X
X
como fazer o bebê dormir de dia

13 truques imperdíveis para fazer o bebê dormir durante o dia

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Saber como fazer o bebê dormir de dia pode ser desafiador, mas as sonecas são tão importantes para o seu pequeno quanto o sono noturno!

Fundamental para todos os seres humanos, o sono é ainda mais imprescindível para os bebês. E olha só: tão importante quanto o momento de dormir à noite é a soneca que o bebê tira durante o dia. Afinal, é durante os períodos de descanso que o pequeno cérebro em crescimento fixa todas as informações que recebeu.

Além disso, as sonecas favorecem o desenvolvimento do seu bebê, pois podem ampliar os processos cognitivos e fazê-lo ainda mais feliz. Isso mesmo! A sonequinha também ajuda a evitar distúrbios de comportamento, como irritação e ansiedade.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Mas como fazer o bebê dormir de dia? Às vezes, pode ser um verdadeiro desafio, não é? Para ajudar, preparamos 13 dicas. Confira!

Como fazer o bebê dormir de dia

1. Acalme o bebê

Uma das grandes dificuldades de fazer o bebê dormir durante o período diurno está na necessidade de “baixar a energia” dele primeiro. O dia costuma ser repleto de atividades, estímulos e diversão, e é natural que seu pequeno curioso não queira abrir mão de tudo isso para dormir.

Por esse motivo, muitas vezes a luta é grande, o que faz com que os pais e cuidadores desistam da soneca. Para facilitar esse processo, tente acalmar a criança momentos antes do horário estipulado para o cochilo e manter a higiene do sono.

Desligue a TV e outros eletrônicos pelo menos meia hora antes, diminua a intensidade das brincadeiras, não ofereça alimentos pesados e experimente dar um banho no seu bebê para ele relaxar.

Na atividade do Kinedu abaixo, você confere outra dica de atividade muito útil para acalmar o seu bebê na hora de dormir!

2. Deixe o ambiente confortável

O ideal é que o ambiente de dormir fique mais claro do que à noite — uma meia-luz ou uma cortina fina, apenas para amenizar a luz do sol já é o suficiente —, e a temperatura deve estar agradável. Durante o dia costuma ficar mais quente, mas também pode ventar mais.

Além disso, não é aconselhado manter o silêncio total da casa: continue o ritmo das atividades e das outras pessoas da família para que o bebê entenda que o sono do dia é diferente.

3. Programe as sonecas na rotina

Tão importante quanto a rotina noturna é ter horários regulares também durante o dia. Se a criança entende que é hora de descansar um pouquinho e que, assim que acordar, as brincadeiras vão continuar, ela tende a aceitar o sono melhor e, consequentemente, as dificuldades vão diminuir.

Por isso, é importante fazer o bebê dormir sempre nos mesmos horários durante o dia. Para tanto, preste atenção no ritmo da criança — você, melhor do que ninguém, poderá dizer quantas vezes ela precisa dormir, por quanto tempo etc.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse milhares de dicas para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

Depois de observar os momentos em que seu filho costuma ficar mais cansado, anote esses horários e tente fazer parecido todos os dias. Além disso, faça um “ritual” que indique ao bebê que é hora de descansar: dê um banho, leia um livro, brinque de algo tranquilo etc. Vocês escolhem o que é melhor!

4. Não compare seu filho com outras crianças

Na hora de montar a rotina do seu bebê e encaixar as sonecas, evite compará-lo a outras crianças: cada bebê tem seu ritmo. O ideal é observar aos sinais de cansaço, mas atenção: as crianças nunca querem parar de brincar, por isso, a vontade de descansar não será tão evidente.

Algumas dicas para perceber isso é observar se o pequeno sempre dorme quando anda de carro, se fica manhoso ou irritadiço e se ele “desmaia” às vezes, por estar excessivamente cansado. De olho nisso, você saberá se ele está dormindo menos do que precisa e conseguirá adequar a rotina de sonecas.

5. Ajuste as sonecas diárias regularmente

Falando em adequar a rotina do bebê, lembre-se de que, conforme o seu pequeno cresce, a necessidade de sono dele tende a diminuir gradativamente. Embora cada criança seja única, são esperados os seguintes padrões:

  • de 1 a 3 meses — entre 15 a 17 horas de sono por dia, incluindo cerca de 9 a 10h à noite, mais várias sonecas ao longo do dia;
  • de 6 a 12 meses — entre 14 a 15 horas de sono por dia, incluindo cerca de 10 a 11h à noite, mais 2 ou 3 sonecas (de 1 a 2 horas cada) ao longo do dia;
  • de 12 a 24 meses — entre 13 a 14 horas de sono por dia, incluindo cerca de 10 a 11h à noite, mais 1 ou 2 sonecas (de 1 a 2 horas cada) ao longo do dia.

Você vai notar que seu bebê está pronto para diminuir o número de sonecas sempre que ele começar a oferecer muita resistência no horário previsto para descansar. Além disso, pode ter ainda mais dificuldade na próxima soneca ou à noite, porque dormiu além do que precisava durante o dia.

X
banner kinedu sono

No entanto, tenha atenção à possibilidade de alterações no sono por causa de saltos do desenvolvimento ou incômodos, como a saída dos dentinhos. Nesses casos, o bebê pode ter dificuldade por alguns dias, mas ainda não estar pronto para pular uma soneca.

6. Estabeleça horários para brincadeiras

Além de uma boa rotina, que dá à criança uma noção de previsibilidade, para dormir com facilidade, ela precisa estar cansada. Ao organizar os horários de atividades para o seu bebê, não se esqueça de encaixar algumas brincadeiras um tempo antes da soneca.

