribuir com o adormecimento da criança. Algumas práticas merecem atenção, porque podem atrapalhar a rotina de sono. É essencial que os pais entendam que não há um método perfeito para que o seu filho durma bem, e cada bebê terá o seu tempo.

Gostou de saber mais sobre o sono do bebê? Então baixe o app Kinedu e tenha acesso ilimitado a aulas ao vivo, conteúdo gravado, sessões de brincadeiras e mais uma porção de recursos para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

4 comentários em “Sono do bebê: saiba tudo sobre o tema!”

  1. Pingback: Como limpar o nariz do bebê: veja 7 dicas de higiene nasal! - Kinedu Blog

  2. Pingback: Ritual do sono do bebê: 6 perguntas e respostas - Kinedu Blog

  3. Pingback: O que é exterogestação e como cuidar do bebê durante esse período? - Kinedu Blog

  4. Pingback: Conheça a Shantala e saiba como fazer em seu bebê! - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *