Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

13 truques imperdíveis para fazer o bebê dormir durante o dia

como fazer o bebê dormir de dia

Saber como fazer o bebê dormir de dia pode ser desafiador, mas as sonecas são tão importantes para o seu pequeno quanto o sono noturno!

Fundamental para todos os seres humanos, o sono é ainda mais imprescindível para os bebês. E olha só: tão importante quanto o momento de dormir à noite é a soneca que o bebê tira durante o dia. Afinal, é durante os períodos de descanso que o pequeno cérebro em crescimento fixa todas as informações que recebeu.

Além disso, as sonecas favorecem o desenvolvimento do seu bebê, pois podem ampliar os processos cognitivos e fazê-lo ainda mais feliz. Isso mesmo! A sonequinha também ajuda a evitar distúrbios de comportamento, como irritação e ansiedade.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Mas como fazer o bebê dormir de dia? Às vezes, pode ser um verdadeiro desafio, não é? Para ajudar, preparamos 13 dicas. Confira!

Como fazer o bebê dormir de dia

1. Acalme o bebê

Uma das grandes dificuldades de fazer o bebê dormir durante o período diurno está na necessidade de “baixar a energia” dele primeiro. O dia costuma ser repleto de atividades, estímulos e diversão, e é natural que seu pequeno curioso não queira abrir mão de tudo isso para dormir.

Por esse motivo, muitas vezes a luta é grande, o que faz com que os pais e cuidadores desistam da soneca. Para facilitar esse processo, tente acalmar a criança momentos antes do horário estipulado para o cochilo e manter a higiene do sono.

Desligue a TV e outros eletrônicos pelo menos meia hora antes, diminua a intensidade das brincadeiras, não ofereça alimentos pesados e experimente dar um banho no seu bebê para ele relaxar.

Na atividade do Kinedu abaixo, você confere outra dica de atividade muito útil para acalmar o seu bebê na hora de dormir!

2. Deixe o ambiente confortável

O ideal é que o ambiente de dormir fique mais claro do que à noite — uma meia-luz ou uma cortina fina, apenas para amenizar a luz do sol já é o suficiente —, e a temperatura deve estar agradável. Durante o dia costuma ficar mais quente, mas também pode ventar mais.

Além disso, não é aconselhado manter o silêncio total da casa: continue o ritmo das atividades e das outras pessoas da família para que o bebê entenda que o sono do dia é diferente.

3. Programe as sonecas na rotina

Tão importante quanto a rotina noturna é ter horários regulares também durante o dia. Se a criança entende que é hora de descansar um pouquinho e que, assim que acordar, as brincadeiras vão continuar, ela tende a aceitar o sono melhor e, consequentemente, as dificuldades vão diminuir.

Por isso, é importante fazer o bebê dormir sempre nos mesmos horários durante o dia. Para tanto, preste atenção no ritmo da criança — você, melhor do que ninguém, poderá dizer quantas vezes ela precisa dormir, por quanto tempo etc.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse milhares de dicas para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Depois de observar os momentos em que seu filho costuma ficar mais cansado, anote esses horários e tente fazer parecido todos os dias. Além disso, faça um “ritual” que indique ao bebê que é hora de descansar: dê um banho, leia um livro, brinque de algo tranquilo etc. Vocês escolhem o que é melhor!

4. Não compare seu filho com outras crianças

Na hora de montar a rotina do seu bebê e encaixar as sonecas, evite compará-lo a outras crianças: cada bebê tem seu ritmo. O ideal é observar aos sinais de cansaço, mas atenção: as crianças nunca querem parar de brincar, por isso, a vontade de descansar não será tão evidente.

Algumas dicas para perceber isso é observar se o pequeno sempre dorme quando anda de carro, se fica manhoso ou irritadiço e se ele “desmaia” às vezes, por estar excessivamente cansado. De olho nisso, você saberá se ele está dormindo menos do que precisa e conseguirá adequar a rotina de sonecas.

5. Ajuste as sonecas diárias regularmente

Falando em adequar a rotina do bebê, lembre-se de que, conforme o seu pequeno cresce, a necessidade de sono dele tende a diminuir gradativamente. Embora cada criança seja única, são esperados os seguintes padrões:

  • de 1 a 3 meses — entre 15 a 17 horas de sono por dia, incluindo cerca de 9 a 10h à noite, mais várias sonecas ao longo do dia;
  • de 6 a 12 meses — entre 14 a 15 horas de sono por dia, incluindo cerca de 10 a 11h à noite, mais 2 ou 3 sonecas (de 1 a 2 horas cada) ao longo do dia;
  • de 12 a 24 meses — entre 13 a 14 horas de sono por dia, incluindo cerca de 10 a 11h à noite, mais 1 ou 2 sonecas (de 1 a 2 horas cada) ao longo do dia.

Você vai notar que seu bebê está pronto para diminuir o número de sonecas sempre que ele começar a oferecer muita resistência no horário previsto para descansar. Além disso, pode ter ainda mais dificuldade na próxima soneca ou à noite, porque dormiu além do que precisava durante o dia.

X
banner kinedu sono

No entanto, tenha atenção à possibilidade de alterações no sono por causa de saltos do desenvolvimento ou incômodos, como a saída dos dentinhos. Nesses casos, o bebê pode ter dificuldade por alguns dias, mas ainda não estar pronto para pular uma soneca.

