Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Febre em bebê: conheça os sintomas e principais maneiras de tratar

febre em bebê - mãe olhando termômetro e colocando a mão na testa do bebê

Febre em bebê sempre liga um sinal de alerta e tensão nos pais, não é mesmo? Cuidar de uma nova vida é uma aventura muito linda, mas, ao mesmo tempo, muito desafiadora. Especialmente para aqueles que estão entrando pela primeira vez nessa jornada de cuidar de alguém que ainda não sabe expressar verbalmente seus sentimentos e sensações.

Então, como proceder em situações como essa? Como associar a febre do seu bebê com outros sintomas? São tantas perguntas que a primeira coisa certa a se fazer é: manter a calma!

Pode parecer difícil, mas agir com tranquilidade trará mais clareza para que você faça uma leitura correta dos acontecimentos, das reações do seu bebê e, assim, consiga tomar as decisões necessárias. Vamos entender melhor tudo isso? Confira no post.

O que pode causar febre em bebê?

A febre ocorre quando existe um quadro de infecção ou inflamação no organismo do bebê. Algumas das causas comuns são viroses, doenças respiratórias, otites ou infecções urinárias.

Ela é uma resposta do organismo do bebê ao causador da infecção ou inflamação, então, pode ser considerada um sintoma benigno que vai desaparecer com o tempo. A grande questão é que ela causa desconfortos, mas a medicação vai ajudar a amenizá-los no processo de cura.

Por que é importante ficar atento a esse sintoma?

Se o seu bebê tiver menos de 3 meses e apresentar febre superior a 37,8ºC, o melhor a se fazer é levá-lo ao médico. O mesmo passo é indicado para os maiores caso a febre persista por mais de 48 horas ou seja acompanhada de outros sintomas, como coriza, vômitos, diarreia, etc.

X
banner kinedu saúde

Em situações como essas, o melhor é confiar na análise clínica e no tratamento prescrito pelo médico pediatra.

Quais são os principais sintomas que indicam febre em bebê?

Se você estiver suspeitando que o seu bebê está com febre, mas está em dúvida, procure observar a ocorrência dos seguintes sintomas:

  • temperatura corporal acima dos 37,5ºC;
  • respiração mais ofegante e coração acelerado;
  • bochechas avermelhadas;
  • uma leve prostração ou agitação em excesso, com choros irritados;
  • redução do apetite;
  • tremores de frio, os famosos arrepios;
  • diarreia (que também pode estar associada ao fator desencadeador da febre);
  • sonolência;
  • outros padrões comportamental atípicos.

Por isso, ter um termômetro de qualidade sempre à mão é muito importante, assim como conversar com o pediatra também é. Ele pode fazer algumas orientações específicas, como tentar amenizar os desconfortos e a febre com banho morno ou compressas de água morna na cabeça e na virilha antes de tentar os medicamentos antitérmicos.

Alguns bebês costumam ter sua temperatura corporal alterada até mesmo por causa do nascimento dos primeiros dentinhos, sabia? Então, isoladamente, a febre não deve tirar seu sono com a preocupação.

Mas observar seu bebê, conhecer suas reações, os marcos do seu desenvolvimento e comportamentos é fundamental nessas horas, afinal de contas, esses parâmetros ajudam a entender quando as coisas estão ou não dentro da normalidade.

Então, conte para nós: qual é o seu maior receio na hora de cuidar da febre em bebê? Deixe seu relato nos comentários, compartilhe seus sentimentos e experiências.

Artigos Relacionados

8 respostas

  1. Bom , meu bebê tem 5 meses, ele babá desdo 3 meses, já está saindo o seu primeiro dentinho, mas estou preocupada, com a cabeça, a cabeça está muito quente desde está quinta feira, quente queimando, não acho que é por causas dos dentinhos, falei pra doutora que a cabeça dele, está diferente da dos outros meus filhos, e também acho que a moleira está se fechando, não sei o que fazer, estou com meu coração aflito, que Deus já proteja 🙏🏻

    1. Oi, Jaciane!
      Recomendamos que você volte ao pediatra caso ainda se sinta preocupada com a situação, e acompanhe sempre a temperatura do seu bebê sempre.

  2. Ola meu bebe ta com 4 meses ela ta babando desde os 3 meses ja tem 2 dias com a cabeça muito quente so a cabeça. Come mais fica desconfortada na hora de dormir e quando leva a mão na boca fica chorando. Eu não sei sim e dentinho.q vai sai. Leve no pediatra hoje ele paso ibuprofeno pediatrico e falo sim persiste a quentura levar de novo. Não sei o q fazer mais.

    1. Olá, Neiris!
      Como você já levou ao pediatra, o melhor a se fazer no momento é ministrar a medicação e, caso não haja melhora, retornar ao médico, conforme a orientação que ele deu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.