Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda o que é a regressão do sono e como lidar com esse problema

A regressão do sono é uma incômoda mudança na rotina de sono do seu bebê. Confira neste post algumas dicas para contornar esse problema!

Dormir já não é como antes para quem tem filhos. Assim que nascem, os pequenos não têm o mesmo padrão de sono dos adultos, e isso pode gerar cansaço e estresse nos pais. Contudo, depois de algum tempo, a criança começa a estabelecer horários mais determinados para o sono e os pais costumam se adequar aos hábitos do bebê.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e veja atividades para melhorar o sono do seu bebê!

De repente, uma surpresa! O bebê, que tinha certa regularidade quanto a seus horários de sono, passa a não querer mais tirar alguma soneca ou a acordar durante a noite. Essa é a chamada regressão do sono, que acontece periodicamente com os bebês e crianças até 3 anos.

Mas como lidar com esses períodos? O que fazer para ajudar o seu filho a dormir bem? Confira a seguir o texto que preparamos para você com algumas dicas e informações sobre esse assunto!

O que é a regressão do sono?

É normal que os pequenos regridam em relação às coisas que aprenderam quando há algum fator externo que seja estressor. Esses fatores podem variar desde o incômodo nascimento de um dente até a mudança de casa. As fases do desenvolvimento são marcos importantes em que eles aprendem coisas novas e também podem ser momentos delicados para o bebê. Aprender a engatinhar, a andar e a falar são coisas que exigem muito do cérebro e do corpo dos pequenos, e que podem levar à regressão do sono.

Nesta aula do kinedu | aprender, a especialista do sono do bebê Camila Barbosa explica o que é a regressão do sono, como ela acontece, e dá dicas de como ajudar seu pequeno nesta fase.

Kinedu – O 4º Salto e a “Regressão do Sono”

A regressão do sono tende a durar de 2 a 6 semanas e costuma coincidir com as idades em que os bebês normalmente estão passando por um pico de crescimento. É comum que ocorra quando o bebê completa 4, 7, 9, 12, 15 ou 18 meses, e também aos 2 e 3 anos. Combater a regressão do sono não é tarefa fácil e exige calma e paciência dos cuidadores. Veja algumas sugestões para fazer isso a seguir!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe cada fase do desenvolvimento do seu bebê!

Estabeleça uma rotina

Rotinas são importantes para os pequenos, e na hora de dormir não é diferente. Manter um padrão de comportamento pode ajudar nessa fase, assim como transmitir a segurança que seu filho precisa. Para isso, é necessário estar sempre atento a tudo o que você faz quando está colocando o seu filho para dormir.

Você tem o hábito de niná-lo? Canta canções de ninar? O ambiente permanece pouco iluminado e os ruídos externos são minimizados?

Baixe GRÁTIS o Kinedu e veja atividades para criar uma rotina do sono para o seu bebê!

X
banner kinedu sono

Todos esses cuidados interferem no sono do bebê e não há uma fórmula certa para isso. Cada mãe, pai e cuidador sabe a melhor forma de fazer com que seu pequeno durma. O importante é que os pais sejam consistentes e fiquem atentos aos comportamentos que repetem, pois os bebês os identificam como sinais de que está na hora de dormir.

Outra dica relevante é que os pais se atentem à hora em que os pequenos são colocados para dormir. Não é indicado que eles sejam colocados na cama nem cedo demais, pois não estarão com sono, nem muito tarde, pois já estarão exaustos e estressados pela privação de sono.

Evite deixar a criança agitada no meio da noite

Apesar de algumas necessidades precisarem ser satisfeitas no meio da noite (como trocar a fralda e amamentar), uma sugestão é mostrar ao bebê que aquele não é momento para brincadeiras. Pode ser uma boa utilizar somente iluminação noturna e não estimular a criança com brincadeiras e distrações. Mostrar que você está ali e tocá-lo podem fazer com que ele volte a dormir depois de alguns minutos.