Se a ideia é fazê-lo dormir logo após o almoço, preencha a manhã com atividades mais animadas — um passeio na pracinha, um tempo no play, músicas para cantar e dançar juntos e muitas brincadeiras em casa. O importante é dar a ele a oportunidade de se movimentar, oferecendo estímulos diversos para gastar bastante energia.

7. Converse, cante e leia para o bebê

Tanta agitação vai exigir um contraponto, não é mesmo? Como já falamos, você vai precisar acalmar seu filho antes de colocá-lo para dormir durante o dia. Mesmo após o ritual habitual — banho, almoço etc. —, é comum seu pequeno se manter agitado ao deitar.

Nessa hora, sua voz pode ser uma grande aliada. Seu bebê adora ouvir você, mesmo que não entenda ainda o que você diga. Converse com ele, cante baixinho ou leia para ele. O simples som da sua voz faz com que ele se sinta amado e tranquilo, ajudando-o a relaxar e pegar no sono.

8. Ensine a criança a dormir sozinha

É comum estarmos menos cansados durante o dia do que no período da noite. Logo, pode ser mais fácil tentar ensinar o seu filho a dormir sozinho.

No horário estabelecido, siga o método em que você acredita e acompanhe os resultados. Você pode, por exemplo, deitar ao lado da criança na cama ou ao lado do berço e insistir que é hora de descansar, aguardando que ela pegue no sono sozinha.

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Além disso, tente deixar as condições do ambiente favoráveis ao cochilo, como já mencionamos anteriormente. Em breve, seu filho vai pedir aquela sonequinha — assim como nós, muitas vezes, daríamos tudo por um cochilo à tarde.

9. Coloque o bebê ainda acordado no berço

Se seu bebê ainda é pequeno, é normal iniciar o processo com ele no colo, mas é importante colocá-lo no berço ainda acordado. O mais recomendado é que o embalo seja apenas o pontapé inicial, pois, se ele adormecer no colo, pode despertar ao ser transferido para o berço e precisar ser ninado novamente.

Além disso, quando você coloca seu filho acordado no berço, ele aprende a pegar no sono sozinho. Isso é essencial, principalmente no sono noturno, para que ele adormeça novamente após os despertares, que são naturais. Imagine que os hábitos criados para as sonecas diurnas serão facilmente levados para a hora de dormir à noite, por isso, é bom acostumá-lo dessa forma.

10. Espere um pouco, antes de atender a um chamado

Embora esses despertares sejam mais comuns à noite, eles podem acontecer na soneca do dia também, então espere um pouco antes de correr para o quarto do bebê ao primeiro som. Há também alguns bebês que custam mais a dormir na presença da mãe, então, afastar-se com ele ainda acordado pode ser uma boa estratégia.

Da mesma forma, espere um pouco se ele começar a resmungar, pois é provável que pegue no sono em seguida, sozinho, sem ajuda. Muitas vezes, esses resmungos significam que seu filho já está quase dormindo, e sua presença pode despertá-lo novamente.

11. Não deixe o bebê chorar até dormir

Por outro lado, evite deixar o bebê chorando no berço até dormir por exaustão, pois isso pode levar a uma associação entre o local de dormir e os sentimentos de estresse e ansiedade. Além disso, chorar sozinho frequentemente pode fazer com que ele tenha um sentimento de abandono.

Isso prejudica o desenvolvimento do apego seguro, que envolve sentimentos de proteção, confiança e autoestima. De acordo com o psiquiatra John Bowlby, os dois primeiros anos de vida são críticos para a formação de laços afetivos, o que traz reflexos em todas as relações interpessoais no futuro.

12. Não deixe seu filho passar sono

Você provavelmente já ouviu falar para deixar o bebê bem cansado para que ele durma mais facilmente, mas não exagere, hein? Ficar muito tempo acordado pode deixá-lo em um estado de alerta ainda maior. O ideal é colocá-lo para dormir antes que ele demonstre exaustão.

É claro que é importante fornecer estímulos e descobertas com várias atividades ao longo do dia. Porém, é igualmente valioso deixá-lo descansar entre essas atividades, para que não haja um excesso de estímulo e, como consequência, dificuldades para dormir.

13. Tenha paciência

Para finalizar, lembre-se de que fazer seu bebê dormir durante o dia pode ser bastante desafiador e, à medida que ele cresce, o grau de dificuldade pode aumentar. A chamada regressão do sono também é comum, mas se mantenha firme na convicção de que isso é o melhor para ele, para o seu crescimento, desenvolvimento e bem-estar.

Esperamos que nossas dicas sobre como fazer o bebê dormir de dia sejam úteis para você. Lembre-se de que, para dormir bem à noite, seu filho precisa descansar durante o dia, e pode ser mais fácil ser firme durante o dia do que à noite, quando você também está com sono.

Se você gostou deste post, baixe grátis agora mesmo o Kinedu! Além de acompanhar de perto o desenvolvimento do seu bebê, você terá acesso às nossas novidades e outros conteúdos bacanas como este!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

9 comentários em “13 truques imperdíveis para fazer o bebê dormir durante o dia”

  1. Pingback: Saiba quais produtos de higiene são mais indicados para o bebê - Kinedu Blog

  2. Pingback: Conheça os diferentes tipos de choro do bebê - Kinedu Blog

  3. Pingback: O que é e como praticar a higiene do sono em seu bebê - Kinedu Blog

  4. Pingback: Sono do bebê: saiba tudo sobre o tema! - Kinedu Blog

  5. Pingback: Regressão do sono dos 4 meses: Tudo que você precisa saber - Kinedu Blog

  6. Pingback: Como Fazer O Bebê Dormir Em Um Minuto | delas.ig.com.br - Entrar

  7. Pingback: Como Fazer O Bebê Dormir Em Um Minuto | delas.ig.com.br - Entrar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *