Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sono do bebê: saiba tudo sobre o tema!

sono do bebê

O sono do bebê é essencial para um desenvolvimento saudável, e a quantidade recomendada é diferente de acordo com cada fase. Saiba mais neste artigo!

A qualidade do sono do bebê é importante para a manutenção da saúde e do bem-estar. Ao longo do tempo, as necessidades do seu filho podem ir mudando, e o número de horas de sono, também. É fundamental atentar-se às ações que podem estimular o estabelecimento de uma rotina do sono que caiba no dia a dia da sua família.

Alguns hábitos simples, como fazer brincadeiras durante o dia e evitar acender a luz durante a noite, ajudam o seu filho a dormir melhor. As práticas podem ser incluídas aos poucos, para que a criança passe a entender o que está acontecendo e ter um bom padrão de sono.

A seguir, saiba mais sobre o assunto e confira a tabela de sono do bebê, contendo a média de horas recomendadas para cada idade. Confira!

Por que o sono do bebê é tão importante?

Para o seu bebê ter um sono de qualidade, não é necessário apenas dormir por várias horas seguidas. O objetivo é ter um sono revigorante e que, mesmo no despertar durante a madrugada, o bebê consiga voltar a dormir em seguida. Além disso, conforme o seu filho vai crescendo, a carência de sono também diminui.

Baixe o Kinedu e acesse aulas sobre o sono do bebê e outros temas importantes para os pais!

As crianças que mantêm uma boa rotina de sono têm maior probabilidade de apresentar um sistema imunológico mais forte e bom humor. Os pequenos com dificuldades para dormir podem manifestar problemas como irritabilidade, dificuldade de prestar atenção e ganho de peso.

Desse modo, os pais podem cuidar para que seus filhos tenham uma rotina de sono consistente, evitando problemas como esses. Ainda que o seu bebê possa ter um pouco de dificuldade com a mudança de hábitos no começo, com persistência, logo a criança se ajusta à rotina.

É importante pontuar ainda que, se o seu bebê apresentar dificuldades constantes para dormir, é recomendado procurar um auxílio profissional. Consulte o seu médico pediatra para avaliar se a criança apresenta algum problema que pode fazer com que desperte mais vezes e atrapalhe o adormecimento.

Qual é a média de sono recomendada para cada idade?

O papai e a mamãe podem acompanhar a tabela seguinte para calcular as horas de sono recomendadas para o seu bebê. É indicado perceber em qual horário o seu filho acorda normalmente e, assim, determinar a hora da criança dormir.

X
banner kinedu sono

Se o seu filho geralmente acorda às 6h e precisa de 12 horas de sono, é recomendado que adormeça por volta de 18h. Desse modo, também é importante ter atenção com as horas das sonecas e somar com as horas de sono do bebê à noite, de forma a obter as horas de sono totais.

Confira a lista.

  • De 0 a 3 meses: 14 a 17 horas totais de sono do bebê, sendo de 3 a 5 horas de sono diurno, e de 11 a 12 horas de sono noturno.
  • De 4 a 11 meses: 12 a 16 horas totais de sono do bebê, sendo de 2,5 a 3,5 horas de sono diurno, e de 10 a 12,5 horas de sono noturno.
  • De 1 a 2 anos: 11 a 14 horas totais de sono da criança, sendo de 2,25 a 2,5 horas de sono diurno, e de 8,75 a 11,5 horas de sono noturno.
  • De 3 e 4 anos: 10 a 13 horas totais de sono da criança, sendo de 0 a 2 horas de sono diurno, e de 10 a 11 horas de sono noturno.

Como manter uma rotina de sono do seu bebê?

Certos hábitos podem ser incluídos no dia a dia do seu bebê para que ele usufrua de todos os benefícios de uma boa rotina de sono. Não há, no entanto, uma fórmula perfeita para chegar a esse objetivo, porque cada criança é diferente. É importante elaborar uma rotina de sono do bebê que combine mais com as práticas da sua família.

Baixe o Kinedu e conecte-se com uma comunidade de famílias: compartilhe dicas, desafios e experiências em grupos de discussão!

Estudos apontam que, quando a criança consegue prever os próximos passos, ela é capaz de reagir melhor. Para criar essa antecipação, algumas ações podem ajudar a estabelecer uma rotina noturna, de forma que o seu filho se sinta seguro e já saiba que está na hora de dormir.

É recomendado iniciar a rotina noturna do seu filho de 15 a 20 minutos antes de deitar. Em geral, isso pode ocorrer cerca de 12 horas após o despertar da manhã. Também é importante ter atenção para que a rotina não seja longa. Com uma rotina curta e suave, as crianças não precisam ser entretidas por mais tempo e podem dormir se estiverem com sono.

Esse conjunto de hábitos que serão estimulados diariamente tem o objetivo de acalmar o seu bebê antes do adormecimento, além de fortalecer os laços afetivos com os pais. Nesse momento, também é possível promover o desenvolvimento da linguagem das crianças.

Caso o seu filho demonstre resistência e envie sinais de que está muito agitado, não precisa se preocupar e insistir para iniciar a rotina imediatamente. O importante é que esses hábitos se encaixem na sua rotina da melhor forma. Lembre-se que o propósito fundamental da rotina é fazer com que o seu bebê se sinta mais seguro e relaxado.

Confira 7 dicas para ajudar o seu bebê a dormir bem

A seguir, veja quais são as recomendações para que o seu filho mantenha uma rotina saudável de sono.

  1. Faça brincadeiras e converse durante o dia com o seu filho, para ajudar a prolongar o sono durante a noite.
  2. Ao trocar as fraldas e alimentar o seu pequeno durante a noite, tenha cuidado para não acordá-lo e estimulá-lo demais.
  3. Deite o seu bebê na cama ou no berço quando ainda estiver acordado, mas já dando sinais de sono. Com isso, a criança vai aprender a adormecer sozinha. Segurar ou balançar o seu filho até que ele adormeça completamente pode fazer com que ele se mantenha acordado caso desperte novamente durante a noite.
  4. Quando o seu filho demonstrar agitação, espere alguns minutos antes de responder e observe se ele consegue voltar a dormir sozinho. Se o pequeno continuar chorando, evite acender a luz, pegar no colo ou fazer brincadeiras.
  5. A persistência na agitação e no choro do bebê pode indicar que tem algo incomodando, como fome, refluxo ou fralda suja. Por isso, atente-se aos sinais que o seu pequeno demonstra.
  6. Dê um tempo. É comum que os pais fiquem chateados quando o filho acorda muitas vezes, mas tente ser compreensivo para ajudar o seu filho a desenvolver bons hábitos de sono. A resposta negativa da mãe ou do pai pode atrapalhar ainda mais o adormecimento.
  7. Seja consistente. Tente estabelecer uma hora de dormir em todas as noites. Esse hábito pode ajudar o seu bebê a entender o que esperar e a manter uma rotina de sono de qualidade.
  8. Baixe o app Kinedu e acesse aulas sobre o sono do bebê e atividades em vídeo com passo a passo para criar e reforçar a rotina de sono.

Com base no que foi apresentado aqui, fica mais fácil perceber que a rotina de sono do bebê muda com a idade, certo? Alguns hábitos, quando estimulados, devem contribuir com o adormecimento da criança. Algumas práticas merecem atenção, porque podem atrapalhar a rotina de sono. É essencial que os pais entendam que não há um método perfeito para que o seu filho durma bem, e cada bebê terá o seu tempo.

Gostou de saber mais sobre o sono do bebê? Então baixe o app Kinedu e tenha acesso ilimitado a aulas ao vivo, conteúdo gravado, sessões de brincadeiras e mais uma porção de recursos para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.