Fique atento ao ambiente

Uma sugestão que pode ser fundamental é verificar como está o ambiente em que seu bebê vai dormir. Será que o quarto está muito frio ou muito quente? O ambiente está tranquilo e silencioso? Parece simples, mas na verdade é algo indispensável para uma boa noite de sono ou para aquela soneca da tarde.

Tenha cuidado com alguns fatores de risco da síndrome da morte súbita infantil (SIDS). Além de se preocupar com o quarto onde o bebê dorme, é necessário se manter atento ao que fica dentro do berço da criança. Até um ano, o indicado é que nenhum objeto permaneça no berço e esse é um importante aspecto de prevenção dessa síndrome.

Procure ficar calmo

Mães, pais e cuidadores geralmente ficam muito ansiosos nesses períodos de transição e mudanças por não entenderem muito bem o que está acontecendo e como driblar essas situações. A regressão do sono pega muita gente desprevenida e impacta não só o sono dos bebês como também o descanso dos cuidadores.

Várias mães chegam a se culpar pelo que está acontecendo, quando na verdade trata-se de algo completamente natural. Seu pequeno está passando por um turbilhão de aprendizados e o mundo começa a parecer cada vez mais interessante e desafiador. É esperado que seu padrão de sono mude nesse período.

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

A privação de sono é estressante e cansativa. Tenha sempre em mente que as coisas não vão ser sempre assim e que esse período vai passar. São esses fatores tranquilizadores que precisam ser considerados. Desse modo, tente passar com leveza por esse momento e entendê-lo como um processo natural.

Ter filhos é um desafio constante e as aquisições dos pequenos nem sempre são lineares e progressivas. É comum, por exemplo, que em períodos atribulados, os adultos fiquem mais desleixados quanto à alimentação ou durmam menos horas por noite. Assim também acontece com os bebês, que estão aprendendo coisas extremamente complexas e, nesses momentos, podem apresentar uma alteração na rotina de sono.

A regressão do sono pode deixar os pais assustados e mudar completamente a rotina de um lar. Contudo, é possível contornar essa fase tomando alguns cuidados e promovendo certas atividades com os bebês. O Kinedu é um aplicativo que ajuda a identificar em qual fase do desenvolvimento seu filho está e dá dicas valiosas de atividades para desenvolver com ele. Baixe agora o app e experimente!

Artigos Relacionados

50 respostas

    1. Olá, Mayara! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo. Obrigado pelo seu comentário! 🥰❤️

  1. Meu bebê chorava muito até os três meses sofrendo com refluxo mais agora eu aprendi a fazer massagem nela aí ela dormem a noite toda dou banho com ervass finas deixa meu bebê bem calmo obrigado pelo texto lindo

    1. Olá, Débora! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo e que o sono do seu bebê esteja melhorando! Obrigado! 😍👶

  2. Meu bebê sempre dormiu depois que completou 15meses acorda toda madrugada e fica horas acordada não dorme direito de dia.

  3. Minha filha tem 3 anos, ela acorda sempre a noite pra tomar mamadeira, mas de uns dias pra cá ela além de acordar p tomar mamadeira, ela sai do berço e vai para cama.
    Eu já nao sei mas oq fazer, estou dormindo muito mal, meu marido pede p colocar ela no berço aí nos brigamos.

    1. Olá, Yanna! O sono é algo que passa por diferentes estágios e amadurece com o desenvolvimento das crianças. Pode ser que a sua filha esteja perto de alcançar um marco do desenvolvimento importante, o que acaba afetando o sono. É importante ser paciente e reforçar a rotina do sono, para que ela possa relaxar, entender que é hora de dormir e se preparar para essa transição. Tente colocá-la na cama enquanto ela ainda está acordada, por volta das 20h, para que ela aprenda a adormecer sozinha e, se acordar no meio da noite, consiga adormecer sozinha novamente. Lembre-se de que essa é uma situação temporária, e que a rotina do sono pode ajudar sua pequena a aprender a dormir a noite toda. ❤️

  4. Minha filha de 5meses quase não dorme. Acorda a cada uma hora durante a noite. É desesperador! Quando está no colo, ela dorme super bem, mas quando coloco ela na cama, os olhinhos abrem como se estivesse acordada o tempo todo.