6. Estabeleça horários para brincadeiras

Além de uma boa rotina, que dá à criança uma noção de previsibilidade, para dormir com facilidade, ela precisa estar cansada. Ao organizar os horários de atividades para o seu bebê, não se esqueça de encaixar algumas brincadeiras um tempo antes da soneca.

Se a ideia é fazê-lo dormir logo após o almoço, preencha a manhã com atividades mais animadas — um passeio na pracinha, um tempo no play, músicas para cantar e dançar juntos e muitas brincadeiras em casa. O importante é dar a ele a oportunidade de se movimentar, oferecendo estímulos diversos para gastar bastante energia.

7. Converse, cante e leia para o bebê

Tanta agitação vai exigir um contraponto, não é mesmo? Como já falamos, você vai precisar acalmar seu filho antes de colocá-lo para dormir durante o dia. Mesmo após o ritual habitual — banho, almoço etc. —, é comum seu pequeno se manter agitado ao deitar.

Nessa hora, sua voz pode ser uma grande aliada. Seu bebê adora ouvir você, mesmo que não entenda ainda o que você diga. Converse com ele, cante baixinho ou leia para ele. O simples som da sua voz faz com que ele se sinta amado e tranquilo, ajudando-o a relaxar e pegar no sono.

8. Ensine a criança a dormir sozinha

É comum estarmos menos cansados durante o dia do que no período da noite. Logo, pode ser mais fácil tentar ensinar o seu filho a dormir sozinho.

No horário estabelecido, siga o método em que você acredita e acompanhe os resultados. Você pode, por exemplo, deitar ao lado da criança na cama ou ao lado do berço e insistir que é hora de descansar, aguardando que ela pegue no sono sozinha.

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Além disso, tente deixar as condições do ambiente favoráveis ao cochilo, como já mencionamos anteriormente. Em breve, seu filho vai pedir aquela sonequinha — assim como nós, muitas vezes, daríamos tudo por um cochilo à tarde.

9. Coloque o bebê ainda acordado no berço

Se seu bebê ainda é pequeno, é normal iniciar o processo com ele no colo, mas é importante colocá-lo no berço ainda acordado. O mais recomendado é que o embalo seja apenas o pontapé inicial, pois, se ele adormecer no colo, pode despertar ao ser transferido para o berço e precisar ser ninado novamente.

Além disso, quando você coloca seu filho acordado no berço, ele aprende a pegar no sono sozinho. Isso é essencial, principalmente no sono noturno, para que ele adormeça novamente após os despertares, que são naturais. Imagine que os hábitos criados para as sonecas diurnas serão facilmente levados para a hora de dormir à noite, por isso, é bom acostumá-lo dessa forma.

10. Espere um pouco, antes de atender a um chamado

Embora esses despertares sejam mais comuns à noite, eles podem acontecer na soneca do dia também, então espere um pouco antes de correr para o quarto do bebê ao primeiro som. Há também alguns bebês que custam mais a dormir na presença da mãe, então, afastar-se com ele ainda acordado pode ser uma boa estratégia.

Da mesma forma, espere um pouco se ele começar a resmungar, pois é provável que pegue no sono em seguida, sozinho, sem ajuda. Muitas vezes, esses resmungos significam que seu filho já está quase dormindo, e sua presença pode despertá-lo novamente.

11. Não deixe o bebê chorar até dormir

Por outro lado, evite deixar o bebê chorando no berço até dormir por exaustão, pois isso pode levar a uma associação entre o local de dormir e os sentimentos de estresse e ansiedade. Além disso, chorar sozinho frequentemente pode fazer com que ele tenha um sentimento de abandono.

Isso prejudica o desenvolvimento do apego seguro, que envolve sentimentos de proteção, confiança e autoestima. De acordo com o psiquiatra John Bowlby, os dois primeiros anos de vida são críticos para a formação de laços afetivos, o que traz reflexos em todas as relações interpessoais no futuro.

12. Não deixe seu filho passar sono

Você provavelmente já ouviu falar para deixar o bebê bem cansado para que ele durma mais facilmente, mas não exagere, hein? Ficar muito tempo acordado pode deixá-lo em um estado de alerta ainda maior. O ideal é colocá-lo para dormir antes que ele demonstre exaustão.

É claro que é importante fornecer estímulos e descobertas com várias atividades ao longo do dia. Porém, é igualmente valioso deixá-lo descansar entre essas atividades, para que não haja um excesso de estímulo e, como consequência, dificuldades para dormir.

13. Tenha paciência

Para finalizar, lembre-se de que fazer seu bebê dormir durante o dia pode ser bastante desafiador e, à medida que ele cresce, o grau de dificuldade pode aumentar. A chamada regressão do sono também é comum, mas se mantenha firme na convicção de que isso é o melhor para ele, para o seu crescimento, desenvolvimento e bem-estar.

Esperamos que nossas dicas sobre como fazer o bebê dormir de dia sejam úteis para você. Lembre-se de que, para dormir bem à noite, seu filho precisa descansar durante o dia, e pode ser mais fácil ser firme durante o dia do que à noite, quando você também está com sono.

Se você gostou deste post, baixe grátis agora mesmo o Kinedu! Além de acompanhar de perto o desenvolvimento do seu bebê, você terá acesso às nossas novidades e outros conteúdos bacanas como este!

Artigos Relacionados

9 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.