Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os erros mais comuns dos pais na hora do bebê dormir

Pontos chave:
1. Evite deixar seu bebê acordado até tarde, pois isso pode causar desde excesso de cansaço até problemas de sono.
2. Estabeleça uma rotina de hora de dormir consistente para o bebê, para fornecer estrutura e auxiliar no sono.
3. Não permita que seu bebê durma em lugares diferentes; siga uma diretriz de sono.

A hora de dormir pode ser desafiadora para alguns bebês, mas e se você estiver apenas dificultando esse processo? Às vezes, como pais, não temos consciência de que o que fazemos pode afetar nossos pequenos – até mesmo as pequenas coisas. Confira abaixo 3 erros que você pode estar cometendo antes de o seu filho dormir.

Deixar seu bebê ficar acordado até tarde

Acredite ou não, este é um erro muito comum. Alguns pais gostam de brincar com seus bebês tarde da noite porque não têm muito tempo com eles durante o dia ou porque desenvolveram o hábito de colocá-los na cama um pouco antes de irem dormir. Deixar que seu bebê durma tarde fará com que ele se sinta exausto e confuso, levando a dificuldades para adormecer, o que pode fazer com que ele acorde mais durante a noite.

O que fazer?

Você sabia que a maioria dos bebês exibe sinais de que estão prontos para dormir entre 18h e 20h? Observe sinais como pálpebras caídas ou esfregar os olhos. Se você colocar seu bebê na cama quando ele estiver sonolento, mas não muito cansado ou já dormindo, será mais fácil para ele aprender a adormecer sozinho.

Não ter uma rotina do sono

Às vezes seu dia pode ser caótico e, com um bebê ao seu lado, parece ainda mais! Não importa o que esteja acontecendo, é importante manter uma rotina. Bebês se desenvolvem melhor com organização e consistência – com o sono, não é diferente. Se você, às vezes, amamenta o seu filho, e então o coloca de volta no berço, e, outras vezes, apenas o balança antes de colocá-lo de volta, você está, na verdade, dificultando o processo para vocês dois.

X
banner kinedu sono

O que fazer?

Criar uma rotina de dormir e cumpri-la! Você pode experimentar dar um banho no seu filho, vestir o pijama dele, dar abraços, contar uma história ou cantar uma canção de ninar antes de colocá-lo para dormir. Encontre um padrão consistente que funcione para você e para o seu bebê, ou dê uma olhada em algumas técnicas para dormir que sugerem rotinas especiais. Mas lembre-se: não importa que rotina você escolha, você deve cumpri-la.

Dormir em lugares diferentes

Talvez você tenha colocado o seu bebê para dormir na cama dele, mas, durante a noite, ele foi parar na sua cama. Não importa a técnica para dormir que você escolheu para o seu bebê, o problema é a confusão nas mensagens, que pode atrapalhar o sono do seu filho.

O que fazer?

Defina uma diretriz do lugar em que seu bebê deve dormir e tente aderir a ela. Se seu filho tiver idade suficiente para ter sua própria cama, incentive-o a ficar a noite toda nela e elogie seus esforços.

Você comete algum desses erros? Em caso positivo, o importante é se concentrar em como mudar tudo isso. Além disso, tenha em mente que alguns bebês começam a dormir a noite toda aos quatro meses de idade, enquanto outros não atingem essa meta até os nove meses (ou até mais tarde!).

Artigos Relacionados