  5. O texto é bom, mas não achei legal usarem os termos “problema” e “regressão” ao se referir ao sono, pois acaba passando a ideia de que a instabilidade no sono é algo negativo, e não natural e fisiológico do bebê!

    1. Olá, Rosangela. “Regressão do sono” é um termo comum, e usado inclusive por pediatras. Concordamos com você sobre o fato de a instabilidade no sono ser algo natural para os bebês, mas é também algo que pode ser trabalhado (para o bem dos pequenos!). Agradecemos o seu feedback! ❤️

      1. Meu filho tem 4 anos, troca o dia pela noite, já fiz de tudo acordei cedo, tirei celular, tv, brinquei, estabeleci uma rotina, ( dei medicamento calmantes) mais nada funcionou 😢 estou cansada minha sogra me ajuda tbm está, não sei mais o que fazer😭

        1. Olá, Amanda! Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o sono amadurece e passa por várias fases que estão relacionadas ao desenvolvimento do seu filho. Talvez ele esteja presentes a atingir um novo marco do desenvolvimento, e isso pode afetar o sono dele. É importante ser paciente e continuar reforçando a rotina do sono. Lembre-se de que essa é uma situação temporária, e que logo tudo voltará ao normal. 👶💤

    1. Olá, Natielle. Obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! 👶❤️

  6. Minha filha de 20 meses só dorme quando eu a amamento. Se ela acorda durante a noite me chama e chora se eu não vou. Quando dorme na casa dos avós não tem esse problema. Não consegui desvencilhar a associação do sono com o mama.

    1. Olá! Tente incluir algum ritual antes de colocar o bebê pra dormir. Se geralmente dá banho, dá de mamar e depois põe pra dormir, tente inverter a ordem e colocar o banho antes do sono. Aqui fiz isso e consegui desassociar o sono do peito.

  7. Bom dia. Meu filho sempre dormiu bem. Acordava de uma a duas vezes apenas. Acontece que com três meses teve algumas noites que dormiu mal, mas agora que completou 4 meses está muito pior. Acorda práticamente toda hora e se antes dormia ligo com o embalo do pau, agora quer mamar toda vez. Isso pode ser algum salto? Será que ele volta a dormir vem como antes? Demora?

    1. Olá, Camilla! Seu bebê pode, sim, estar passando por um salto de desenvolvimento – neste artigo, damos mais informações sobre os saltos. Talvez ele esteja prestes a adquirir algum marco do desenvolvimento importante, e isso pode ter efeitos sobre o sono dele. Aqui no nosso blog, você encontra várias dicas para ajudar seu pequeno a dormir. De toda forma, se a situação se prolongar, recomendamos que converse com o pediatra sobre o caso específico do seu filho. Boa sorte, e obrigado pelo seu comentário! 🥰

      1. Também fico preocupada com o peso dele, já que eu não é gordinho. Dormir menos interfere no ganho de peso? Como saber se ele está ganhando peso no intervalo das consultas? Ouço falar sobre quantidade de xixi, mas as fraldas precisam estar muito cheias?

  8. Muito esclarecedor mais com certeza exige paciência e muita sabedoria pra lidar com essa fase.
    Minha pequena tem 2 anos e 4 meses e ta nessa fase muito difícil mais vai passar e espero que logo logo.Obrigada pelo acolhimento aos pais.

    1. Olá, Gisele! Ficamos muito felizes em oferecer conteúdo que tem te ajudado a passar por essa fase difícil. Temos muitas matérias relacionadas ao sono, que vão te ajudar a criar uma rotina com sua pequena, você pode acessá-las aqui 😄🧡

  9. Minha BB de 4 meses acorda entre cada 3 horas para mamá, eu quase não consigo dormir,e está com costume de ficar acordada na madrugada toda só dorme ao amanhecer, estamos fazendo a rotina do sono já estamos no terceiro dia( noite) mas percebo que ela está com mais sono, está funcionando? Porém dorme mas acorda quase 2 horas depois

    1. Oi, Daniele! Você deve considerar definir uma rotina e cumpri-la todas as noites. Que horas é o último cochilo da sua filha? Ela deve estar dormindo dentro de 3-4 horas do horário em que acordou pela última vez. Os bebês devem dormir mais cedo do que nós, por volta das 20h00 da noite. Procure por sinais de cansaço nela antes… Ela fica irritado? Boceja? Esfrega os olhos? Você saberá compreender os sinais. Você deve tentar levá-la para a cama antes que ela fique muito cansada para dormir. Se você tiver uma programação clara e for consistente em não alimentá-la durante a noite, ela aprenderá a adormecer sem o peito. Você pode estar lá para confortá-la, e provavelmente haverá algumas longas noites, mas isso vai passar. De toda maneira, caso você tenha alguma dúvida sobre as mamadas ou sobre o sono dela, é sempre uma boa ideia consultar seu pediatra!

  10. Olá! Minha bebê tem 6 meses e todos os dias acorda 04:38 da manhã e não dorme mais. Qual procedimento posso fazer ?

    1. Olá, Karla! Você já estabeleceu uma rotina para ela dormir? Isso ajudará sua filha a relaxar, saber que é hora de dormir e se preparar para isso. Coloque-a na cama por volta das 20h00 e tente fazer isso enquanto você ainda está acordado. Isso a ajudará a aprender a adormecer sozinho e, se ela acordar novamente durante a noite, poderá se acalmar. Você deve estar exausta! Lembre-se que esta é apenas uma etapa e que se você reforçar a rotina, seu bebê aprenderá a dormir durante a noite =)

  11. Olá! Minha bebê tem 1 ano 2 meses ela não dorme noite toda, já montei rotina para ela todos os dias repito mesma coisa mesmo assim ela não consegue dormir bem sempre por volta 3h ela começa chorar dou chupeta ela pega vira dorme depois 30 min volta fazer mesma coisa isso vai até as 5h. Já fiz de tudo quarto escuro, sem barulho, horário pra dormi, contar para ela, dar chazinho pra relaxar, diminuir agitação nada me ajudou durante dia fazemos bastante atividades ela dorme só a tarde por volta 2h por dia

    1. Olá, Francieli ! Um exemplo de rotina de dormir pode ser: dar uma banho relaxante, depois fazer uma massagem com batidinhas suaves e colocar o pijama, tomar leite enquanto canta uma música, ler uma história curta de dormir para que seu bebê sinta sono e, finalmente, deitá-lo. Lembre-se de que não existe uma rotina perfeita, mas sim a que mais funciona pra você e seu bebê. O importante é ser consistente. Você também pode encontrar muita informação relevante no nosso Catálogo, acessando: Catálogo > Saúde > Hora de dormir > Artigos 🥰✨

  12. Gente gael entrou no 4 mês me deixando muito exausta, não dorme a noite, fica acordando direto . Até os 3 meses ele tava ótimo.
    Porém começou os 4 , só Deus na misericórdia

  13. Estou confusa minha filha sempre dormiu bem mais a duas semanas resolveu dormir às 18:30 acorda as 23 e não dorme mais, ela tem 3 anos, talvez por ela não estar gastando as energias seja um gatilho

    1. Olá, Flaviane!
      De fato, pode ser o acúmulo de energia. Tente fazer mais atividades com ela, incentive brincadeiras e evite a exposição às telas.

  14. Muito esclarecedor!
    Meu bebê tem 7 meses e estou passando por isso,estão nascendo seus primeiros dentinhos e ele não tem dormido bem a noite…estava apavaroda já…

    1. Olá, Dainara!
      A fase do nascimento dos dentes pode ser muito desafiadora, não é? Mas fique tranquila, logo passa! Ficamos felizes por nosso artigo conseguir te ajudar um pouco ✨🌷

  15. O meu bebê tem 19 meses e a dias semanas não está dormindo bem ele dormia até 13 horas por noite poderiam me ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.